Desligamento humanizado: conheça o processo de outplacement

Postado em 14 de ago de 2022
Loading...

Você já ouviu falar no outplacement? Embora ainda não seja adotado amplamente, este é um processo que vem ganhando destaque por tornar o desligamento muito mais humanizado.

Ser desligado é sempre uma situação complicada. Para o ex-funcionário pode ser uma experiência de ansiedade e incerteza, e para o ex-empregador é um momento complexo.

Por isso, surgiu no mercado uma abordagem mais humanizada do desligamento.

O outplacement vem como uma maneira de a empresa tornar o processo menos traumatizante. Na abordagem, a empresa ajuda o ex-funcionário a se preparar para o desligamento e recolocação no mercado.

Neste artigo, vamos conversar sobre o que é o outplacement, como funciona e quais são vantagens para o ex-funcionário e empresa.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é outplacement?

O outplacement nasceu como uma abordagem que busca amenizar o processo de demissão de uma empresa, instruindo e capacitando os colaboradores desligados.

Essa metodologia visa que os ex-funcionários, especialmente aqueles que estão há muito tempo na empresa, consigam se recolocar profissionalmente e que o desligamento não o abale.

O principal objetivo de implementar o outplacement é ajudar o ex-funcionário a se recolocar no mercado de trabalho após a demissão.

Isso envolve desenvolver seu autoconhecimento, ensiná-lo a lidar com entrevistas, construir um bom perfil de LinkedIn e montar um currículo atraente. Confira algumas das ações do outplacement:

  • Dar apoio emocional e psicológico ao ex-colaborador;
  • Ajudá-lo a compreender seus objetivos profissionais e pessoais;
  • Envolvê-lo em treinamentos, palestras e workshops sobre empregabilidade;
  • Ajudá-lo a reestruturar seu currículo e pesquisar vagas ideais.

Empresas que adotam o outplacement normalmente contam com a ajuda de um profissional ou empresa terceirizada especializada na metodologia. E além de ser uma vantagem para o funcionário, o outplacement também apresenta vantagens para a empresa que o aplica.

Isso porque, com ele, a organização consegue diminuir o impacto do desligamento em sua estrutura e melhora o clima organizacional.

Diferença entre outplacement e replacement

A principal diferença entre outplacement e replacement é a situação em que os dois ocorrem.

O outplacement, como vimos acima, é um processo que acontece dentro de uma empresa para ajudar ex-colaboradores a lidarem com o processo de desligamento. Por sua vez, o replacement é um processo que visa um profissional que está fora do mercado a se inserir novamente.

No caso do outplacement, a contratação da metodologia é feita pela empresa, enquanto no caso do replacement é mais comum que o próprio funcionário o faça.

🔵 Leia também: Lay off: o que é e os direitos garantidos por lei

Vantagens do outplacement para o colaborador

Agora que você já sabe o que é o outplacement, e a diferença entre ele o replacement, vamos conversar sobre as vantagens que ele apresenta para o colaborador.

Sabemos como o momento de uma demissão pode ser traumatizante para um funcionário, especialmente quando a economia se encontra em uma situação delicada. Então, a maior vantagem desse processo é a esperança e a humanização que traz.

Seguindo o outplacement, a empresa não teria um processo frio de desligamento, onde o funcionário é chamado pelo RH, desligado e fica sem saber como se recolocar.

Existe esperança verdadeira no processo porque o funcionário será treinado para a recolocação. Estima-se que colaboradores que passam pelo outplacement tem muito mais chances de se recolocarem do que aqueles que não tem esse benefício.

Existe também a compreensão de que este é um momento difícil e que, em vez de deixar seu ex-funcionário desamparado, a empresa fará sua parte.

Além disso, o próprio colaborador desligado consegue ver os benefícios porque terá apoio e uma parte importante do outplacement: a construção de sua confiança para participar de novos processos seletivos e se atualizar enquanto profissional.

🔵 Leia também: Conheça as graduações que mais empregam por área

Comecei o processo de outplacement no meu trabalho. E agora?

Parte importante do processo de outplacement é que a empresa dará um apoio para que o ex-funcionário não se encontre desamparado no desligamento.

Porém, se atualizar enquanto profissional e buscar novas oportunidades não deve ser uma responsabilidade apenas da organização.

É preciso que o próprio funcionário desligado tome frente ao processo e aproveite a oportunidade para se reinventar.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode tomar as rédeas da sua carreira e construir um futuro promissor durante o processo de outplacement. Confira:

  • Construa uma rede de contatos, o famoso networking: se enquanto trabalhava na empresa você não construiu sua rede, este é o momento. Uma rede de contatos é algo com que você pode contar para encontrar oportunidades de recolocação, trocar experiências e construir conhecimentos. Você pode construir sua rede com a ajuda do LinkedIn, por exemplo, lembrando sempre de que o importante é nutrir essa rede.
  • Atualize seu currículo, deixando-o objetivo e atraente: é através do seu currículo que novas empresas conhecerão você, então é preciso de que o seu currículo esteja completo e que seja atraente para a vaga na qual você se candidatou. Algumas boas dicas são: não deixe seu CV comprido demais e adéque-o a cada vaga encontrada.
  • Busque por empresas que combinem com você: quando estiver procurando novas empresas para se candidatar, busque aquelas que mais combinam com seu perfil profissional e com os seus objetivos. Um ótimo filtro, especialmente se você tem mais de 50 anos, é buscar por meio do GPTW.
  • Atualize os seus conhecimentos: sabemos que quando ficamos em uma mesma posição ou fazendo a mesma função por algum tempo, nossos conhecimentos acabam ficando estanques. Então, uma ótima iniciativa de se ter neste momento é buscar se atualizar, seja com cursos livres ou uma especialização na área.

E caso você passe pelo processo de outplacement e, mesmo assim, não conseguir se recolocar, não desanime. Essa pode ser a oportunidade que você precisava para repensar sua carreira e seus objetivos e, talvez, buscar uma alternativa para a sua vida profissional.

Esperamos que, ao chegar ao final deste conteúdo, você tenha conseguido entender o que significa o processo de outplacement e quais são as vantagens para o profissional desligado.

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.