EAD

Faculdade EAD tem formatura? Tire esta e outras dúvidas

Postado em 1 de jul de 2022
Loading...

Será que a faculdade EAD tem formatura? Ela é bem vista no mercado? O diploma tem a mesma validade que o presencial? Se você está querendo ingressar no ensino superior e considerou fazer um curso EAD, certamente se fez todas essas perguntas.

A faculdade a distância é uma boa opção para quem sonha com o diploma, mas não pode se deslocar todos os dias para a universidade para estudar.

No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como são as aulas, como funciona o curso, entre outros detalhes sobre o EAD. Então, para ajudar você, selecionamos algumas das perguntas mais frequentes dos alunos que querem começar a fazer faculdade EAD, mas ainda tem dúvidas.

Confira:

  1. Faculdade EAD tem formatura?
  2. Curso EAD tem provas, trabalhos e TCC?
  3. Faculdade EAD é mais fácil do que a presencial?
  4. Quanto tempo precisa estudar por semana?
  5. Graduação EAD é bem vista no mercado de trabalho?
  6. O diploma tem o mesmo peso que o presencial?
  7. Graduação EAD é reconhecida pelo MEC?
  8. Quais são os cursos que existem EAD?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Faculdade EAD tem formatura?

O mais comum é que tenha formatura, sim! Ainda mais se a turma se mobilizar.

Nesse caso, a instituição realiza a colação de grau para os alunos do EAD com a participação dos professores, escolha de paraninfos, patrono e todos os aspectos típicos de uma formatura com beca e capelo. Se estiver organizada, a turma pode ainda fazer uma festa de formatura.

Porém, é importante dizer que a decisão de fazer, ou não, uma formatura, tendo ou não a mobilização dos alunos, varia conforme a instituição de ensino.

2. Curso EAD tem provas, trabalhos e TCC?

Sim! Como é uma graduação, o curso EAD tem provas, trabalhos e TCC.

As avaliações durante a graduação são uma exigência do Ministério da Educação, uma forma de medir se o aluno está aprendendo o conteúdo de forma adequada. Então, elas são indispensáveis para qualquer formação, desde as presenciais até as EAD.

A maneira como serão aplicadas essas avaliações dependem da metodologia de estudo escolhida pela instituição de ensino. Podem ser provas finais, estágios obrigatórios, aulas práticas no campus, orientações para TCC, etc.

Por isso, não se assuste se você estiver pesquisando a grade curricular de uma instituição em específico e perceber que ela utiliza diferentes formas de avaliação que outra instituição.

Para entender melhor como funcionam as provas, TCC e trabalhos acadêmicos em uma graduação EAD, confira os pontos abaixo:

  • Provas: as provas finais da faculdade EAD são feitas de forma presencial obrigatoriamente. Ou seja, você deverá ir até o campus para fazer as provas de final de semestre. As datas são escolhidas pela própria instituição, mas costumam ser flexíveis.
  • Trabalhos: além das provas, também existem atividades complementares durante a faculdade que precisam ser feitas pelo aluno. Podem ser atividades presenciais ou passadas através do ambiente virtual de aprendizagem. Os trabalhos também podem valer uma pontuação ou serem apenas pontos de treinamento.
  • TCC: de acordo com o MEC, o trabalho de conclusão de curso é obrigatório para todas as graduações. Isso significa que você precisa chegar em um tema específico e escrever um trabalho tendo a ajuda de um orientador. O formato de trabalho depende da instituição de ensino, podendo ser um projeto, um artigo, uma monografia ou uma dissertação.

3. Faculdade EAD é mais fácil do que a presencial?

Apesar de muitas pessoas terem essa impressão, não é mais fácil.

Para ter sucesso em qualquer curso é preciso ter dedicação e esforço, e quando falamos em um curso a distância, essa exigência se torna maior, já que a faculdade EAD dá mais liberdade aos alunos, pedindo por responsabilidade e comprometimento.

Como não é preciso estar no campus da faculdade em um horário específico, e você tem a liberdade de escolher quando e onde quer estudar, pessoas dispersas podem ter problemas para entender o conteúdo e entregar atividades.

A flexibilidade do EAD é o que costuma dar a impressão de que é um curso mais fácil. Porém, se olharmos tudo o que envolve estudar a distância, pode ser até mais difícil.

4. Quanto tempo precisa estudar por semana?

Como você viu, existe bastante liberdade em um curso EAD para você escolher quando e onde quer estudar. Porém, o ideal para se conseguir absorver o conteúdo e aproveitar a graduação é ter uma média de tempo semanal dedicada ao estudo.

O mais indicado é que o estudante dedique cerca de 5 horas semanais para os estudos de EAD. Dessa forma, ele consegue assistir às aulas, ler os materiais indicados e fazer as atividades necessárias aproveitando o conteúdo.

Mas mais do que reservar tempo na sua agenda para os estudos, o essencial em uma faculdade EAD é criar uma rotina, ter disciplina e consistência.

5. Graduação EAD é bem vista no mercado de trabalho?

Se você ainda tem essa dúvida, precisa entender uma coisa: a qualidade de um curso de graduação não vem do formato dele, mas de uma soma de fatores.

Não adianta estar presente em sala de aula todos os dias se o conteúdo do curso é raso, se os professores não tem uma boa formação e se o aluno não está comprometido. O mesmo vale para o curso EAD: não é porque o aluno não encontra o professor de forma presencial que o conteúdo será ruim e que o estudante não vai aprender.

A percepção de que o EAD não tem qualidade vem de um preconceito antigo com a modalidade, um preconceito que já não faz mais sentido.

Até porque pesquisas indicam que quem se forma em uma faculdade EAD consegue um emprego até um ano após a formatura, especialmente quem escolhe cursos de tecnologia. Ou seja, quem escolhe a instituição certa e o curso certo tem mais chances no mercado.

🔵 Leia mais: Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

6. O diploma tem o mesmo peso que o presencial?

Algo interessante sobre o diploma de ensino superior é que ele não especifica a modalidade de estudo. Ou seja, o diploma de um curso EAD tem o mesmo peso de um diploma de curso presencial porque não há indicação se você fez faculdade EAD ou não.

Por isso, mais vale se preocupar em escolher uma instituição de ensino de qualidade e boa reputação no mercado do que aquela que oferece cursos presenciais.

🔵 Leia mais: Tem diferença entre diploma EAD e presencial?

7. Graduação EAD é reconhecida pelo MEC?

A modalidade EAD é reconhecida pelo MEC como uma modalidade de ensino desde 2004, porém não são todos os cursos de graduação que são autorizados pelo ministério.

Para saber se a instituição e o curso que você tem interesse são reconhecidos pelo MEC, você precisa acessar o site do e-MEC e buscar essa informação. Se não encontrar o curso ou a instituição na listagem do site, busque outro lugar para fazer sua graduação.

Isso porque é o reconhecimento do MEC que garante que você terá um diploma válido e poderá exercer a profissão que escolheu. Além disso, quando a faculdade é reconhecida, você tem acesso à nota tirada pela instituição e consegue entender se ela oferece estudo de qualidade.

🔵 Leia mais: Descubra quais faculdades EAD são reconhecidas pelo MEC

8. Quais são os cursos que existem EAD?

Hoje em dia, com a popularização do ensino a distância, são poucos os cursos que ainda não são oferecidos na modalidade.

Cursos tradicionais, como Direito, e alguns da área da saúde, que precisam da prática constante, como Medicina e Enfermagem, ainda não são oferecidos em EAD por convenções de conselhos.

Porém, é comum encontrar cursos de humanas e exatas sendo oferecidas na modalidade, assim como a maioria das habilitações de licenciatura, bacharelado e tecnólogo. Veja abaixo uma lista dos principais cursos superiores que você pode fazer a distância:

Comece AGORA sua faculdade EAD

Você já tirou suas dúvidas sobre os cursos a distância e já entendeu que, sim, faculdade EAD tem formatura. Então, chegou a hora de começar a sua jornada no ensino superior a distância. Conheça nossa IES parceiras:

As instituições são reconhecidas pelo MEC, tiveram avaliações máximas no índice de qualidade da pasta e oferecem bolsas e descontos para os ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!