Como fazer redação sem saber nada sobre o tema

Postado em 20 de set de 2022
Loading...

Uma das maiores dúvidas dos participantes do Enem é como fazer redação sem saber nada sobre o tema. Como ele é sempre uma surpresa para quem presta esse exame, o medo de não ir bem nessa etapa da prova é grande.

Para ajudar você a passar por esse momento, neste post reunimos sete dicas práticas que farão com que você se sinta preparado para encarar a folha em branco. Confira:

  1. Analise os textos motivadores
  2. Identifique qual é o problema do tema proposto
  3. Resgate alusões do seu repertório sociocultural
  4. Use os dados do dos textos motivadores
  5. Verifique se dados dos enunciados das questões podem ser utilizados
  6. Aposte nas citações coringas
  7. Faça um projeto de texto antes de partir para o rascunho

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Analise os textos motivadores

Algo muito importante que você precisa ter em mente é que você não precisa saber falar ou escrever sobre tudo. Por esse motivo, a redação do Enem oferecem textos de apoio, que também são chamados de motivadores.

Resumidamente, eles oferecem informações relevantes sobre o tema.

Em um primeiro momento, pode até ser que você não entenda como poderá trabalhar com essas informações especificamente, mas com a leitura dos textos de referência ficará mais fácil ter uma base melhor para escrever sobre o assunto proposto.

Lembre-se que a leitura desses textos é fundamental.

Durante o processo, você pode aproveitar para anotar o que sabe e pode relacionar com o assunto e já pode começar a fazer um esquema do que pode escrever.

2. Identifique qual é o problema do tema proposto

A frase que apresenta o tema da redação geralmente é bastante longa e conta com várias informações fundamentais para seu texto.

Uma boa ideia é quebrar esse enunciado em partes para compreender o assunto em profundidade. A partir daí, você conseguirá separar o que é essencial e o que não é.

Tenha em mente que a sua redação sempre deverá ser centrada no tema principal e não nas observações secundárias. Por isso, é muito importante saber separá-los.

🔵 Leia também: Eixos temáticos: como usá-los para se preparar para a redação do Enem

3. Resgate alusões do seu repertório sociocultural

Para que você consiga conversar sobre diferentes assuntos com propriedade, é necessário que saiba sobre diversas áreas de conhecimento, mesmo que não tão profundamente.

E para fazer a redação do Enem também. É fundamental ter um repertório sociocultural bastante amplo para que você consiga produzir um bom texto.

Isso porque além de precisar saber sobre o tema exigido — que é sempre surpresa — mesmo minimamente, também será preciso relacioná-lo com outros assuntos.

Para aumentar o seu repertório sociocultural, você pode:

  • ler constantemente, já que a leitura expande a sua capacidade de se expressar, de ter argumentos e ajuda a linkar dados e fatos relevantes para sustentar o seu posicionamento;
  • ser observador, porque aprender com as experiências dos outros enriquece a sua própria;
  • conversar com outras pessoas, já que assim você entrará em contato com outros pontos de vista sobre determinados assuntos;
  • assistir a filmes, séries e documentários de vários estilos, já que um momento de entretenimento também pode ser um bom momento de aprendizagem.

4. Use os dados do dos textos motivadores

Percebeu que algum pensador ou teórico — ou mesmo algum dado bastante relevante — foi citado ao longo dos textos motivadores?

Caso a sua resposta for positiva, reconheça qual é a opinião principal sobre o assunto e como a pessoa ou o dado podem estar relacionados ao tema.

Caso você conheça algo sobre eles, se questione por que escolheram utilizar essa informação como referência para a redação e se baseie nela para se sair bem. Mas tome cuidado para não copiar os textos motivadores e usá-los como única referência, isso prejudica sua nota.

🔵 Leia também: O que zera a redação do Enem?

5. Verifique se dados dos enunciados das questões das provas do Enem podem ser utilizados

Assim que pegar a sua prova, leia a proposta de redação imediatamente, mas não passe mais do que 5 minutos pensando nela.

Depois disso, responda as outras questões e enquanto vai respondendo, tente perceber se no enunciado de algumas delas alguma informação ou dado pode ser relevante para o texto que você vai redigir depois.

Essa é uma dica que você deve levar em consideração porque isso acontece com uma certa frequência. No mais, tente ter uma rotina de leitura e de escrita nos meses que antecedem a prova do Enem, pois isso poderá em todo o processo de construção de uma boa redação.

6. Aposte nas citações coringas

As citações são recursos muito importantes para qualquer texto — principalmente para as redações.

No Enem, assim como em outros vestibulares, não é obrigatório utilizá-las, porém caso você decida inseri-las no seu texto, mostrará para os corretores que, além de ter um bom repertório cultural, você sabe dar mais credibilidade para o seu texto.

Como o tema da redação do Enem é sempre uma surpresa para os participantes, é praticamente impossível decorar citações de vários temas diferentes. A dica aqui é utilizar algumas que sejam coringas — ou seja, que podem ser utilizadas em vários contextos. Algumas delas incluem:

  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” — Nelson Mandela;
  • “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação” — Oscar Wilde;
  • “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” — George Santayana;
  • “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros” — Confúcio.

Lembre-se de que esses são apenas alguns exemplos, mas você pode pesquisar por mais citações para aumentar o seu repertório.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

7. Faça um projeto de texto antes de partir para o rascunho

Outra ótima opção é fazer um projeto de texto antes mesmo de partir para o seu rascunho.

Mas o que é isso? Resumidamente, é uma estrutura que você pode utilizar para fazer um planejamento dos tópicos que deseja abordar na sua redação.

Especificamente no Enem, utilizar o projeto de texto antes de fazer o rascunho é extremamente importante para se dar bem na Competência 3 — já que ela analisa a capacidade de quem se candidata a não somente selecionar e relacionar, mas também organizar e interpretar informações, argumentos e opiniões em defesa de um ponto de vista.

Para fazer um projeto de texto que seja bom o suficiente, você deve se atentar a alguns tópicos obrigatórios. São eles:

  • tema, que na verdade é o assunto geral da redação;
  • tese, ou seja, o ponto de vista que você vai defender durante o texto;
  • argumentos para fundamentar a sua tese;
  • conclusão com a retomada da tese.

Lembre-se de que como se trata da redação para o Enem, ela precisa contemplar uma proposta de intervenção em que você fará sugestões de ações, agentes, meios, além de efeitos para a solução.

Você utilizará esse recurso como uma estratégia para otimizar o desenvolvimento da redação e para garantir que nenhuma informação ou mesmo dados importantes passem despercebidos.

Para isso, precisará de organização, de clareza e objetividade — ou seja, evite divagações para manter a qualidade do texto alta.

Conseguiu entender como fazer redação sem saber nada sobre o tema? Esperamos que com as dicas deste post você consiga treinar bastante para se sentir satisfeito quando conferir o espelho da redação e que consiga uma boa nota com o texto que irá produzir na prova do Enem.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!