Tags: EAD

Mesmo com a popularização do Exame Nacional do Ensino Médio, muitas universidades públicas e privadas mantêm processos seletivos próprios como o principal canal de admissão de novos estudantes. São os vestibulares, mecanismos que ampliam as chances de garantir uma vaga na educação superior.

O vestibular é um exame de admissão cobrado por instituições para testar o nível de conhecimento dos candidatos. As regras de cada processo de seleção são definidas pela instituição de ensino e divulgadas em editais.

Com o objetivo de garantir mais comodidade aos vestibulandos, são disponibilizados diferentes formatos de provas, como o vestibular agendado e o vestibular tradicional. Além destes, também existe o vestibular continuado.

Curioso para saber mais sobre esses tipos de vestibular? Siga com a leitura e entenda como funciona cada um deles!

Vestibular tradicional 

Como o próprio nome diz, o vestibular tradicional é o mais usado pelas universidades e tem um formato padrão.

É no edital do processo seletivo que a instituição apresenta as regras do vestibular, os conteúdos que serão cobrados nas provas e o cronograma de atividades, da inscrição à divulgação dos resultados.

No edital, o vestibulando encontra os conteúdos que serão exigidos nas provas e também o formato das questões, que podem ser de múltipla escolha, discursivas ou ambas. Nesse tipo de seleção, todos os candidatos fazem as provas ao mesmo tempo e de forma presencial.

Mas o que cai no vestibular tradicional? São cobrados conteúdos do ensino médio vistos nas principais disciplinas: Física, Química, Geografia, História, Matemática, Biologia e Língua Portuguesa. Provas de Língua Estrangeira (Inglesa ou Espanhola) costumam fazer parte da prova.

A vantagem do vestibular tradicional é que você sabe com bastante antecedência quando será realizado. Entretanto, a concorrência geralmente é maior.

Vestibular agendado 

O vestibular agendado prima pela comodidade do candidato. Em vez de fazer as provas em data única, o vestibulando tem a chance de reservar o dia de acordo com a sua disponibilidade de horário e de preparo.

O conteúdo cobrado pode ser igual ao do vestibular tradicional e abranger as matérias dos três anos do ensino médio, como também pode se tratar apenas de uma redação, dependendo da universidade.

New call-to-action

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT