Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Como são os cursos superiores de 2 anos?

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Ensino Superior

Como são os cursos superiores de 2 anos?

Por EAD UNIFSA em Feb 26, 2021 12:00:00 AM | 7 min de leitura

Quando pensamos em um curso superior, geralmente vem em mente graduações com 4, 5 ou até 6 anos de duração, não é mesmo?

Mas você sabia que atualmente é possível fazer uma faculdade em 2 anos?

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre como funcionam os cursos tecnólogos.

Esse tipo de graduação tem o foco voltado para os aspectos práticos da profissão, sendo possível concluir um curso em 4 semestres.

Os cursos tecnólogos são muito procurados por quem já trabalha e quer incluir um diploma de ensino superior no currículo, sem precisar investir 4 anos ou mais num bacharelado ou licenciatura.

Se você também tem interesse em saber mais sobre esse tipo de graduação, que é oferecida aqui no UNIFSA, aliás, leia este texto até o final.

Sabia que é possível começar a graduação de maneira rápida, simples e sem burocracia?

Fique conosco e descubra como!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que são cursos superiores de 2 anos?

Antes de mais nada, é bom explicar como funciona o sistema de ensino superior no Brasil.

Atualmente, quem faz uma graduação, tem 3 opções:

Bacharelado

É o formato mais conhecido dentro das universidades, que consiste em o estudante ter acesso a uma gama variada de conteúdos e assuntos numa determinada área, com base teórica robusta e também uma série de conhecimentos práticos. Geralmente, quem faz bacharelado, sai da graduação com um leque de opções interessante que o permitirá trabalhar em diferentes segmentos daquela área. Por exemplo: um jornalista quando se forma, pode atuar em TV, jornal, rádio, fotografia e em sites de notícia. São diferentes vertentes mesmo de um mesmo ofício.

Licenciatura

É voltada para quem quer trabalhar com docência, dando aulas em escolas de educação básica, infantil, cursos preparatórios, etc. Na licenciatura, o estudante tem conteúdos específico da área que deseja atuar, paralelamente com a bagagem pedagógica, para que consiga dar aulas, repassar o conhecimento. Exemplos: faculdade de matemática, história, letras, física, química, geografia e pedagogia.

Tecnólogo

Também chamados de tecnológicos, esses cursos têm como principal característica uma formação mais curta e que atenda demandas específicas do mercado de trabalho. Os cursos tecnólogos têm a mesma equivalência dos bacharelados e licenciaturas, com a diferença de que foca nos aspectos práticos da profissão e deixa de lado questões estritamente teóricas. Exemplos: gestão comercial, estética e cosmética, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão de recursos humanos, entre outras graduações.

Um cuidado que devemos ter é não confundir cursos tecnólogos com cursos técnicos – estes têm equivalência ao ensino médio. Ao contrário, o tecnólogo é ensino superior e permite fazer pós-graduação após o termino de um curso.

Os cursos superiores de 2 anos são ideais para quem não tem como se dedicar durante muito tempo à graduação, mas que precisa de um diploma para alçar novos voos profissionais.

Outra situação na qual os cursos de 2 anos se aplicam é para quem já tem um diploma, mas quer mudar de área, vislumbrando novas oportunidades em alguma profissão que esteja em alta.

Quais são os cursos superiores de 2 anos do UNIFSA

No EAD do Unifsa são oferecidos os seguintes cursos com 2 anos de duração:

- Gestão Ambiental
- Gestão Comercial
- Gestão de Negócios e Inovação
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Pública
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais

Além de terem duração de 2 anos em áreas com alto grau de empregabilidade, esses cursos apresentam como diferenciais a possibilidade de estudar em casa, pagando mensalidades mais baratas se comparadas às do presencial, com diploma reconhecido pelo MEC.

Outras vantagens de fazer um curso de 2 anos EAD

Além da possibilidade de fazer uma faculdade em menos tempo, economizando no valor das mensalidades, quem escolhe uma graduação tecnológica ainda deixa de gastar em transporte, alimentação e apostilas, já que o material fica todo armazenado no ambiente virtual de aprendizagem.

É nesse espaço on-line que ficam os livros, vídeos e exercícios para que o estudante possa fazer as aulas.

Quem faz um curso superior de 2 anos pode ingressar antes numa especialização.

Desta forma, é possível que em 3 anos, o profissional esteja formado e com pós-graduação, elevando ainda mais as possibilidades de melhores salários e cargos.

Apesar de as aulas acontecerem on-line, o estudante EAD faz as provas de maneira presencial, no polo escolhido no momento da matrícula.

