Existem conhecimentos que, apesar de serem específicos de uma área, podem ser úteis em diversas outras. Por exemplo, conteúdos de administração podem ser usados  profissionais que resolvessem abrir seus próprios escritórios. E para a divulgação desses negócios, os conhecimentos do curso de mídias digitais são imprescindíveis. Que tal aprender um pouco mais sobre eles?

As mídias digitais, com o avanço da internet e a popularização das redes sociais, vêm ocupando um espaço significativo nas nossas vidas, nos nossos hábitos, nas nossas relações e na nossa forma de comunicação com a sociedade e com as pessoas em geral.

Você sabia que o investimento em publicidade digital chegou os 16 bilhões de reais em 2018 apenas no Brasil? E esse número só tende a crescer para acompanhar   das mídias digitais no país.

Por isso, cursos e especializações nessa área vem crescendo em demanda e popularidade, pois eles se encaixam com qualquer carreira. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter contato com essa área, e o conhecimento   em muitos contextos, em áreas que você jamais imaginaria.

Conheça agora as habilidades e aprendizados do curso de mídias digitais que podem a sua carreira, independentemente da sua área de atuação! Continue lendo para descobrir.

empresaria com tablet

 

As mídias digitais vieram para ficar

Mídia digital é todo tipo de comunicação feito através da Internet. Essa comunicação pode ir desde banners em sites, anúncios pagos feitos através de redes sociais, comerciais no Youtube, links patrocinados no Google, posicionamento nos sites de busca, entre muitos outros. As possibilidades são inúmeras.

E, é uma verdade absoluta que as mídias digitais vieram para ficar. Elas já estão presentes diariamente na nossa vida, e, hoje em dia, é quase impossível imaginar toda a sociedade sem essa tecnologia.

Por exemplo, no terceiro trimestre de 2012, o Facebook atingiu o primeiro bilhão de usuários no mundo. Já no fim do terceiro trimestre de 2018, a rede social chegou a 2,27 bilhões de usuários. Isso equivale a um crescimento de 127% em seis anos.

Já no Instagram, uma das redes sociais mais visuais da Internet, o número de 1 bilhão de usuários foi alcançado em 2018. Mais de 60% dos usuários acessam a rede diariamente, tornando-se a segunda mais acessada depois do Facebook.

Esses são alguns dados retirados de apenas duas das redes sociais mais utilizadas no mundo. E esses números não param de crescer  , fazendo com que a internet atue cada vez mais na vida das pessoas, seja no trabalho ou na forma com que se relacionam e consomem.

As mídias digitais são abertas a todo e qualquer tipo de carreira, negócio, segmento e nicho de mercado, até mesmo em segmentos que, em tese, não têm muito a ver com o ambiente digital, tais quais o agronegócio, por exemplo.

          Algumas pessoas e empresas que não estão presentes nas redes sociais, não veem o quanto podem ganhar com isso, perdendo oportunidades únicas. Por isso, os conhecimentos do curso de mídias digitais podem te ajudar a brilhar no mundo online de forma surpreendente. .

Aprenda a encontrar e conhecer seu público

Hoje em dia, todos nós estamos online. Seja para conversar com um parente distante, compartilhar experiências, curtir momentos, se informar, fazer uma pesquisa… A grande parte dos brasileiros nas redes sociais usam-nas de forma constante.

E os dados são reais! O brasileiro é o campeão em tempo conectado na internet, com a média de 9 horas e 14 minutos de acesso diário. Esse número cresceu dessa forma pois tem se tornado cada vez mais fácil ficar conectado. Com aparelhos compactos, você pode se manter online em qualquer lugar!

Por isso, o público online está aumentando dia após dia. Eles têm preferências bem determinadas e cada vez mais fáceis de descobrir! Tudo isso, facilitou a divulgação online, uma das habilidades aprendidas no curso de mídias digitais.

Por exemplo, se a sua área é educação física, você pode escolher anunciar apenas para pessoas que curtem páginas de exercícios físicos, ou que gostam de esportes, entre outras características. Isso garante maior assertividade nos seus anúncios, e retorno certo para você!

Essa lógica pode ser aplicada para qualquer tipo de negócio! Por isso, o curso de mídias digitais é tão flexível e pode ajudar qualquer carreira em qualquer área. Os benefícios são visíveis e os resultados podem ser colhidos por você durante muitos anos!

Além disso, você pode aproveitar as mídias digitais para aprender com seu público. Eles interagem mais em que tipo de conteúdo? Qual tipo de produto ou serviço tem chamado mais a atenção do seu público? Tudo isso é possível descobrir com os dados que as próprias redes oferecem.

 homem com tablet

Divulgue seus produtos e serviços com mídias digitais

É extremamente importante para pessoas e empresas estarem presentes online caso tenham o objetivo de crescer em algum segmento. Com a internet, nós podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta

Dessa forma, você pode criar estratégias mais eficientes para divulgação da sua marca, e também conversar diretamente com o público que está querendo impactar.

E isso é válido não somente para empresas. Para destacar sua carreira como profissional, a internet pode ajudar a se conectar com os gestores certos, compartilhar as experiências necessárias para expor o seu talento para quem possa se interessar. Para isso, veja agora as formas de divulgação online mais utilizadas.

Site

Hoje existem diversos tipos de site disponíveis para você divulgar sua marca na internet. Desde blogs, lojas virtuais, landing pages e até mesmo sites de portfólio. Cada um deles servirá para atender uma necessidade específica diferente, e assim ser utilizada na sua estratégia de divulgação.

No curso de mídias digitais é ensinado a escolher o modelo de acordo com o público e tipo de negócio. Uma empresa de produtos, pode precisar de um site, enquanto um profissional autônomo se daria melhor com portfólio, por exemplo.

Já as landing pages são páginas específicas para vender um produto ou coletar o e-mail de clientes, entre outras funções. Muitas marcas que não tem sites, tem landing pages para lançar produtos ou divulgar serviços.

Rede Social

Estar nas redes sociais para qualquer pessoa e qualquer negócio é imprescindível. Elas podem gerar conexões e relacionamentos duradouros com o seu público, além de atrair novos interessados para o seu negócio.

Mas, somente estar presente nas redes sociais não basta. É necessário saber interagir de forma consistente, alinhada com seus valores e com uma boa estratégia de marketing digital. Dessa forma, você consegue elevar a sua imagem ou a sua marca a um novo patamar, ganhando até mesmo vantagem competitiva no mercado.

Dentre algumas das redes sociais importantes estão Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, entre muitas outras. A dica para fazer os conteúdos é mesclar informação que seja útil para seu público, conteúdos relacionados a produtos e falar também dos bastidores, trazendo curiosidades e dia-a-dia.

Google

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, e uma maneira muito boa de se destacar em meio à multidão online. E para isso, existem três formas de se destacar e aparecer no Google.

A primeira é através de estratégias de SEO que visam posicionar sua marca e seu site nas primeiras páginas de buscas. Para isso, você deve seguir uma série de técnicas e estratégias no seu site ou blog, para que o Google entenda que a sua página tem qualidade e relevância, e, dessa forma, você pode aparecer no topo das buscas de alguma palavra-chave específica.

Para chegar nesse resultado é preciso de uma estratégia, mas para começar, você pode criar um bom site, uma rede social e criar alguns conteúdos relacionados com a sua área de atuação. Assim, quando os clientes pesquisarem assuntos que tenham a ver com seu negócio, acabarão encontrando-o rapidamente no Google.

A segunda forma é através do Google Meu Negócio. Caso você possua um negócio, você pode criar a página dele no Google e aparecer sempre que alguém busca pelo nome da sua empresa ou por alguma palavra-chave relacionada.

A terceira é através de anúncios pagos. Para criar esses anúncio,você seleciona um grande número de palavras-chave que tenham a ver com a sua empresa e escolhe pagar por acessos ou exibição. O valor depende bastante das palavras que você escolher, pois, algumas são concorridas, e por isso, mais caras.

Por exemplo, se você tem uma academia em Teresina, no Ceará, pode patrocinar a palavra-chave “academia em Teresina”. Assim, toda vez que alguém pesquisar por esse termo, você aparecerá com destaque.

É claro que isso depende de uma estratégia mais elaborada, mas a ideia aqui é lhe dar algumas noções de como as mídias digitais podem contribuir para a sua carreira e negócio.

alfabetismo digital

 

Crie relacionamento com seu público

Na Internet, muito mais do que somente anunciar, você pode se conectar, criando relacionamentos genuínos e duradouros com o seu público. Dessa forma, você trabalha sua imagem ou a imagem da sua marca para ser lembrada, conquistando novos públicos e fidelizando quem já te conhecia antes.

Isso ocorre pois a Internet facilitou a troca de experiências e as conversas.  Já online, as possibilidades se abrem. As trocas são diversas, entre pessoas, entre marcas, entre profissionais. Todos os dias você pode se conectar com alguém novo e aprender uma experiência nova.

Dessa forma, você pode privilegiar trocas de valor entre você e o seu público, não somente visando as vendas, mas indo em busca de um relacionamento. E quando você faz isso, as vendas vem como consequência, mas muito mais do que a venda em si, você ganha também promotores da sua marca que vão espalhar a sua mensagem!

Venda aquilo que resolve problemas

No mundo online, é ideal que o seu produto resolva algum problema comum. Mas como assim? Na internet, a grande parte das buscas nos buscadores como o Google é feita para buscar a solução para um problema.

Qual o restaurante mais próximo? Como perder peso de forma rápida? Como aprender outro idioma em um mês? São bilhões de pesquisas sendo feitas diariamente no mundo!

Dessa forma, quando você descobre qual é o problema que o seu produto ou serviço resolve, fica mais fácil trabalhar ele de forma online. Por exemplo, se você é um profissional de educação física e deseja oferecer um serviço online, você pode começar resolvendo um problema de postura, ou um problema de quem quer emagrecer rápido.

Essa lógica pode ser adaptada facilmente em todas as profissões e carreiras. Quando você resolve o problema de um público, você se destaca e seu produto ou serviço torna-se imprescindível.

Mantenha-se atualizado sobre tecnologia

Outro aprendizado do curso de mídias digitais é a de que, para permanecer relevante, é preciso estar sempre curioso. Não tenha medo de fazer novos testes, de usar novas ferramentas ou de entrar na nova rede social.

Para estar presente no ambiente online, fazer negócios e fechar vendas, é preciso estar sempre atualizado sobre as tecnologias. Inclusive, estar atualizado é uma das habilidades mais imprescindíveis do mundo atual, e vale pra todas as carreiras, não somente para o mundo digital

Por existir uma troca de informações intensa na Internet, as tendências, o consumo e as relações tendem a mudar muito rapidamente. Por isso, para conseguir se destacar é necessário estar sempre atualizado com o que está funcionando.

Por exemplo, um tema pode ser relevante hoje, mas pode perder completamente a relevância amanhã, enquanto amanhã o tema relevante já será outro. Outro exemplo é quanto ao surgimento de novas plataformas. Uma rede social com potencial pode explodir em popularidade, e quanto antes você divulgar, mais resultados você poderá ter nesta rede.

Por isso é importante se manter altamente informado sobre tudo! Desde tecnologia, inovação, novos mercados, novas redes, novas plataformas e até mesmo novos influenciadores digitais.

Dessa forma, você já se posiciona de modo a alcançar mais rápido o mercado que você deseja, acompanhando tendências e virando referência. Só há benefícios em se manter atualizado, e pode contar até mesmo como vantagem competitiva no mercado.

Viu só? Nunca é tarde para se aventurar nesse meio e adquirir habilidades que servirão para diversas carreiras. Você pode ir em busca de oportunidades únicas, expondo o que há de melhor e fazendo florescer os seus talentos mais buscados pelo mercado.

 

Com isso, você pode posicionar tanto a sua imagem quanto a imagem da sua empresa de uma forma extremamente benéfica. E o aprendizado das mídias digitais são o primeiro passo para fazer acontecer.

Dentre as habilidades que você pode adquirir nesse curso que podem te ajudar em todas as áreas estão a flexibilidade para lidar com o rápido fluxo da informações online, o aprendizado em novas tecnologias, a noção de público na Internet, a capacidade de se adaptar, a percepção profunda sobre vendas e muito mais!

E, para adquirir todas essas habilidades, você pode investir também em um curso de Marketing. É uma opção incrível para quem não quer seguir carreira na área específica, mas deseja empreender, alavancar a carreira em outro segmento e se destacar nas redes sociais!

Então confira o curso de Marketing da UNIFSA! Ele pode ser o primeiro passo para o seu sucesso em qualquer área! Conheça agora!

 

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