Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Pegou DP na faculdade? Saiba o que fazer

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Ensino Superior

Pegou DP na faculdade? Saiba o que fazer

Por EAD UNIFSA em Feb 23, 2022 11:25:00 AM | 14 min de leitura

Pegar DP na faculdade é uma das experiências da vida de estudante que os alunos mais querem evitar. Mas se você pegar DP, precisa saber como lidar. 

O termo DP é usado para se referir a alunos que não conseguem atingir os critérios estabelecidos pela faculdade para ser aprovado em uma disciplina e precisam refazer a matéria. 

Neste artigo, vamos falar sobre tudo o que envolve DP na faculdade, além de dar algumas dicas de como evitar essa experiência e, também, lidar com ela caso aconteça. 

Você vai conferir: 

O que é DP na faculdade?
Perguntas frequentes sobre DPs
Como evitar pegar DP na faculdade
Conclusão

Baixe agora um modelo de currículo de estágio!

O que é DP na faculdade? 

Quando utilizamos o termo “DP”, estamos nos referindo à uma dependência de disciplina, ou seja, acontece quando você é reprovado em uma matéria e vai precisar refazê-la. 

A DP na faculdade acontece quando o aluno não alcança os critérios de avaliação necessários para ser aprovado. A resolução para este problema é refazer a disciplina em algum dos semestres seguintes e dar continuidade ao curso. 

São vários os motivos que podem resultar em DP: faltas em excesso, ser desorganizado para estudar e acabar perdendo prazos, ou então, ter dificuldade na disciplina em questão. 

Por conta dessa diversidade de motivos, a DP na faculdade é considerada como uma experiência comum. Então, é preciso ver essa situação com outros olhos e não como a pior coisa que pode acontecer com o aluno na faculdade. 

Isso não significa, no entanto, que a DP na faculdade não pode trazer algumas dificuldades. 

Os prejuízos trazidos por ela são especialmente o atraso na formação, custos extras e a necessidade de dedicar mais tempo do que o esperado a uma disciplina. 

Além disso, se a disciplina na qual você pegou DP é um pré-requisito, a matéria que precisa ser feita no semestre seguinte ficará trancada até você resolver a DP. 

Nesse caso, evite ao máximo pegar DP em disciplinas que são pré-requisito para outras, pois elas podem criar uma bola de neve e atrasar muito a sua formação. 

Diferença entre DP e adaptações 

A DP, como explicamos acima, é uma disciplina na qual você é reprovado e precisa refazer. 

Já as adaptações são atualizações da grade curricular. Elas acontecem quando novas disciplinas passam a fazer parte do currículo do seu curso e se tornam obrigatórias. 

No caso das adaptações, elas não seriam uma repetição do que você já viu, disciplinas com novo conteúdo e obrigatórias como carga horária para a formação. 

Como funcionam as disciplinas no ensino superior 

É importante neste momento voltamos um pouco no conteúdo para explicar exatamente como funcionam as disciplinas no ensino superior. 

Se você recém começou a faculdade, está acostumado com a maneira com que a escola lida com disciplinas. O que é bastante diferente. 

Na escola, o tempo dedicado a uma disciplina é um ano letivo inteiro. E caso o aluno não alcance a nota necessária para passar naquela disciplina, ele corre o risco de repetir o ano escolar inteiro. 

Existem algumas práticas das escolas para tentar evitar que isso aconteça, como provões no final do ano ou trabalhos extras dados pelos professores, especialmente se o aluno for reprovado em apenas uma matéria dentre várias. 

Porém, na faculdade, isso é diferente. 

O tempo dedicado a uma disciplina é de um semestre, e caso você reprove em apenas uma disciplina, não precisa se preocupar em repetir o semestre inteiro. Apenas a matéria na qual pegou DP. 

Na faculdade, o aluno também tem mais liberdade para montar sua grande curricular. 

Normalmente, no primeiro semestre, é obrigatório fazer todas as disciplinas, o que preenche os cinco dias úteis da semana, mas nos seguintes você pode escolher quais matérias quer fazer e quantas quer encaixar na sua rotina. 

Por isso, pegar DP na faculdade não é considerado como algo tão ruim quanto repetir de ano na escola. Isso porque você não precisa seguir à risca a grade curricular sugerida pela instituição de ensino, então você pode fazer a matéria que pegou DP no semestre seguinte, por exemplo. 

O importante é chegar ao final do curso superior com toda a carga horária exigida cumprida, contando entre as disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares pedidas.

dp na faculdade - o que fazer para evitar

Perguntas frequentes sobre DPs 

Apesar da visão geral que trouxemos no tópico anterior, você ainda pode estar com dúvidas. 

Normalmente, essas dúvidas são mais peculiares e envolvem especificidades da faculdade, como programa de bolsas ou histórico. 

Por isso, reunimos as cinco perguntas mais frequentes sobre DP na faculdade abaixo: 

Preciso pagar para cursar a disciplina de novo? 

Se você estiver cursando uma faculdade pública, não precisa pagar para repetir a matéria. Nesse caso, apenas é necessário ter atenção para as vagas disponíveis no semestre seguinte. 

Se for um caso de disciplina que é pré-requisito e você não conseguir uma vaga, pode atrasar dois semestres. 

Porém, se você estuda em uma instituição de ensino particular, terá que pagar o valor da disciplina novamente. 

