Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Postado em 1 de jun de 2022
Loading...

Você já sabia que pode consultar a correção e os comentários dos avaliadores na sua redação do Enem? Acessando o espelho da redação, você pode.

O espelho da redação nada mais é do que a vista pedagógica da sua redação, onde você consegue entender o motivo de ter tirado a nota que tirou.

Todos os candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio podem acessar seus espelhos de redação e, neste artigo, vamos ensinar você a consultar o seu.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o espelho da redação?

Chamado formalmente de vista pedagógica, o espelho da redação é uma versão digitalizada e comentada da sua redação em modelo dissertativo-argumentativo do Enem.

O espelho da redação recebe o nome de vista pedagógica porque essa disponibilização tem função educacional e de aprimoramento.

Ou seja, com a vista pedagógica, você consegue entender como os avaliadores chegaram na sua nota. O que é uma lição e tanto para entender onde você precisa melhorar.

O acesso ao espelho da redação, entretanto, não serve para que você conteste a nota.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

Como baixar o espelho da redação do Enem

Você encontra o seu espelho da redação na Página do Participante no site oficial do Enem. Para acessar, você precisa ter em mãos o login e senha cadastrados.

Confira abaixo um passo a passo de como acessar a sua vista pedagógica:

  • Primeiro, como dissemos, você precisa acessar a Página do Participante neste link.
  • Depois, precisa inserir as informações de login e senha previamente cadastrados. Se você não lembrar da senha, precisa clicar em “esqueci a senha” e será redirecionado para cadastrar uma nova senha.
  • Então, já logado na Página do Participante, você pode clicar em “resultado” e, uma vez nesta opção, seleciona o ano para o qual gostaria de consultar o espelho da redação.
  • Por fim, basta clicar em “baixar” para que o arquivo contendo a vista pedagógica seja baixado no seu computador.

🔵 Leia também: Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

As competências cobradas na redação do Enem

Enquanto as questões objetivas do Enem são corrigidas de forma automatizada usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a redação é corrigida por uma banca avaliadora.

A banca é formada por avaliadores especialistas que não conversam entre si, e cada redação passa pela mão de dois avaliadores.

Estes avaliadores seguem as competências estabelecidas na Matriz de Referência do Enem para entender os seus níveis de desempenho e atribuir uma nota a sua redação.

A nota máxima que uma redação pode ter é 1000 pontos. Ou seja, cada uma das competências vale, no máximo, 200 pontos. Sendo que existem seis níveis de desempenho dentro de cada competência, onde os pontos variam de acordo com cada nível.

Veja quais são as competências utilizadas para corrigir a redação:

Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa

Esta primeira competência avalia se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, uso de hífen, letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.

É a partir dessa competência também que se avalia a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Na segunda competência, avalia-se as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. Ou seja, é a partir desta competência que o avaliador vai entender se você entendeu a proposta da redação e se fez bom uso dos dados apresentados no enunciado.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

A terceira competência avalia se um candidato elabora um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida na proposta da redação.

Esta é uma competência que fala sobre coerência entre as ideias apresentadas no texto, o que mostra se você planejou o que iria escrever e fez um argumento conversar com o outro.

Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nesta competência são avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Basicamente, será avaliada a coesão e coerência do seu texto.

No modelo exigido, dissertativo-argumentativo, é necessário que as frases e os parágrafos estabeleçam relação entre si.

Então, a competência olhará para o uso de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, além do fluxo entre eles.

Competência 5: Respeito aos direitos humanos

Por fim, a última competência olha para a proposta de intervenção para o problema abordado avaliando se o candidato respeitou, ou não, os direitos humanos. Além disso, é necessário que o candidato apresente uma proposta de intervenção mesmo que ela seja mínima.

Esperamos que as informações contidas aqui sejam de grande valor para você!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.