Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Ferramentas de estudo

3 dicas de português para vestibular: afim ou a fim, haver ou a ver e onde ou aonde

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Ferramentas de estudo

3 dicas de português para vestibular: afim ou a fim, haver ou a ver e onde ou aonde

Por EAD UNIFSA em Jul 17, 2020 12:00:00 AM | 12 min de leitura

Escrever bem, de forma correta e sem erros, para muitos ainda pode ser um desafio. E é normal ter dificuldades, uma vez que a nossa língua portuguesa tem vários segredinhos que só são possíveis desvendar com estudo. Afim ou a fim; onde ou aonde, haver ou a ver... Essas palavrinhas e expressões que confundem muita gente podem prejudicar se não forem lembradas na hora certa!

 

A quantidade de regras presentes pode confundir a cabeça de muitos. Mas na hora de passar em uma prova de vestibular ou concurso, erros deverão ser deixados de lado, e o aprendizado da nossa língua deve ser impecável.

 

Por isso, é ideal que você sempre inclua na sua rotina de estudos um tempinho para regras gramaticais, morfologia, e semântica da língua portuguesa. Dessa forma, estudando um pouquinho cada dia, você grava as regras sem precisar decorar, e garante que saberá quais palavras e expressões utilizar em uma redação de vestibular, por exemplo.

 

E foi pensando nisso que, nesse artigo, separamos algumas regrinhas que podem pegar na hora de escrever. Aqui você vai aprender como utilizar afim ou a fim, onde ou aonde, e entre outras expressões que confundem muito por aí. Então separe papel e caneta e continue lendo!

estudante com computador na biblioteca

Entenda quando usar afim ou a fim

Vamos começar por essa dica que vai melhorar até as suas conversas pelo whatsapp. Qual é a maneira certa de dizer, entre: “Eu estou afim de ir ao shopping hoje” ou “Eu estou a fim de ir ao shopping hoje?

 

O a fim, separado, possui dois usos comuns: o a fim de, que é uma locução prepositiva, e o a fim de que, que é uma locução conjuntiva. Ambos são usadas para indicar a mesma ideia, a de finalidade. Ou seja, elas indicam o objetivo de se exercer alguma ação principal.

 

A diferença principal entre o a fim de e o a fim de que está no que elas introduzem. A primeira trata-se de adjuntos adverbiais de finalidade ou orações adverbiais finais reduzidas de infinitivo, expressando a sua intenção de fazer algo.

 

Já o a fim de que é muito utilizado na linguagem informal indicando desejo, interesse, disposição.

 

Agora, falando do afim, junto, ele é um adjetivo que indica afinidade, que significa algo igual, semelhante, que pode ser pertencente ao mesmo grupo. Essa palavra pode relacionar a ideia de afinidade, proximidade, e pode também ser flexionada para o plural.

 

Portanto, você pode separar ambos de forma simples: O afim expressa afinidade, enquanto o a fim expressa finalidade.

 

Exemplos de afim e a fim

Você está a fim de procurar um novo emprego?: nessa frase, o a fim de tem o objetivo de introduzir a vontade. A expressão pode ser substituída por "tem interesse", "deseja", "quer", o que indica o interesse de exercer a ação principal.

 

Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar: nessa frase, o a fim indica também o desejo e a finalidade, assim como a anterior. Mas neste caso, ela pode ser substituída pelo “para”. Saí cedo para chegar a tempo para o jantar.

 

Estou a fim de você: esse caso é usado principalmente na linguagem informal, indicando interesse em alguém. Portanto, cuidado para não escrever essa expressão junta nessa frase! Ela pode estragar as suas chances com a pessoa amada.

 

Maria e Ana possuem uma característica afim: essa frase indica semelhança, que ambas possuem uma característica igual, que se parecem.

 

Maria e Ana possuem características afins: já nesse caso, o afim se refere a mais de uma característica, flexionando o plural para se adaptar à frase.

Teste se entendeu

Conseguiu aprender quando fazer o uso do a fim ou afim nas suas redações? Para testar seus conhecimentos de vez, fizemos um pequeno teste sobre essas duas expressões. Basta anotar qual das frases você acha que é a certa. As respostas estarão no final deste artigo!

 

  1. A) Tiveram atitudes afins quando discutiram o caso do aluno reprovado
  2. B) Tiveram atitudes a fins quando discutiram o caso do aluno reprovado

 

  1. A) Saiu da escola a fim de encontrar os amigos no clube.
  2. B) Saiu da escola afim de encontrar os amigos no clube.

 

  1. A) João está a fim de Maria, mas ela não está a fim dele.
  2. B) João está a fim de Maria, mas ela não está a fim dele.

 

  1. A) Foram convidados para a festa os funcionários da escola e a fins.
  2. B) Foram convidados para a festa os funcionários da escola e afins.

 

5.A) Quando você estiver afim de conversar, ligue-me!

  1. B) Quando você estiver a fim de conversar, ligue-me!

 

  1. A) Estou estudando muito a fim de passar no vestibular.
  2. B) Estou estudando muito afim de passar no vestibular.

 

  1. A) Estava afim de descansar, então viajei para o campo
  2. B) Estava a fim de descansar, então viajei para o campo

 

  1. A) Pernambuco é um estado a fim com a Bahia
  2. B) Pernambuco é um estado afim com a Bahia

 

  1. A) Vou fazer curso de pintura e afins.
  2. B) Vou fazer curso de pintura e a fins.

 

  1. A) Compras hoje? Não estou a fim
  2. B) Compras hoje? Não estou afim

 

E aí, conseguiu desvendar as 10 frases certas? É normal errar algumas, mas sempre procure aprender e entender as regras com os seus erros para mandar bem nas provas e redações! Por isso, não deixe de conferir as respostas no final do artigo.

Saiba a diferença entre haver e a ver

Outra expressão que confunde bastante os alunos na hora das provas é o a ver e haver. Por serem palavras parônimas e homófonas, ou seja, tem formas semelhantes com significados diferentes e sonoridade igual, essas duas confundem muita gente na hora H, e pode até passar batido se não houver uma boa revisão nas questões e na redação.

 

Mas essa regrinha não é difícil de diferenciar. O que ocorre é a semelhança na sonoridade, o que pode prejudicar na hora de lembrar, e até mesmo escrever a forma errada sem tomar conhecimento.

 

A expressão a ver, geralmente pode vir acompanhada do verbo ter, e significa ter relação com algo ou alguém. Ela geralmente relaciona duas coisas, dois assuntos, pessoas, e entre muitos outros.

 

Já o haver, trata-se de um verbo que significa existir, acontecer, ocorrer. Pode ser usada em locuções verbais como verbo auxiliar, ou sozinho com função de verbo.

 

Para diferenciar as duas expressões de uma forma simples e fácil de memorizar, basta substituir pela palavra existir. Se ela couber na frase, então a palavra correta é haver.

escrevendo

Exemplos

É necessário haver melhorias no trânsito da cidade: nesse caso, o haver pode ser substituído por existir, indicando ser a palavra correta. Aqui, o haver representa o verbo, e você pode até trocar o tempo da frase para ter certeza. Por exemplo "estão havendo melhorias no trânsito" ou "houveram melhorias no trânsito". O verbo foi capaz de flexionar para o presente e para o passado.

 

As melhorias no trânsito têm a ver com o número de acidentes: Já aqui, o a ver indica relação, proximidade, quando uma coisa se relaciona ou depende de outra coisa. Neste caso, não é possível trocar para o verbo existir, indicando que o correto é realmente o a ver. Quando trocado o tempo verbal, o a ver não flexiona, apenas o verbo. Por exemplo: "as melhorias no trânsito tiveram a ver com o número de acidentes" e "As melhorias no trânsito terão a ver com o número de acidentes.

 

Essas regrinhas básicas e bem simples de entender podem te ajudar durante a prova. Para isso, não é necessário decorar, apenas aprender e colocar em prática na hora da redação. Assim você garante um ótimo resultado final!

Teste seu conhecimento

Essa confusão do haver e a ver é normal, e ocorre principalmente pelo som ser o mesmo. Porém, a regra em si não é nada complexa, e você pode aprender facilmente. Agora que você sabe como separar, vamos testar as suas habilidades? Basta marcar qual é a frase correta:

 

  1. A) Ana não tem nada a ver com os acontecimentos que se seguiram
  2. B) Ana não tem nada haver com os acontecimentos que se seguiram

 

  1. A) Deve a ver mais responsabilidade social
  2. B) Deve haver mais responsabilidade social

 

  1. A) Sem lutas, é impossível haver melhorias para o povo
  2. B) Sem lutas, é impossível a ver melhorias para o povo

 

  1. A) Trabalho duro tem haver com o sucesso
  2. B) Trabalho duro tem a ver com o sucesso

 

  1. A) Não deve a ver segredos entre nós
  2. B) Não deve haver segredos entre nós

 

E aí, conseguiu acertar todos? Para verificar, confira as respostas no final do artigo.

