Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Enem

Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Enem

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Enem

Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Por EAD UNIFSA em Jun 1, 2022 6:27:00 PM | 16 min de leitura

Você já sabia que pode consultar a correção e os comentários dos avaliadores na sua redação do Enem? Acessando o espelho da redação, você pode. 

O espelho da redação nada mais é do que a vista pedagógica da sua redação, onde você consegue entender o motivo de ter tirado a nota que tirou. 

Todos os candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio podem acessar seus espelhos de redação e, neste artigo, vamos ensinar você a consultar o seu. 

Você vai conferir: 

O que é o espelho da redação? 
Como baixar o espelho da redação do Enem 
As 5 competências cobradas na redação do Enem 
O que zera a redação do Enem? 
Conclusão 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o espelho da redação? 

Chamado formalmente de vista pedagógica, o espelho da redação é uma versão digitalizada e comentada da sua redação em modelo dissertativo-argumentativo do Enem. 

O espelho da redação recebe o nome de vista pedagógica porque essa disponibilização tem função educacional e de aprimoramento. 

Ou seja, com a vista pedagógica, você consegue entender como os avaliadores chegaram na sua nota. O que é uma lição e tanto para entender onde você precisa melhorar. 

O acesso ao espelho da redação, entretanto, não serve para que você conteste a nota. 

Como baixar o espelho da redação do Enem 

Você encontra o seu espelho da redação na Página do Participante no site oficial do Enem. Para acessar, você precisa ter em mãos o login e senha cadastrados. 

Confira abaixo um passo a passo de como acessar a sua vista pedagógica: 

  1. Primeiro, como dissemos, você precisa acessar a Página do Participante neste link.
  2. Depois, precisa inserir as informações de login e senha previamente cadastrados. Se você não lembrar da senha, precisa clicar em “esqueci a senha” e será redirecionado para cadastrar uma nova senha.
  3. Então, já logado na Página do Participante, você pode clicar em “resultado e, uma vez nesta opção, seleciona o ano para o qual gostaria de consultar o espelho da redação.
  4. Por fim, basta clicar em “baixar para que o arquivo contendo a vista pedagógica seja baixado no seu computador. 

As 5 competências cobradas na redação do Enem 

Enquanto as questões objetivas do Enem são corrigidas de forma automatizada usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a redação é corrigida por uma banca avaliadora. 

A banca é formada por avaliadores especialistas que não conversam entre si, e cada redação passa pela mão de dois avaliadores. 

Estes avaliadores seguem as competências estabelecidas na Matriz de Referência do Enem para entender os seus níveis de desempenho e atribuir uma nota a sua redação. 

A nota máxima que uma redação pode ter é 1000 pontos. 

Ou seja, cada uma das competências vale, no máximo, 200 pontos. Sendo que existem seis níveis de desempenho dentro de cada competência, onde os pontos variam de acordo com cada nível.

Espelho da redação do Enem o que é, como consultar e competências avaliadas

Veja quais são as competências utilizadas para corrigir a redação:

  • Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa 

Esta primeira competência avalia se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, uso de hífen, letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. 

É a partir dessa competência também que se avalia a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. 

  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 

Na segunda competência, avalia-se as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. 

Ou seja, é a partir desta competência que o avaliador vai entender se você entendeu a proposta da redação e se fez bom uso dos dados apresentados no enunciado.

  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 

A terceira competência avalia se um candidato elabora um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida na proposta da redação. 

Esta é uma competência que fala sobre coerência entre as ideias apresentadas no texto, o que mostra se você planejou o que iria escrever e fez um argumento conversar com o outro. 

  • Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 

Nesta competência são avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Basicamente, será avaliada a coesão e coerência do seu texto. 

No modelo exigido, dissertativo-argumentativo, é necessário que as frases e os parágrafos estabeleçam relação entre si. 

Então, a competência olhará para o uso de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, além do fluxo entre eles. 

  • Competência 5: Respeito aos direitos humanos 

Por fim, a última competência olha para a proposta de intervenção para o problema abordado avaliando se o candidato respeitou, ou não, os direitos humanos. 

Além disso, é necessário que o candidato apresente uma proposta de intervenção mesmo que ela seja mínima. 

O que zera a redação do Enem? 

As competências vistas acima trazem uma série de boas práticas sobre o que fazer para tirar uma boa nota do Enem. 

Porém, também existem boas práticas do que NÃO fazer na redação se você quiser tirar uma boa nota. 

Ao contrário do que se pensa, zerar a redação não é algo tão raro. Então, confira as dicas: 

  • Não fuja do tema: como vimos, essa é uma competência que será avaliada, então faça questão de ler e reler o enunciado para entender exatamente o que os avaliadores estarão olhando nos seus argumentos e na proposta de intervenção. 
  • Escreva entre 7 e 30 linhas: essa é uma das características do modelo dissertativo-argumentativo e precisa ser levado em conta à risca. Redações que tiverem menos de 7 linhas e mais de 30 são zeradas automaticamente. Por isso, planeje bem a sua redação antes de começar a escrever. 
  • Não entregue a folha de redação em branco: entregar a folha da redação em branco garante um zero imediato para o candidato. Se você entregou a folha em branco, pode ter alguns motivos, como falta de ideias e falta de tempo. Então, nossa dica é que você pratique bastante antes do Enem, tanto a gestão do tempo quanto a articulação de ideias. 
  • Nunca desrespeite os direitos humanos: como vimos, esta dica diz respeito à quinta competência. Para não zerar a redação por falta de conhecimento, nunca entre no local de prova sem saber o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E se você não tiver tempo para estudar a declaração, tenha em mente que o básico é nunca propor nada drástico como violência ou prisão perpétua, por exemplo. 
  • Não copie trechos do enunciado: os textos de apoio existem para dar uma base aos candidatos sobre o que escrever e o que os avaliadores esperam ler. Ele contém estatísticas e exemplos, algo que você pode utilizar como pontos de partida. Porém, nunca copie os dados na sua própria redação porque o modelo pede que ela seja autoral. 
  • Sempre siga o modelo proposto: falamos acima sobre seguir o número de linhas desejado pelo modelo dissertativo-argumentativo, então reforçamos esta dica aqui. O modelo da redação do Enem pede por introdução, desenvolvimento, conclusão e uma proposta de intervenção. Se algum desses elementos faltar, sua redação pode ser anulada. 
  • Cuide com trechos desconexos: ter um trecho desconexo é um pouco diferente de fugir do tema. Nesta situação, você está falando sobre um assunto, então fala sobre outro e depois, volta para o mesmo assunto. Isso pode baixar sua nota de acordo com a competência 2. 

Conclusão 

Neste artigo, nós falamos sobre o que é o espelho da redação, como você pode conferir o seu na Página do Participante e o que foi levado em conta pelos avaliadores para chegar na sua nota. 

Esperamos que as informações contidas aqui sejam de grande valor para você! 

Leia também:

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Enem

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Se você está estudando para o Enem, certamente já se deparou com o conteúdo de níveis tróficos. 
15 min de leitura

O que cai em Ecologia no Enem?

Você sabia que a ecologia é um dos assuntos que mais caem no Enem? Segundo um levantamento, em 2011, por exemplo, das ...
8 min de leitura

O perigo dos vícios de linguagem para sua redação do Enem

Os vícios de linguagem são desvios de gramática cometidos de forma falada ou escrita de maneira não intencional. 
17 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enem