Quais são os principais problemas ambientais? [Biologia no Enem]

Postado em 26 de jul de 2021
Loading...

Você sabe quais são os principais problemas ambientais?

Esse assunto, juntamente com as mudanças climáticas, são dois dos temas mais cobrados em biologia no Enem. Isso significa que é importante estudar sobre eles para garantir uma boa nota no Exame, que serve como uma porta de entrada para o Ensino Superior.

A prova de Ciências da Natureza tem grande importância na nota final do Enem e, por esse motivo, neste resumo trataremos sobre os problemas ambientais mais comuns. Assim você pode incluir este material no seu plano de estudos e se preparar para o segundo dia de Enem.

Acompanhe:

 

As mudanças climáticas no Enem

As mudanças climáticas fazem parte de um tema muito explorado em todas as provas de vestibular do Brasil – e no Enem não poderia ser diferente.

Esse é um assunto que pode aparecer, por exemplo, na parte sobre geografia com questões relacionadas a assuntos como desmatamento e uso de combustíveis fósseis, como o petróleo.

As mudanças climáticas também podem aparecer na área de biologia e, principalmente, ecologia. Isso porque um dos conteúdos abordados é o ciclo do carbono.

Nesses casos, o indicado é refletir sobre questões que remetam a:

  • Como o carbono é utilizado na construção de material vegetal?
  • Como a fotossíntese é considerada um mecanismo de captura de carbono?

Esses são apenas alguns tópicos que podem ser temas de questões exploradas até do ponto de vista da História — já que ele pode ser correlacionado com as revoluções industriais que aconteceram pelo mundo.

🔵Leia também: Como calcular a nota do Enem: um guia prático para saber sua média

O que são problemas ambientais

Problemas ambientais são os fenômenos que desequilibram o ritmo de desenvolvimento do meio ambiente. Eles podem agir de duas formas distintas: tanto na aceleração de processos naturais quanto no atraso e na destruição de outros.

Aqui, o importante é entender que modificar o ritmo natural dos acontecimentos pode causar consequências que, na maioria das vezes, são desastrosas.

Algumas eras geológicas, por exemplo, podem causar os problemas ambientais — como a era glacial em que todo o território mundial foi congelado. A maior parte dos que enfrentamos nos últimos séculos, porém, foram causados pela ação antrópica — ou seja, pelos seres humanos.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

Existem alguns problemas ambientais que são mais evidentes e a probabilidade de que apareçam tanto na prova quanto no tema da redação do Enem é grande.

Conheça quais são eles a seguir.

1. Poluição do ar

A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. Ela consiste no aumento dos níveis das substâncias que são consideradas como poluentes e que levam o meio ambiente a um desequilíbrio.

É decorrente dos gases resultantes de fontes naturais, como as atividades vulcânicas, e de atividades praticadas pelos seres humanos — como a industrialização e a queima de combustíveis fósseis.

O aumento do nível desses gases poluentes compromete a qualidade do ar, o que pode desencadear diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Entre as medidas que podem ser desenvolvidas para solucionar esse problema estão a determinação de limites para os níveis de emissão de gases poluentes e o uso de transportes alternativos, como as bicicletas.

2. Desmatamento

O desmatamento acontece quando há a eliminação parcial — ou até total — da cobertura vegetal de uma região, o que gera grande desequilíbrio para o meio ambiente.

É causado pela atividade humana, tanto na abertura de áreas para a ampliação de cidades e criação de pastos para a pecuária ou para a exploração de madeira e de outros materiais advindos das florestas.

A remoção dessa cobertura vegetal facilita o processo de erosão do solo, além de reduzir a reciclagem do gás carbônico. Também tem ação direta sobre o clima, o que pode levar a mudanças climáticas consideráveis.

Uma das soluções para o desmatamento pode ser a adoção de um sistema de desenvolvimento mais sustentável com leis ambientais mais rígidas. Outro ponto importante é que tanto a fiscalização quanto as punições para quem o comete precisam ser mais rigorosas para que se tornem efetivas.

🔵Leia também: Como fazer uma redação sobre meio ambiente + Exemplos

3. Degradação do solo

A degradação do solo também é um dos principais problemas ambientais e é muito provável que apareça em alguma questão ou na redação do Enem.

A sua exploração em excesso tem acontecido porque o ser humano vem forçando pastagens enquanto planta sucessivas monoculturas em um mesmo local, desvia cursos d’água ou constrói em locais inapropriados, entre muitos outros fatores.

Todas essas ações geram exposição excessiva a poluentes, erosão, compactação do solo e até a arenização. Esse último processo acontece quando um solo que era fértil vai sendo tão desgastado a ponto de perder todos os seus componentes nutritivos — tanto os orgânicos quanto os inorgânicos. Com isso, a terra se transforma em areia e não pode mais ser recuperada.

Uma das soluções para esse problema é a restauração do solo por meio de diversas técnicas, como a rotação de culturas, o plantio direto e a construção de terraços para evitar a chamada erosão pluvial. A redução do consumo como um todo também reflete na exploração do solo, vale pontuar.

🔵Leia também: O que mais cai em Geografia no Enem? Confira os principais conteúdos

4. Extinção de espécies

Os animais — assim como as plantas — são muito importantes para o planeta. São eles os responsáveis por ajudar na manutenção dos ciclos biogeoquímicos, na recuperação do meio ambiente e até mesmo na produção de alimentos, como é o caso de diversas espécies de aves e abelhas.

Apesar da grande importância, nos últimos séculos a relação do homem com a biosfera se tornou bastante prejudicial, já que os animais selvagens têm sido caçados em um ritmo tão grande que não permite haver uma recuperação populacional. Antes, a caça acontecia por necessidade, mas hoje os motivos são a ganância e o valor econômico.

Toda essa destruição em massa leva à extinção precoce de várias espécies, o que diminui a biodiversidade do planeta.

Algumas soluções para esse problema seriam o combate à pesca e a caça ilegal, proibição do comércio de animais selvagens e a proteção e recuperação de habitats naturais.

5. Superpopulação

A superpopulação passou a ser um problema recente porque os humanos estão sendo criados para consumir cada vez mais. Uma criança hoje, por exemplo, gasta muito mais recursos que um adulto que viveu no século passado.

Além disso, não há uma boa distribuição espacial, já que existe uma grande concentração populacional nos centros urbanos.

Ao somar a quantidade crescente da população com o grande crescimento do consumo, pode-se dizer que temos um agravante. Isso gera uma gigantesca demanda de matéria-prima e processos industriais que geram mais resíduos e gastam mais energia.

O ritmo acelerado impulsiona problemas ambientais — desde a poluição atmosférica e hídrica até o desflorestamento.

Algumas soluções para os problemas causados pela superpopulação seriam o investimento nas periferias urbanas para melhorar a condição de vida de quem mora nesses lugares, o incentivo à reciclagem e a coleta seletiva e a redução do consumo e da produção de resíduos. Além disso, o investimento nos ambientes rurais para evitar o êxodo também pode ajudar.

🔵Leia também: Qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano?

Questões sobre os principais problemas ambientais que caíram no Enem

Agora que você já sabe quais são os principais problemas ambientais, é hora de colocar o conhecimento em prática para fixar o que aprendeu.

Para a redação do Enem, é importante treinar bastante a sua escrita. Você pode usar como base temas das edições anteriores:

  • 2008 – A máquina de chuva da Amazônia
  • 2001 – Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?

Lembre-se de se manter atualizado para não tratar dos problemas ambientais superficialmente.

Em relação à prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o indicado é resolver as questões de provas antigas.

Separamos 4 para você praticar. Elas foram retiradas do banco de provas e gabaritos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Enem.

Bons estudos!

Questão 1 – Enem PPL 2021

Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou:

  1. sensibilizar a comunidade escolar, desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;
  2. capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e
  3. distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas, pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.

Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?

  1. Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva.
  2. Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada.
  3. Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo.
  4. Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.
  5. Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.

✅Gabarito: B

Questão 2 – Enem PPL 2021

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em C 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1 000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.

FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Franciscana calls for help: [...]. D International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em

  1. esponjas.
  2. golfinhos.
  3. fitoplâncton.
  4. peixes herbívoros.
  5. algas macroscópicas.

✅Gabarito: B

Questão 3 – Enem PPL 2022

Alunos de um curso de ciências biológicas, em uma aula de campo, avaliaram as características dos ecossistemas aquáticos. Dentre as anotações realizadas pelo grupo de alunos estavam as seguintes afirmações sobre um lago:

  1. Grande quantidade de peixes mortos, com intensa decomposição da matéria orgânica.
  2. Número elevado de algas impedindo a chegada da luz às camadas inferiores da coluna-d’água.
  3. Esgoto doméstico sendo lançado no lago.
  4. Bolhas emergindo do fundo do lago.
  5. O lago é isolado do oceano por um extenso cordão arenoso.

Com base nas afirmações dos alunos, conclui-se que esse lago está passando por um processo de

  1. autodepuração.
  2. potabilização.
  3. eutrofização.
  4. oxigenação.
  5. salinização.

Questão 4 – Enem PPL 2021

Algumas espécies de bactérias do gênero Pseudomonas desenvolvem-se em ambientes contaminados com hidrocarbonetos, pois utilizam essas moléculas como substratos para transformação em energia metabólica. Esses microrganismos são capazes de transformar o octano em moléculas menos tóxicas, tornando o ambiente mais propício para desenvolvimento de fauna e flora.

Essas bactérias poderiam ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com

  1. petróleo.
  2. pesticidas.
  3. lixo nuclear.
  4. gases tóxicos.
  5. metais pesados.

✅Gabarito: A

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!