Veja quando usar onde e aonde

Essa outra regra é uma bem comum, pois muitas vezes também erramos na fala. Trata-se do onde e aonde, dois advérbios confusos e que podem tirar alguns pontinhos de redação em caso de erro.

 

O onde representa o lugar em que algo ou alguém está, tem contexto de local, e pode ser substituído pelos pronomes relativos "em que", "na qual" ou "no qual".

 

O aonde possui o mesmo sentido de lugar, porém a palavra onde está ligada à preposição a, indicando a ideia de movimento, destino. É como se você estivesse indo à algum lugar ou voltando de algum lugar. Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”, “ao qual”, “à qual”.

 

É uma regra relativamente simples de entender, mas por usarmos muito essas duas palavras, é normal se esquecer ou não se atentar ao escrever de forma informal e usar em um diálogo.

 

Porém, nunca deixe de lembrar quando precisar usá-la em uma redação para vestibular. Esse ponto simples de ganhar poderá fazer a diferença na pontuação final.

Exemplos

Aonde você vai?: perceba que o aonde tem sentido de destino, alguém está indo à algum lugar. Sempre que tiver essa ideia de movimentação, o correto é o aonde.

 

Onde você mora?: já nesse caso, indica um ponto fixo, um lugar onde a pessoa está, mora, não está indo nem voltando. Quando houver essa ideia de local fixo, o correto é onde.

 

Vivemos em uma cidade onde constantes transformações acontecem: nesse caso, além de indicar um lugar fixo, você pode alterar por "na qual" ou "em que": vivemos em uma cidade em que constantes transformações acontecem. Quando puder ser substituído, o correto é o onde.

Teste seu conhecimento

Viu só como é fácil? Agora vamos testar o seu conhecimento com esse teste simples. É comum se perder quando você não analisa as sentenças, então procure sempre se lembrar da regra antes de responder:

 

  1. A) Onde você está?
  2. B) Aonde você está?

 

  1. A) No lugar onde trabalho faz muito calor
  2. B) No lugar aonde trabalho faz muito calor

 

  1. A) O local aonde preciso ir fica no centro da cidade
  2. B) O local onde preciso ir fica no centro da cidade

 

  1. A) Veja no mapa onde precisamos ir
  2. B) Veja no mapa aonde precisamos ir

 

  1. A) O bairro onde vivo é bem movimentado
  2. B) O bairro aonde vivo é bem movimentado

 

Conseguiu responder tudo? Veja as respostas no final do artigo e sempre se atente aos erros, eles vão te ajudar a entender quais são suas principais dúvidas!

Respostas dos testes

Quer saber como se saiu nos nossos testes rápidos? Pegue as respostas que você anotou e compare com os resultados:

 

Afim ou afim

1 - A)

2 - A)

3 - B)

4 - B)

5 - B)

6 - A)

7 - B)

8 - B)

9 - A)

10 - A)

 

Haver ou a ver

1 - A)

2 - B)

3 - A)

4 - B)

5 - B)

 

Onde ou aonde

1 - A)

2 - B)

3 - A)

4 - B)

5 - B)

 

Essas regras são apenas algumas das várias que os estudantes têm mais dificuldade, principalmente na hora de fazer uma prova de língua portuguesa ou a prova de redação.

 

Por isso, é importante que você sempre faça exercícios e entenda quais são as suas principais dificuldades em relação às regras de português. Não somente levando essas em conta, como também selecionando todas as outras.

 

Agora que você já sabe como usar o afim ou a fim, haver e a ver e o onde e aonde, continue estudando por meio de exercícios e simulados. Eles irão te dar um panorama de onde você tem maior chance de errar, e assim, você poderá focar seus estudos nesta regra ou regras em específico. Tudo para que você se saia bem no vestibular!

 

E por falar em vestibular, você sabe como funciona a prova de um vestibular ead? A faculdade ead te proporciona mais flexibilidade e liberdade do que um curso presencial. Por isso, conheça agora o funcionamento de um vestibular ead neste artigo.

 

Ferramentas de estudo

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

O que é uma metodologia ativa e como ela melhora o ensino-aprendizagem

Já faz algum tempo que o método de ensino tradicional está sendo visto como antiquado e que instituições de ensino ...
13 min de leitura

Aumente sua produtividade com o método pomodoro de estudo

Ser produtivo não é uma tarefa fácil. Durante os estudos, ou até mesmo no trabalho, para muitas pessoas, manter o foco ...
11 min de leitura

Como treinar redação para Enem e vestibular? Sites, apps e dicas

Você vai prestar vestibular ou Enem e não sabe como treinar redação? A redação é uma das maiores preocupações de todo ...
10 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ferramentas de estudo