Os detalhes, como valores e se existem taxas, você deve conferir com a faculdade onde estuda. 

Sou bolsista Prouni. Posso pegar DP? 

Os programas de bolsas são os que mais geram dúvidas quando o assunto é DP na faculdade. Porém, a resposta é simples. 

No Prouni, independentemente de ter bolsa integral ou parcial, você deve ter aprovação de, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas no semestre. Ou seja, você pode repetir apenas 25% das disciplinas que está cursando em um semestre. 

Caso você reprove em alguma matéria dentro dos 25% da bolsa, a instituição de ensino não pode cobrar valor extra pela matéria. Mas caso você reprove em mais de 25% das disciplinas, terá que procurar a coordenação para entrar com um recurso para manter a bolsa. 

O Fies cobre as DPs? 

O caso do FIES é bastante parecido com o Prouni. É exigido que o aluno participante tenha 75% de aprovação no semestre financiado. 

Novamente, o aluno só pode reprovar em 25% das disciplinas do semestre. E caso exceda essa porcentagem, precisa solicitar continuidade do financiamento na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, a CPSA, da instituição de ensino. 

Nesse caso, é obrigatório apresentar justificativa, e o aluno pode pedir continuidade apenas duas vezes durante o curso. 

A DP vai aparecer no meu diploma? 

Não, a DP não vai constar no seu diploma. 

Porém, enquanto você estiver cursando a faculdade, as DPs vão constar no seu histórico escolar. Depois de formado, no entanto, as DPs desaparecem. 

Isso significa que a informação de que você reprovou em disciplinas não aparece nem no seu diploma e nem no seu histórico escolar depois de formado. 

Minha carreira será prejudicada pela DP? 

De maneira geral, as DPs não atrapalham a sua carreira. Isso porque, se uma empresa exigir o seu diploma ou histórico escolar, não verá as DPs que você pegou. 

Porém, se você estiver concorrendo a uma vaga de estágio e a empresa pedir o histórico escolar, essa informação vai aparecer. 

E nesse caso, dependerá de a empresa levar em consideração as DPs ou não para contratar você. 

Como evitar pegar DP na faculdade 

Agora que você conseguiu tirar suas dúvidas, vamos falar sobre como ter um ótimo desempenho e não pegar nenhuma DP na faculdade. Confira: 

1 Organize os seus estudos 

Como explicamos acima, existem alguns motivos que levam à DP, mas o principal, com certeza, é a desorganização. 

Isso porque ela acaba resultando na falta do estudo regular e na pressa em fazer uma leitura ou um trabalho. O que, por sua vez, pode resultar na dificuldade com a matéria. 

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer para evitar DP na faculdade é se organizar. E aqui vão algumas dicas de como fazer isso: 

  • Não pegue mais disciplinas do que você vai poder acompanhar; 
  • Tenha anotadas todas as datas de trabalhos, seminários e provas; 
  • Busque saber de antemão todos os textos e conteúdos que serão estudados; 
  • Crie um cronograma de estudos e estabeleça uma rotina; 

2 Faça resumo das aulas e revise os conteúdos 

Estando com a sua rotina organizada, o ideal é encontrar um método de estudo que ajude a fixar o conteúdo dado em sala de aula. 

O mais recomendado é a técnica de resumos e revisão, isso porque ele é o mais simples de fazer. 

Durante as aulas, você pode tomar nota do que o professor está dizendo e, em casa, usando suas anotações e o material disponibilizado pelo professor, você pode fazer esquemas e um resumo. 

O ato de fazer um resumo ajuda a sua mente a entender o que foi estudado e a fixar porque, de certa forma, você está colocando em prática. 

Ter um resumo da aula também é ótimo para revisar conteúdos para provas, que é a segunda parte desta dica. 

Nós recebemos tantos estímulos visuais durante nosso dia e consumimos tantas informações que, mesmo fazendo resumos e esquemas, o cérebro pode acabar esquecendo alguma coisa. 

Por isso, evite fazer uma prova ou um trabalho com apenas o que você viu em aula. Faça resumos e use esses resumos para revisar o conteúdo. 

3 Participe de grupos de estudos 

Essa dica é pensada para quem não tem disciplina o suficiente para estudar sozinho ou está buscando uma motivação extra. 

Participar de grupo de estudos ao longo do semestre é uma maneira muito inteligente de ter um prazo para realizar algo e de trocar com colegas. 

Além de você ganhar motivação para estudar, você também exercita sua responsabilidade, empatia e ainda consegue adquirir conhecimentos variados por conta da troca. 

Conclusão 

Esperamos que ao chegar ao final deste conteúdo, você tenha entendido o que é a DP e tenha conseguido tirar suas dúvidas mais específicas sobre ela. 

Neste artigo, nós também demos dicas de como evitar pegar DP na faculdade, então não deixe de colocá-las em prática!

Nova call to action

Leia também: 

Faculdade EAD é uma boa? Veja 8 dúvidas comuns sobre estudar a distância 

Conheça os tipos de cursos para fazer na graduação e escolha o seu! 

Como são os cursos superiores de 2 anos? 

Entenda como funciona a faculdade semipresencial e suas vantagens

 

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura

Qual é a importância do método científico?

Você já se perguntou o que é o método científico e por que ele é tão importante? 
13 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior