O que se aprende em um curso de gestão de mídias digitais?

Postado em 3 de nov de 2020
Loading...

Quer trabalhar com internet, mas não sabe exatamente em qual área?

Estudar mídias digitais permite que você atue diretamente com comunicação digital, abordando a conexão entre público e produto e acertando a troca entre empresas e pessoas.

Neste artigo, você vai entender o que se aprende em um curso de gestão de mídias digitais que será essencial para aplicar no mercado de trabalho mais tarde. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as mídias digitais?

Chamamos de mídia digital todo tipo de comunicação feita através da internet.

Essa comunicação pode ter a forma de banners em sites, anúncios feitos através de redes sociais, comerciais no Youtube, produção de conteúdo em blogs, links patrocinados no Google, etc.

Hoje em dia, as possibilidades são inúmeras.

Isso porque as mídias digitais não são passageiras, elas vieram para ficar. Já estão presentes diariamente nas nossas vidas e, convenhamos, é impossível imaginar como seria se toda a sociedade tivesse que voltar a viver de forma analógica.

O TikTok, por exemplo, uma rede social de vídeos que se popularizou entre a Geração Z durante a pandemia de Covid-19, chegou ao incrível número de 1 bilhão de usuários ativos mensais na plataforma. Enquanto isso, são realizadas mais de 3 bilhões de pesquisas diárias no Google.

Ou seja, não temos como voltar atrás.

As tendências, agora, indicam que esses números tendem apenas a crescer e se modificar. O que significa que precisaremos aprender a lidar com cada vez mais plataformas, dispositivos e formas diferentes de nos comunicar na internet.

Por isso, as mídias digitais não perderão seu reinado enquanto forma eficaz de comunicação.

🔵 Leia também: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

Qual curso fazer para trabalhar com mídias digitais?

Para trabalhar com gestão de mídias digitais, você precisa ter uma formação que englobe a abordagem criativa, a criação de conteúdo, a comunicação em teoria e prática e como a comunicação acontece no mundo digital.

Dentro dos cursos tradicionais, você pode estudar Comunicação Social, dando ênfase à cibercultura. Mas também existe o caminho menos tradicional da Faculdade de Marketing.

Esse curso foca na comunicação de produtos e serviços no digital, mas a verdade é que a maior parte da graduação traz conceitos do offline.

Por isso, nossa indicação é o curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais.

Essa é uma faculdade que une a teoria do Marketing e da Comunicação Social focando a  abordagem na internet. Ou seja, ele proporciona conhecimentos sobre o mercado, o consumidor e seu comportamento nos meios digitais.

Assim, você aprende a planejar, implementar, controlar e mensurar resultados de ações estratégicas de divulgação digital, com assertividade em decisões estratégicas.

A faculdade de Gestão de Marketing em Mídias Digitais é um curso tecnólogo oferecido a distância. Ou seja, ele tem duração de dois anos e acontece por meio do AVA.

Qual é a grade curricular do curso de Gestão de Mídias Digitais?

Confira algumas das principais disciplinas que podem compor o currículo de uma faculdade de Mídias Digitais:

Lembrando que a composição da grade curricular de um curso depende da instituição de ensino. Ou seja, você pode encontrar outras disciplinas além destas.

 

 

 

O que se aprende em um curso de gestão de mídias digitais?

Como você viu, a grade curricular dessa graduação é bastante direcionada para a prática do trabalho diário com a internet. Agora, veja quais são os principais aprendizados desse curso:

1. Aprende a conhecer o público com o qual vai se comunicar

Hoje em dia, estamos todos na internet. Isso significa que existe uma infinidade de pessoas de perfis diferentes fazendo pesquisas e consumindo conteúdo.

Dessa forma, fica cada vez mais difícil entender onde está o público de um produto ou serviço específico. Nisso, a faculdade de Gestão de Marketing em Mídias Digitais pode ajudar.

Com ela, você vai aprender a descobrir quem é o público com o qual você precisa se comunicar, em quais plataformas ele está, como são seus hábitos de consumo e quais conteúdos mais o atraem. É um conhecimento extremamente valioso para a área de marketing.

2. Aprende a divulgar produtos e serviços em diferentes plataformas

Como o público pode estar em plataformas diferentes, consumindo conteúdos diferentes, é importante entender como cada uma delas funciona.

E isso também é um conhecimento proporcionado pelo curso de mídias digitais.

Nele, você aprende não só o que é e como funciona cada plataforma, como também aprende estratégias de comunicação entre plataformas.

3. Aprende a criar um relacionamento com seu público

Não só de anúncios e conteúdos amplos vive o marketing em mídias digitais. Por isso, é importante entender como impactar seu público e criar um relacionamento com ele.

No curso de mídias digitais, você aprende técnicas e táticas utilizadas para atrair pessoas até o produto ou serviço que você está oferecendo e, também, como criar uma conexão com elas, indo além do consumo e criando fidelização.

4. Aprende a melhor forma de resolver problemas

Às vezes, um problema parece grande demais de ser resolvido no ambiente digital. Porém, se você tiver as ferramentas corretas, consegue vencer esse obstáculo.

E, nesse sentido, a faculdade de Gestão de Marketing em Mídias Digitais oferece conhecimentos que se desenvolvem em ferramentas para facilitar a solução de problemas e o encontro de soluções online para barreiras.

5. Aprende a se manter atualizado sobre tecnologias

Outro ponto importante é que, quem trabalha com mídias digitais, precisa estar sempre atualizado sobre a mais nova tecnologia e como ela afeta os negócios.

Por sua vez, o curso de gestão de mídias digitais pode ajudar dando o aparato que você precisa para reconhecer tendências e descobrir novas ferramentas, dispositivos e tecnologias. Além disso, você entende como utilizar essas inovações a seu favor.

🔵 Leia também: Trabalhar na internet: ideias, vantagens e como começar

Onde estudar Gestão de Marketing em Mídias Digitais

Ficou interessado em estudar Gestão de Marketing em Mídias Digitais na faculdade? Então, conheça a nossa indicação de instituição de ensino onde fazer sua graduação:

Esta é uma instituição de excelência, com reconhecimento do MEC e notas máximas na avaliação de qualidade da pasta. Nela, você tem acesso facilitado através do Enem ou vestibular online.

Não deixe essa oportunidade passar!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!