Diferença entre front-end e back-end: áreas em alta na tecnologia

Postado em 7 de jun de 2021
Loading...

Você sabe a diferença entre front-end e back-end? Elas são carreiras complementares, mas a princípio pode ser difícil distinguir exatamente o que cada área faz. 

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a demanda por esses profissionais no Brasil tem aumentado a cada ano e chegará a quase 800 mil profissionais até o ano de 2025.

Por isso, as carreiras de front-end e back-end estão em alta no mercado — e permanecerão assim por muito tempo. 

Continue acompanhando para entender mais sobre essas profissões do futuro! 

Você vai conferir:

 

 

O que faz o dev front-end? 

O dev front-end é o profissional de tecnologia que trabalha no desenvolvimento dos sites e nas soluções que vão interagir diretamente com os usuários. 

Em outras palavras, ele é o responsável por criar as funcionalidades e os recursos desse ambiente digital, como os botões que levam para áreas específicas e o próprio layout do site. 

Tudo o que estiver ao alcance do usuário e presente na interface em que ele tem contato direto — ou seja, o que for interativo — é desenvolvido pelo dev front-end. 

Algumas pessoas chegam a confundir o trabalho desse profissional com o do designer, já que ambos atuam na interface, mas cada um tem suas funções distintas. 

O desenvolvedor é responsável por criar um código para que o site funcione, geralmente utilizando linguagens em JavaScript, CSS e HTML. 

Já o designer é quem cria a aparência visual do site. 

Além disso, o dev front-end precisa garantir a responsividade do site, ou seja, fazer com que ele apareça corretamente em dispositivos de todos os tamanhos — como smartphones, tablets e desktops. 

Ele também deve garantir que nenhuma parte do site se comporte de maneira anormal, independentemente do tamanho da tela em que ele é acessado. 

O dev de front-end é um profissional bastante requisitado, visto que qualquer site, mesmo os mais simples, exigem o desenvolvimento em alguma linguagem que esse profissional domina. 

Além disso, desenvolvedores front-end também podem trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos, jogos, softwares diversos e bancos de dados. 

Por isso, o número de vagas para esse perfil costuma ser alto. 

Ele pode atuar em empresas de diversos tamanhos, além de agências de publicidade e até mesmo como freelancer. 

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

O que faz o dev back-end? 

O back-end em si, em uma abordagem mais técnica, envolve banco de dados, servidores e aplicações. 

Dessa forma, o dev de back-end é responsável não só por construir, mas também manter todos esses componentes juntos para que as informações consigam ser organizadas e armazenadas da maneira correta — o que permite que o aplicativo, site ou software funcione de maneira segura e se mantenha no ar para que possa ser acessada. 

Quando alguém acessa um site, por exemplo, o servidor da página acessada envia todas as informações necessária para que ela se torne visível e para que o usuário possa navegar por. 

Mas, além disso, o dev back-end também é o responsável por armazenar esses dados e por garantir a segurança do site. 

Tudo isso só pode ser construído por meio de linguagens específicas de back-end, que são utilizadas exclusivamente para desenvolver a parte interna de um software. 

Bons exemplos são a PHP (Hypertext Preprocessor) — que é específica para o desenvolvimento de páginas e aplicações web — e a Phyton, utilizada para desktops, servidores, para a web e para ciência de dados. 

O dev back-end costuma atuar em projetos um pouco mais complexos em que é necessário desenvolver recursos mais sofisticados. 

Sendo assim, é bastante requisitado por empresas e startups que atuam no mercado de tecnologia para desenvolver soluções inovadoras. 

Por ser uma área com uma complexidade maior que exige um conhecimento mais técnico, a remuneração desse profissional costuma ser mais alta.

🔵 Leia também: Veja como está o mercado de TI e como se preparar para ele

A diferenca entre front-end, back-end e full stack, areas em alta da tecnologia

Dev full stack: a combinação entre front-end e back-end 

O desenvolvedor full stack é o profissional que apresenta um perfil de trabalho mais amplo. Por esse motivo, pode atuar tanto nos projetos de back-end quanto nos de front-end. 

Ou seja, é possível dizer que ele é multitarefas, já que consegue transitar entre as duas áreas de atuação. 

Em um projeto, esse profissional está capacitado para atuar em qualquer parte do desenvolvimento, do planejamento até a entrega final e até nas etapas que envolvem a parte operacional. 

Ele pode assumir atividades como: 

  • criação de aplicativos mobile;
  • programação front-end; 
  • desenvolvimento back-end; 
  • configuração de servidores; 
  • coleta — e análise — de requisitos; 
  • modelagem de banco de dados. 

Entre as habilidades que esse profissional “faz tudo” precisa ter para gerenciar o seu tempo e apresentar um bom trabalho, é possível citar: 

  • inteligência emocional para lidar com uma carga de pressão que pode ser constante; 
  • trabalho em grupo, já que por ser multitarefa não costuma trabalhar sozinho; 
  • criatividade para resolver os problemas que possam surgir; 
  • concentração;
  • proatividade; 
  • versatilidade para atuar em diferentes frentes; 
  • atualização constante, já que é necessário estar ligado em todas as novidades do mercado de tecnologia. 
🔵 Leia também: O que o mercado espera dos profissionais de TI

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!


Cursos para trabalhar como dev front-end, back-end e full stack 

Trabalhar como desenvolvedor, seja front-end, back-end ou full stack exige muito conhecimento e, por isso, quem deseja trabalhar em uma dessas posições precisa estudar. 

O caminho mais tradicional é cursar uma graduação com foco em tecnologia, independentemente se o curso for presencial ou na modalidade EAD. 

Existem boas opções de cursos atualmente, mas os mais relevantes para formar esses profissionais são: 

Além do curso de graduação — que é extremamente importante e até mesmo indispensável —, para se especializar nos conhecimentos necessários o profissional precisará se dedicar a estudar mais a fundo alguns conceitos. 

Entre eles, é possível citar: 

  • Programação; 
  • Infraestrutura DevOps; 
  • Dispositivos mobile; 
  • Banco de dados; 
  • Big Data;
  • Inteligência Artificial; 
  • Experiência e usabilidade do usuário; 
  • Cloud. 

Também é preciso se manter atualizado sobre o que acontece no mercado, já que ele muda com bastante rapidez. 

É interessante acompanhar as novidades sobre as linguagens de programação, além de saber o que as empresas estão exigindo desses profissionais. 

A princípio, pode parecer muita coisa para estudar, mas lembre-se de que estamos falando de profissionais especialistas imprescindíveis no mercado atual. 

Daqui para frente, aliás, essas áreas ganharão cada vez mais protagonismo no contexto organizacional — principalmente em processos que envolvam as tomadas de decisões importantes.

🔵 Leia também: Curso de TI: por que fazer essa graduação?

Como escolher uma faculdade EAD

Conseguiu entender a diferença entre front-end e back-end? 

Ambas são profissões extremamente valorizadas no mercado, assim como a área de desenvolvimento full stack, então se você pretende investir em alguma dessas carreiras, a hora é agora!

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!