>>> Faculdade EAD é uma boa? Veja 8 dúvidas comuns sobre estudar a distância

Como é o mercado de trabalho para quem faz cursos de 2 anos?

Ainda existe um certo tabu quando falamos de cursos tecnólogos EAD, mas a verdade é que o mercado de trabalha cada dia mais absorve os profissionais que optam por esse formato de graduação.

Por terem foco na realidade das empresas, os profissionais que saem de cursos tecnólogos acumulam ao longo de 2 anos bagagem suficiente para entrarem no mercado de trabalho com as aptidões necessárias a ocuparem cargos de analistas, supervisores, gestores e coordenadores.

O profissional que faz uma graduação a distância acaba desenvolvendo características que são valorizadas nas empresas, como autonomia, organização, foco, responsabilidade e a habilidade de fazer uma gestão eficiente do tempo.

Os estudantes que optam pela formação no UNIFSA ainda agregam ao currículo o diploma de uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino, que também é vista com bons olhos pelos recrutadores e profissionais da área de recursos humanos.

estudante EAD

Formas de ingresso nos cursos tecnólogos do UNIFSA

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber o que é necessário para ingressar nos cursos EAD do UNIFSA, não é mesmo?

Atualmente, é possível entrar em um dos nossos cursos tecnólogos da seguinte forma:

- Vestibular Online: o estudante faz uma inscrição on-line e recebe por e-mail um link para realizar a prova, que é uma redação explicando as razões pelas quais pretende ingressar em um dos cursos.

- Uso da nota da ENEM: quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ingressar usando a nota obtida na prova. Quem tiver a nota mais alta, pode ganhar desconto de até 100% nas mensalidades do semestre.

- Transferência: em casos nos quais o estudante já está fazendo uma faculdade, mas quer migrar para o EAD do UNIFSA, é possível migrar sem a necessidade de nenhum processo seletivo. Nesta modalidade de ingresso, ainda é possível ganhar desconto nas mensalidades do semestre.

Também é possível ingressar nos cursos a distância do UNIFSA usando o diploma universitário, em casos em que o estudante pretende fazer a segunda graduação.

Quem optar por essa forma de ingresso também ganha desconto nas mensalidades.


O que você precisa saber antes de fazer um curso a distância?

Embora seja simples ingressar num curso EAD, é importante que saber que estamos falando de uma graduação como outra qualquer e que é necessária uma parcela significativa de dedicação para obter o diploma e reunir o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho.

Você reparou a quantidade de cursos de gestão que são oferecidos nesse formado de graduações com 2 anos de duração?

Então imagine que esses cursos preparam o profissional para ser um especialista em determinada área, que apresente soluções e conheça com propriedade o ramo no qual pretende atuar.

É importante trazer essa reflexão para que, antes de ingressar num curso e correr o risco de se frustrar, o estudante precisa saber se terá condições de estabelecer uma rotina diária de dedicação.

Lembre-se que, embora seja possível contar com o auxílio de tutores, é o próprio aluno quem estabelece o que irá estudar, quais os horários irá assistir às aulas, e isso requer bastante organização e disciplina.

Estudante no dia da formatura

Conclusão

Os cursos superiores de 2 anos foram criados para suprir uma lacuna de formação rápida, especializada e com foco nas necessidades do mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente.

Muitas pessoas não dispõem de 4, 5 ou até mesmo 6 anos para se dedicarem a um curso superior.

Porém, essas mesmas pessoas também têm sonhos de construir um futuro melhor a partir de um diploma universitário.

Atualmente, no Brasil, uma pessoa com formação em ensino superior ganha mais do que o dobro do que alguém que tenha apenas o ensino médio.

Alguém com diploma de tecnólogo pode ingressar num curso de pós-graduação e até em um mestrado, ampliando ainda mais as chances de uma carreira com boa remuneração.

Dito tudo isso, o que você acha?

Um curso superior de 2 anos atende suas expectativas?

Que tal dar uma passada em nosso site e conferir a lista completa de cursos a distância oferecidos pelo UNIFSA.

Também temos cursos com maior duração e até tecnólogos um pouco mais longos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 2 anos e meio de duração.

Quem busca uma formação mais rápida, já está de olho no mercado de trabalho, então que tal você já montar um perfil atraente no LinkedIn?

Confira esse artigo em que preparamos um guia para montar uma página que irá chamar a atenção dos recrutadores na rede social favorita do meio corporativo.

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura

Qual é a importância do método científico?

Você já se perguntou o que é o método científico e por que ele é tão importante? 
13 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior