Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Administração do tempo no trabalho: como dar conta de tudo?

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Mercado de Trabalho

Administração do tempo no trabalho: como dar conta de tudo?

Por EAD UNIFSA em Jun 20, 2020 12:00:00 AM | 3 min de leitura

É muito comum ter a sensação de que vai ser impossível cumprir todos os compromissos profissionais. Quando isso acontece, é normal que as pessoas queiram ter a capacidade de multiplicar a si mesmas ou terem dias com mais horas.

Nada disso aconteceria se a administração do tempo no trabalho fosse mais eficiente. Preste atenção às nossas sugestões para perceber que não se trata de uma questão de mágica, mas de organização da sua rotina.

Se você tem menos tempo do que gostaria, veja como aproveitá-lo de maneira que consiga dar conta das tarefas sem comprometer a sua saúde mental!

Descubra quanto tempo você precisa para realizar cada atividade

 

A primeira dica para alcançar a eficiência na administração do tempo no trabalho é descobrir quanto tempo você precisa para executar cada uma das suas atividades.

Ter essa percepção facilita bastante na hora de organizar a sua agenda diária, mas, ao planejar sua rotina, você também deve levar em consideração os imprevistos que podem acontecer.

Se você faz muitos deslocamentos, por exemplo, precisa estar preparado para problemas no trânsito, como engarrafamentos, por exemplo. É importante planejar também os intervalos entre seus compromissos para alcançar a eficiência na administração do tempo no trabalho.

Utilize a tecnologia para gestão do tempo no trabalho

 

Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, não se pode negar a utilidade da tecnologia para estabelecer uma relação entre gestão de tempo e produtividade.

Na internet, existem aplicativos que ajudam a colocar em prática a chamada técnica Pomodoro. A base desse método, bastante eficaz para a gestão do tempo no trabalho, é a divisão de seu tempo em intervalos de 25 minutos, com pausas breves para descanso entre eles. 

Outros aplicativo popular é o Evernote, que possibilita a criação e o compartilhamento de notas com seu grupo de trabalho. Para fechar a nossa lista de sugestões, incluímos o Remember The Milk, que permite criar listas e lembretes, estabelecer prioridades, por exemplo.

Mantenha o foco naquilo que está fazendo

 

A administração do tempo no trabalho também ficará mais fácil se você aprender a manter o foco naquilo que está fazendo. Por isso, apesar de úteis, é preciso reconhecer que sites e aplicativos também podem desviar a sua atenção da atividade principal.  

Continuando nosso tutorial que ensina como gerenciar seu tempo, a sugestão é que você se desconecte de potenciais distrações, como as redes sociais e o próprio celular. A menos que esses equipamentos sejam essenciais para a realização do seu trabalho, não há nada mal em desligá-los por alguns minutos, ou mesmo horas.

Além das tecnologias, você deve procurar um lugar tranquilo para realizar suas atividades. Evitar interrupções de colegas ou telefonemas contribui bastante para aumentar a sua produtividade. 

Gostou das nossas sugestões para tornar a administração do tempo no trabalho mais eficiente? Conhece alguém que tem dificuldade em gerenciar o tempo no trabalho? Compartilhe este post!

 

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Sustentabilidade e desenvolvimento social não são uma moda passageira. Eles já impactam os processos de organizações de ...
23 min de leitura

O que é Economia Criativa e como trabalhar na área

A economia criativa é um setor da economia relacionado ao entretenimento e à cultura. 
14 min de leitura

Millennials e Geração Z: o que o profissional de marketing precisa saber

Nos últimos anos, muito se tem ouvido sobre Millennials e Geração Z. Mas você sabe como esses dois grupos afetam a ...
16 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho