Saiba como usar o LinkedIn para conseguir oportunidades de trabalho

Postado em 12 de fev de 2021
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Você sabe como usar o LinkedIn?

Com o avanço das relações digitais, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais populares, e acabam renovando a nossa forma de viver em sociedade.

A forma com que nos relacionamos com amigos e família se tornou mais virtual, e não seria diferente também com nossos contatos profissionais.

O LinkedIn é uma rede social que foi criada em 2003, e desde então ganhou espaço como uma das principais redes de networking do mundo, sendo a maior rede corporativa a existir. A rede viu seus usuários aumentaram nos últimos anos, impulsionado pela pandemia de Covid-19.

Quer conhecer um pouco mais sobre como funciona a plataforma, por que investir seu tempo nela e como usar o LinkedIn? Confira:

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O que é o LinkedIn?

O Linkedin foi oficialmente lançado em maio de 2003.

É uma rede social que já está há bastante tempo no mercado, existindo desde antes mesmo do Facebook e do, já extinto, Orkut. Ambos foram fundados em 2004.

Em dezembro de 2016, as ações do LinkedIn foram adquiridas pela Microsoft. Com a compra, a rede social agora pertence à mesma empresa que produz o pacote Office e o Teams.

Conforme a página oficial do LinkedIn, a missão é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Isso explicita o diferencial do LinkedIn em comparação com outras redes sociais.

O LinkedIn não é uma rede de compartilhamento de conteúdos entre amigos e familiares, mas uma grande rede de contatos profissionais.

Por que usar o LinkedIn?

Só no Brasil, o LinkedIn já ultrapassou a marca de 43 milhões de usuários. Somos o quarto país do mundo em maior número de perfis na rede.

O que significa que existem muitas oportunidades de trabalho na plataforma. Desde vagas disponíveis até conexões com pessoas que podem ser contatos interessantes.

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Como funciona o LinkedIn

Veja algumas das principais funcionalidades do LinkedIn:

  • Você pode receber e conceder recomendações profissionais. Essa ferramenta funciona como um depoimento sobre um colega de trabalho ou gestor. É importante para quando seu perfil for analisado por potenciais contratantes.
  • Conhecer pessoas da mesma área ou de áreas correlatas. Assim, você fica por dentro de como está se comportando sua área de trabalho e confere o perfil profissional das conexões que fizer.
  • Pode oferecer oportunidades de emprego ou busca vagas. Existe uma ferramenta dentro do LinkedIn que mostra um classificado de vagas de acordo com sua busca ou perfil. E se você for uma empresa contratante, consegue anunciar também.
  • Seguir empresas que você admira e ficar por dentro do trabalho que está sendo desenvolvido por elas e por parceiros.
  • Pode criar conexões com pessoas próximas, que trabalham com você ou que podem ser uma adição interessante ao seu networking. Além disso, através das publicações do LinkedIn, você consegue interagir com essas conexões e alimentar o networking criado.
  • Compartilhar conteúdos de outros perfis e criar o seu. O LinkedIn permite que você compartilhe postagens de conexões, mas também escreva artigos e posts.

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Como usar o LinkedIn

Como você viu, o LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Por isso, tenha isso em mente ao decidir criar um perfil na plataforma.

O uso ideal da rede social é para quem está buscando emprego ou quer fortalecer seus laços profissionais com pessoas que trabalham na mesma área. O LinkedIn também é um ótimo espaço para trabalhar uma marca própria, seja por empreendedorismo ou marketing pessoal.

Criando uma conta

Qualquer pessoa pode fazer uma conta no LinkedIn, basta ter um e-mail.

Com esse e-mail (ou número de celular) em mãos, você precisa acessar a página de login do LinkedIn e dar início ao seu cadastro na rede. Junto com seu e-mail, você cadastra uma senha e seus dados pessoas principais.

Depois de confirmar a criação da conta, você começa a preencher seu perfil.

Tipos de contas

Existem dois tipos de contas que podem ser criadas no LinkedIn. A conta criada a partir dos passos acima é chamada de Conta Basic.

Ela é o perfil gratuito inicial da plataforma. Com essa conta, é possível ter um perfil ativo, visualizar o perfil de outras pessoas, criar e compartilhar postagens, solicitar recomendações e outras funcionalidades básicas.

Porém, é possível fazer o upgrade para uma Conta Premium.

Ela funciona conforme planos e objetivos, dependendo do papel que você quer assumir dentro da plataforma. Existe um planos para recrutadores, para empresas e também para pessoas que desejam criar interfaces de vendas.

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Como ter um bom perfil no LinkedIn?

Parte importante de saber como usar o LinkedIn é construir um bom perfil.

Por isso, quanto mais completo for o seu currículo na plataforma, mais conexões estratégicas você tiver e mais engajamento conseguir nas suas publicações, maiores são as chances de sucesso na busca por oportunidades.

Confira abaixo uma série de dicas de como construir um bom perfil:

1. Deixe o seu perfil completo

Com o seu cadastro feito no LinkedIn, é hora de começar a atualizar o seu perfil para que seus contatos e conhecidos possam identificar você e localizá-lo quando necessário.

Um perfil completo também transmite maior confiança diante de recrutadores e empresas, aumentando as chances de entrarem em contato com você sobre oportunidades. O perfil completo também aumenta suas chances de aparecer nas buscas de recrutadores.

Por isso, preencha seu nome completo, dados de localização, área de atuação e os dados importantes sobre sua carreira, como os lugares onde já trabalhou, as atividades que fazia e sua formação acadêmica.

2. Invista em uma boa foto de perfil

Ao completar o seu perfil no LinkedIn, a foto de perfil também precisará ser carregada. Ela será o seu cartão de visitas, a primeira coisa que as pessoas verão ao entrarem no seu perfil.

Por isso, é ideal que você opte por uma imagem que transmita profissionalismo.

Não há necessidade de ser uma foto de estúdio ou feita por um profissional. Mas é recomendado que tenha uma boa iluminação, nenhum filtro e onde seu rosto apareça. Fuja de fotos em que você esteja muito longe ou com mais pessoas.

Tomando esses cuidados, você garante que as pessoas que conhecem você possam reconhecer a foto, ao mesmo tempo que transmite profissionalismo no seu perfil.

3. Faça conexões com pessoas

Com o perfil preenchido e a foto carregada, você pode começar a se conectar com as pessoas!

Assim que você preenche dados das experiências profissionais, instituições onde estudou e sua área de atuação, o LinkedIn mesmo começa a oferecer perfis de pessoas que você tem chances de conhecer ou que sejam relevantes para sua carreira.

Você pode começar adicionando as recomendações da rede social, ou pode também fazer uma busca de pessoas que você conhece. Para isso, basta pesquisar o nome da pessoa ou da empresa onde ela trabalha no campo de busca.

4. Escreva um bom resumo e crie um título

O resumo é um dos espaços mais importantes do seu perfil. Nele, você tem a oportunidade de contar sua história profissional e mostrar o seu diferencial. Por isso, cite competências e fale sobre seus projetos e realizações, sempre lembrando de citar exemplos concreto.

Pode-se citar, também, traços de sua personalidade. Isso gera empatia e instiga o recrutador.

Quanto ao título, ele é a descrição que fica no topo da página do seu perfil.

Nele, você deve inserir palavras-chaves importantes que definem sua carreira e suas habilidades profissionais. O limite para os títulos é de 120 caracteres.

5. Solicite recomendações de colegas e gestores

Uma recomendação no LinkedIn é feita para elogiar as competências de algum colega de trabalho, funcionário, parceiro, gestor ou aluno.

Você pode solicitar e conceder recomendações sem limitações. E, não se preocupe, elas precisam ser previamente aprovadas para serem exibidas no perfil. Por isso, você pode ocultar recomendações que não estejam adequadas com os seus objetivos profissionais.

6. Adicione suas competências

No LinkedIn, há um campo específico para adicionar competências, como a capacidade de lidar com ferramentas e tecnologias e os seus pontos fortes e fracos.

Suas conexões podem, ainda, endossar essas competências, recomendando-as. Por isso, é uma prática usar esse campo.

7. Escreva conteúdo relevante e compartilhe postagens

Você pode compartilhar conteúdos escritos por outras pessoas ou escrever os seus próprios conteúdos no LinkedIn. Esse tipo de postagem não aparece no seu perfil em uma timeline, como em outras redes sociais, mas ajuda com o engajamento e o alcance. Ou seja, o seu perfil aparece para mais pessoas e aumenta suas chances de ser visto por um recrutador.

Além disso, compartilhar seus pensamentos sobre tópicos interessantes para a sua área é uma forma de mostrar como você é dedicado e envolvido com ela.

Outro tipo de postagem interessante que você pode fazer para melhorar o seu perfil é o compartilhamento de conquistas. Por exemplo, o certificado de um curso ou da pós.

8. Comece a seguir pessoas relevantes

Além de fazer conexões para criar e alimentar o seu networking, também é interessante ficar por dentro dos tópicos mais discutidos por perfis de Top Voices do LinkedIn.

Esses perfis são influenciadores que criam conteúdos relevantes para o mundo corporativo e são sinalizados pelo próprio LinkedIn como criadores a se levar em consideração.

Além das Top Voices, perfis de autoridades influentes no mercado, como Bill Gates ou Elon Musk, são ótimas oportunidades de acessar conhecimento prático.

Encontre vagas de emprego no LinkedIn

Sabia que existem mais de 20 milhões de empresas presentes no LinkedIn? E que 90% dos recrutadores tem um perfil na rede e usa o LinkedIn ativamente para buscar talentos?

Os dados acima mostram que a plataforma é solo fértil para quem procura vagas de emprego e novas oportunidades no mercado. Tanto que a própria rede criou uma aba apenas dedicada a listar as principais vagas disponíveis de acordo com o perfil do usuário.

Para encontrá-las, basta acessar a aba de "vagas" tanto no seu navegador quanto no aplicativo e procurar pelo cargo que você deseja.

Se você está procurando emprego, também é interessante ativar a opção de "open to work" no seu perfil. Basta entrar no seu perfil, selecionar a opção de adicionar seção e clicar em "procurando emprego".

Dessa forma, um identificador verde aparecerá ao redor da sua foto de perfil, fazendo com que os recrutadores encontrem seu perfil com maior facilidade. Outra dica importante é atualizar a área de "título" com a sua expertise.

Por exemplo, se você trabalha com marketing de conteúdo, escreva palavras-chave dessa área no seu título. Assim, quando pesquisarem por profissionais dessas áreas na plataforma, os recrutadores conseguirão ver o seu perfil.

E então, o que você achou dessas dicas? Conte aqui nos comentários!

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