Entenda a diferença entre resumo e resenha

Postado em 23 de ago de 2022
Loading...

Já parou para pensar que existe diferença entre resumo e resenha?

Muitas pessoas se confundem com esses gêneros textuais, mas é preciso que você saiba diferenciá-los não só para estudar para o Enem — e até treinar para a redação da prova —, mas também para quando estiver na faculdade, já que vai precisar fazer muitos deles.

Para ajudar você, além de mostrar o que difere o resumo da resenha, neste texto também mostraremos como escrever cada um deles e como os dois formatos se comparam ao fichamento. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que resumo e resenha não são sinônimos

A princípio, pode parecer que o resumo e a resenha são a mesma coisa, mas eles não são sinônimos. As principais diferenças entre eles, aliás, estão não só nas suas funções — que são distintas —, mas também nas suas estruturas.

O resumo tem como objetivo apresentar as principais informações de um texto. Essa apresentação, contudo, é feita de uma maneira bastante sucinta.

Isso significa que ele se limita a resumir a mensagem principal da obra em questão.

Em outras palavras, consiste em uma síntese mais objetiva do assunto apresentado em que os principais temas são destacados. Pode ser dividido em dois tipos: o indicativo e o informativo.

O primeiro apresenta os pontos mais importantes da obra e é o formato mais requisitado para os trabalhos em sala de aula. O segundo é uma condensação de informações e dados qualitativos e quantitativos de um texto — e é mais empregados em textos acadêmicos.

Já a resenha apresenta, além das principais informações, uma descrição profunda da obra de uma maneira mais detalhada. Quem utiliza esse gênero textual pode fazer uma análise sobre o texto base ao longo do conteúdo, ou seja, é um trabalho opinativo.

Existem duas modalidades de resenha. São elas:

  • A crítica: em que acontece a exposição de um tema. Nela, o autor apresenta diversas informações sobre o assunto em um formato argumentativo-informativo com espaço para dar a sua opinião sobre a obra;
  • A descritiva: nela o autor descreve e aborda diversos temas relacionados à obra que está sendo resenhada. Também pode trazer elementos de fora para complementar, mas não tem a liberdade de dar opinião sobre o que foi escrito.

Entender essas diferenças ajuda na hora de praticar para a redação do Enem, já que eles auxiliam bastante na argumentação e dissertação.

🔵Leia também: O que zera a redação do Enem?

O que é um fichamento?

O fichamento, como o próprio nome já sugere, é uma técnica que formata o conteúdo de um texto em fichas. Dessa forma, é possível criar tópicos com as partes importantes de um texto, além de formar análises ou reunir citações.

Normalmente, o fichamento é utilizado como um tipo de apoio para a construção de trabalhos mais densos — e que, geralmente, exigem diversas leituras prévias.

O intuito é encontrar com facilidade e em um só lugar não só as citações que você precisa, mas também o autor que a escreveu, o livro em que ela foi escrita e a página em que ela se encontra.

Outro uso bastante comum dos fichamentos é para os estudos. Aqui, vale utilizar toda a sua criatividade para deixar esse momento mais interessante e mais fluido.

Você pode separar as fichas por cores, mesclar alguns tipos diferentes — como um de resumo e um bibliográfico —, adicionar Post-its com comentários para relacionar as citações com outras referências e assim por diante.

Tipos de fichamento

Existem alguns tipos diferentes de fichamento e conhecer cada um deles vai ajudar você a escolher qual é o melhor formato que auxiliará não só na leitura como em futuras pesquisas de pontos importantes e citações.

São eles:

  • Fichamento de citação: em que as citações mais relevantes do texto são fichadas. Basicamente, é como escrever as citações diretas de um trabalho, só que em tópicos.
  • Fichamento de resumo: que também é conhecido como fichamento de conteúdo ou textual, é o mais popular e mais simples entre eles. Para fazer um, basta formar tópicos com reflexões pessoais sobre as principais ideias da obra. Aqui, os tópicos precisam seguir a ordem em que as ideias aparecem no texto original.
  • Fichamento bibliográfico: um modelo que consiste em descrever os principais conceitos de um texto. É bem semelhante ao que é feito em citações indiretas em trabalhos — por isso que essas fichas também podem auxiliar na busca de citações para trabalhos um pouco mais densos.

 

 

 

Como fazer um resumo, uma resenha e um fichamento

Agora que você já sabe a diferença entre resumo e resenha, além do que é um fichamento, chegou a hora de aprender a escrever cada um deles.

Acompanhe a seguir um breve passo a passo:

1. Resumo

Para escrever um resumo, você precisa, primeiramente, adicionar detalhes à estrutura do texto, como o título da obra e o nome de quem a escreveu.

Em seguida, precisa apresentar os principais fatos que foram abordados no texto de maneira objetiva, concisa e em ordem cronológica.

Em textos desse gênero, o mais interessante é utilizar a 3ª pessoa do singular — assim como a linguagem padrão da língua portuguesa sem vícios de linguagem na voz ativa.

Além disso, as suas impressões pessoais ou opiniões não devem ser mencionadas.

Quando se tratar do texto de uma pesquisa, a estrutura precisa conter elementos adicionais, como o objetivo, a metodologia utilizada, os resultados e as conclusões às quais o autor chegou.

2. Resenha

Em primeiro lugar, para escrever uma resenha é preciso apresentar os dados técnicos do texto — assim como no resumo.

O próximo passo é fazer uma exposição do conteúdo da obra que apresente um breve compilado dos principais fatos sobre ela, assim como os mais relevantes.

Por fim, à essa estrutura você vai adicionar uma descrição de aspectos do texto — se a resenha for descritiva — ou a sua opinião a respeito dele, caso ela seja escrita com um viés crítico.

3. Fichamento

Para fazer um fichamento, o primeiro passo é escolher a obra a ser fichada.

Tenha em mente que será preciso ter um conhecimento prévio sobre ela, mesmo que seja uma leitura rápida ou mesmo uma contextualização. Depois, é só iniciar a leitura e juntar as principais ideias para montar o texto. O próximo passo é encaixar as informações na estrutura correta.

Lembre-se de que esse modelo de trabalho é dividido em fichas, mas cada um dos formatos de fichamento conta com uma estrutura diferente. Por isso, é importante seguir cada uma delas corretamente ou fazer os ajustes necessários antes de finalizar os trabalhos.

Lembre-se de praticar muito todos esses gêneros textuais para conseguir uma boa nota no Enem e se preparar para tirar nota máxima nos trabalhos da faculdade!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!