Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Enem

É possível pedir nova correção da redação do Enem? Tire estas e outras dúvidas

Enem

Quais são os principais problemas ambientais? [Biologia no Enem]

Enem

É possível pedir nova correção da redação do Enem? Tire estas e outras dúvidas

Por EAD UNIFSA em Aug 2, 2022 12:00:00 AM | 7 min de leitura

Será que é possível pedir a correção da redação do Enem?

A nota do Exame é bastante aguardada por todos os estudantes, já que por meio dela é possível aplicar aos diversos processos seletivos para adentrar no Ensino Superior.

Alguns candidatos, no entanto, depois de conferirem o espelho da redação, podem acreditar que a nota final não esteja de acordo com o seu desempenho e, por isso, queiram pedir uma revisão.

Neste artigo, responderemos essa e mais 3 dúvidas frequentes sobre a redação do Enem. Confira:

  1. Posso pedir uma revisão da nota da minha redação do Enem?
  2. Como é feita a correção da redação do Enem?
  3. Quem são os corretores?
  4. O que posso fazer para tirar uma boa nota na redação do Enem?

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Posso pedir uma revisão da nota da minha redação do Enem?

Diferentemente de outros vestibulares, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do governo responsável pela realização do Exame, não concede aos participantes um prazo para que um recurso seja solicitado em relação ao resultado do Enem.

Isso acontece porque, de acordo com a instituição, as questões são elaboradas e testadas muitos meses (ou até mesmo anos) antes de serem selecionadas para fazer parte da prova.

Para a redação especificamente também não cabe recurso, já que esse procedimento está previsto no processo de correção.

Todas essas informações estão presentes no edital do Enem, que pode ser consultado por todos os candidatos. Recomendamos que você faça a leitura atenta do edital no site do Inep.

Como é feita a correção da redação do Enem?

Todas as redações do Enem são avaliadas de acordo com 5 competências avaliativas pré-definidas, de acordo com a Cartilha do Participante do Enem.

Cada uma delas vale de 0 a 200 pontos para totalizar a nota máxima de 1000. São elas:

  • Competência 1: demonstrar o domínio da modalidade de escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: compreender a proposta da redação e, além disso, saber aplicar os conceitos de várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema — sempre dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo no modelo de prosa;
  • Competência 3: selecionar, organizar, relacionar e interpretar fatos, informações, argumentos e opiniões em defesa do seu ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos que são necessários para construir uma argumentação;
  • Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado que não fira os direitos humanos.

As correções acontecem em uma plataforma online e o avaliador recebe os textos sem nenhum tipo de identificação. Cada responsável pela correção recebe até 200 redações por dia e precisa avaliar mais de 150 textos a cada 3 dias.

A média de nota da redação do Enem varia de 400 a 600 pontos. Para classificá-la como uma boa nota, no entanto, é precisa avaliar algumas variáveis — como o curso pretendido —, já que na maioria dos processos seletivos existe uma nota de corte.

Com 600 pontos na redação, por exemplo, é possível entrar em cursos como Letras, Biblioteconomia e História.

É importante ter em mente que os mesmos 600 pontos podem ser insuficientes para entrar em alguns cursos dependendo da sua nota nas outras provas do Enem.

Quem são os corretores?

Os corretores da redação do Enem são profissionais graduados em Letras em Linguística. Mais do que isso, todos eles precisam ter experiência comprovada na coordenação de correção de produção textual em exames, concursos ou avaliações educacionais anteriores.

Esses profissionais são selecionados por meio de um processo seletivo rigoroso e são capacitados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é membro do consórcio aplicador que é responsável pelas correções dos textos do Enem. Todo o processo, aliás, é supervisionado pelo Inep.

Outro ponto importante é que os avaliadores não podem, em hipótese alguma, ter grau de parentesco de primeiro grau com participantes.

Todos os interessados passam por um treinamento online e, durante esse período, precisam responder questões sobre as competências da prova.

Os que passarem para a próxima fase realizam um exercício de correção de 30 redações em um período de 3 horas — ou seja, só os mais capacitados são selecionados.

Depois do Enem aplicado, os textos de todos os candidatos são avaliados por dois professores não identificados por meio de uma plataforma online.

Ambos os corretores avaliam a redação sem ter conhecimento da nota atribuída pelo outro e, no caso de discrepância maior que 100 pontos na nota global, o texto segue para um terceiro professor. O resultado será a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem.

O que posso fazer para tirar uma boa nota na redação do Enem?

Tirar uma boa nota na redação do Enem é o objetivo de todo candidato. É possível chegar a esse resultado com algumas dicas e práticas. Confira quais são elas!

1. Estude redações exemplares

O Inep libera um documento chamado Cartilha do Participante anualmente que, além de detalhar as 5 competências de avaliação que são utilizadas, descreve o processo de correção e reúne informações sobre a redação — como algumas redações exemplares.

Esses textos alcançaram nota máxima em provas anteriores e cumpriram todas as competências avaliativas.

É interessante estudar essas redações para entender de maneira mais detalhada como as competências funcionam na prática e como todo o texto deve ser estruturado.

Sendo assim, faça a leitura com atenção, perceba como elas foram construídas, identifique como os repertórios socioculturais foram inseridos e a maneira como os argumentos foram discutidos.

2. Adquira repertório

Uma das competências avaliativas da redação cobra o uso dos repertórios socioculturais.

Eles servem para fundamentar a sua tese que, na prática, precisa mostrar uma versão crítica sobre a realidade do tema proposto.

É possível utilizar assuntos que estejam presentes na sua rotina, inclusive os mais populares — como séries, livros e filmes.

É extremamente importante, então, que você consiga se atualizar todos os dias. Para isso, você pode ouvir podcasts, entender sobre os assuntos atuais, ler notícias em portais confiáveis e adquirir repertório enquanto lê um livro ou assiste a uma série ou filme.

Um bom exercício é relacionar tudo o que estiver consumindo a possíveis temas da redação.

Outra dica interessante é analisar os temas de edições anteriores do Enem.

Em 2021, por exemplo, a proposta era redigir sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Já em 2020, o tema pedido foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Confira a lista completa de temas de redação que já caíram no Enem:

  • 2021 – "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" (tema do Enem impresso e digital)
  • 2020 – "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (tema do Enem impresso)
  • 2020 – "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (tema do Enem digital)
  • 2019 – "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"
  • 2018 – "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet"
  • 2017 – "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"
  • 2016 – "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"
  • 2015 – "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"
  • 2014 – "Publicidade infantil em questão no Brasil"
  • 2013 – "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil"
  • 2012 – "Movimento imigratório para o Brasil no século 21"
  • 2011 – "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado"
  • 2010 – "O trabalho na construção da dignidade humana"
  • 2009 – "O indivíduo frente à ética nacional"
  • 2008 – "Como preservar a floresta Amazônica"
  • 2007 – "O desafio de se conviver com a diferença"
  • 2006 – "O poder de transformação da leitura"
  • 2005 – "O trabalho infantil na realidade brasileira"
  • 2004 – "Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação"
  • 2003 – "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?"
  • 2002 – "O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?"
  • 2001 – "Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?"
  • 2000 – "Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?"
  • 1999 – "Cidadania e participação social"
  • 1998 – "Viver e aprender"

3. Pratique

A prática leva à perfeição e com a redação não é diferente. Para compreender a estrutura que é exigida pelo Enem e adaptar sua maneira de escrever a ela, você precisa treinar de maneira constante.

Você pode escrever uma redação por semana, pelo menos. Assim, chegará ao exame pronto para dissertar sobre qualquer tema que for proposto.

Treinar para a redação do Enem é bem simples. Escolha um tema — pode ser os de provas passadas —, leia os textos motivadores com bastante atenção, faça o seu rascunho, evite os vícios de linguagem e não se esqueça de passar a limpo, assim como fará no dia da prova.

Uma dica importante é cronometrar o tempo que leva para realizar todo o processo porque isso ajudará a se preparar para o tempo disponibilizado pelo Enem.

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!


Como você pode perceber, não é possível pedir a correção da redação do Enem.

Mas isso não impede que você tire uma nota boa o suficiente que possa ser utilizada para entrar em uma faculdade. Ao seguir as dicas deste artigo, será muito mais simples chegar a um resultado satisfatório.

Continue acompanhando o Blog do EAD UNIFSA para se preparar para o Enem!

Enem

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Quais são os principais problemas ambientais? [Biologia no Enem]

Você sabe quais são os principais problemas ambientais?
9 min de leitura

As teorias da evolução [Biologia no Enem]

Você sabe o que estudar sobre a evolução em biologia para o Enem?
10 min de leitura

Organelas citoplasmáticas: funções e exercícios [Biologia no Enem]

As organelas citoplasmáticas são um conteúdo que aparece bastante no Enem. Mas você o que são elas, onde se encontram e ...
17 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enem

Assine aqui!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes