Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Cursos

Estética e Cosmética: 6 motivos para escolher essa área

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Cursos

Estética e Cosmética: 6 motivos para escolher essa área

Por EAD UNIFSA em Jul 17, 2020 12:00:00 AM | 10 min de leitura

Você sabia que o Brasil é um dos maiores mercados de Estética e Cosmética no mundo? Mas, você sabe exatamente o que faz um profissional de estética? O que ele estuda, e onde ele pode trabalhar?

Se a sua resposta para essas perguntas foram não, acompanhe esse post até o final, pois vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre a profissão e a faculdade de estética e cosmética e daremos 6 motivos que explicam porque essa pode ser a sua escolha de carreira.

O esteticista é o profissional especializado no bem-estar e na beleza das pessoas. Ele pode atuar no tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar.

Tratamentos estéticos não invasivos como limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação, harmonização facial e alguns tipos de procedimentos de beleza são realizados pelo profissional de estética e cosmética.

Já a cosmética, (cosmetologia) é a área da ciência que estuda e desenvolve cosméticos. No caso do curso de estética e cosmética o aprendizado está voltado para o uso dos cosméticos, seja nos procedimentos de beleza, seja indicando as melhores soluções para cada cliente.

O profissional formado em Estética e Cosmética também pode trabalhar na área da saúde, integrando uma equipe multiprofissional com médicos dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área. Aqui, a esteticista cuida de pacientes em tratamentos pós-cirúrgicos e, também vítimas de queimaduras.

Ficou interessado? Para trabalhar nessas áreas o esteticista precisa fazer um curso Tecnológico ou Bacharelado de Estética e Cosmética que tem duração de dois a quatro anos, dependendo da instituição. Ambos são formações superiores e abrem muitas portas no mercado de trabalho.

Então, confira agora os 6 motivos para escolher essa profissão e aprenda mais sobre ela.

Nova call to action

1. Curso abrange várias áreas

A estrutura do curso de estética e cosmética é composta de algumas disciplinas generalistas sobre nutrição, fisiologia, anatomia e farmacologia. Essas disciplinas ajudam o aluno a entender o funcionamento do organismo e compreender certos processos, como o envelhecimento e a recuperação de lesões da pele.

A quantidade das disciplinas e profundidade das mesmas pode variar se o curso for bacharelado ou tecnológico, mas as principais exigidas pelo MEC são:

  • Anatomia
  • Biocosmética e fitocosmética
  • Cosmetologia
  • Colorimetria
  • Dermatologia
  • Estética facial
  • Fisiologia
  • Farmacologia
  • Finanças aplicadas à estética
  • Gestão e marketing em serviços de beleza
  • Nutrição
  • Procedimentos de relaxamento e bem-estar corporal
  • Procedimentos pré e pós cirúrgicos
  • Química cosmética facial e corporal
  • Técnicas de massagem
  • Terapia capilar
  • Visagismo e embelezamento

Perceba, então, que você aprende diversos aspectos do corpo humano, entendendo sobre a estética capilar, dermatológica, corporal, nutrição. Também aprende técnicas de visagismo, massagens e a cosmetologia.

Assim, você pode não se interessar pela área capilar, mas se identificar com a parte de tratamentos corporais com massagens. Ou ainda, preferir se aprofundar em visagismo e trabalhar com consultoria de imagem. As possibilidades são muitas.

Além disso, vale a pena lembrar que o formado em Estética e Cosmética não cuida apenas de beleza, mas que também dá saúde e bem-estar das pessoas.

Para se aplicar os produtos corretos e escolher o tratamento certo para cada pessoa é preciso de estudo e dedicação. Afinal, cada cliente tem uma pele, um organismo e uma reação diferente para cada procedimento.

Os estudantes de estética são estimulados desde os primeiros anos de curso a praticarem as técnicas aprendidas em teoria na prática. Isso dá a eles uma ótima oportunidade não só para aprender, mas também de ter mais segurança e experiência na hora de procurar um emprego.

2. Brasil tem um grande mercado na área estética

Como vimos acima, o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo no segmento de beleza e bem-estar. É também, o segundo país em maior números de cirurgias plásticas e estéticas. Isso indica que o brasileiro se preocupa muito com beleza e isso faz parte da nossa cultura.

As preocupações e os cuidados com a aparência vem crescendo a cada dia na nossa sociedade. Assim, a área da estética vem sendo cada mais valorizada e o profissional poderá encontrar diversas oportunidades de emprego e carreira.

O surgimento de novas tecnologias e tratamentos rápidos é o que deixa o mercado de trabalho para o esteticista aquecido com ótimas remunerações. Em alguns casos, o profissional trabalha em salões ou centros de beleza e retira uma porcentagem do valor cobrado pelo estabelecimento.

3. Carreira permite ter seu próprio negócio

E se o seu sonho é abrir o próprio negócio, saiba que o curso de Estética e Cosmética é uma ótima carreira para isso. Já durante a graduação você aprende sobre empreendedorismo, finanças e marketing, conhecimentos fundamentais para ter sucesso no negócio.

Outra opção para o esteticista é trabalhar de forma autônoma, fazendo atendimentos em domicílio. Essa opção é a que mais cresce entre os profissionais. Você pode escolher trabalhar sozinho, em equipe ou ainda ter uma unidade de alguma franquia de estética e cuidados.

Os lucros para os profissionais que optaram por abrir um negócio próprio varia de acordo com a região e época do ano. Mas, é nessa área que você pode lucrar bastante. Claro que, para chegar lá, o profissional precisa ter muita dedicação e força de vontade.

Independente da área ou da maneira que o formado em Estética e Cosmética escolher trabalhar, provavelmente irá ter muita gente interessada nos seus serviços.

massagem

4. Uma profissão com várias possibilidades

O profissional de Estética e Cosmética está sempre atento às novidades do mundo da beleza. Ou seja, não basta ter apenas o diploma do curso, ele tem que se e se atualizar todos os dias com as novidades do mercado e as tecnologias.

Além disso, o esteticista deve passar confiança e segurança no seu trabalho. Ele não pode ser grosseiro com as mãos nem com as palavras, sendo assim, o maior exemplo do seu bom trabalho.

Se você gosta de se atualizar, trabalhar com pessoas e tem aptidão nas disciplinas de biologia e comunicação, a faculdade de estética e cosmética é a certa pra você.

Confira algumas áreas que o profissional pode atuar:

  • Consultoria: o profissional atua como um consultor de cosméticos e equipamentos de estética para profissionais independentes e salões.
  • Estética corporal e massagem: o esteticista realiza procedimentos de massagem e estética corporal para a perda de medidas melhorando o aspecto da pele do cliente.
  • Estética facial: realiza procedimentos para melhorar a aparência da pele do rosto e prevenir o envelhecimento como surgimento de rugas e linhas de expressão.
  • Terapia capilar: fará tratamentos nos cabelos com o objetivo de prevenir problemas capilares. O principal deles e mais procurados pelos clientes é a prevenção da calvície.
  • Podologia: cuida da estética dos pés e dos problemas que os atingem, como calos, unhas encravadas e outros. A área de podologia também pode ser tratado pelo esteticista
  • Estética pré e pós-cirúrgica: essa área não é nova, mas vem provocando a curiosidade dos estudantes de Estética e Cosmética. Aqui o esteticista auxilia em tratamentos, visando amenizar os efeitos colaterais da cirurgia.
  • Visagismo: o profissional vai definir cortes de cabelo, coloração, penteados e tipos de maquiagem adequadas às características físicas da pessoa. Também é utilizado por quem atua como consultor de imagem.

Muito mais que aplicar produtos cosméticos e utilizar técnicas de limpeza de pele e hidratação, o esteticista também pode cuidar da parte de depilação, massagem, maquiagem e bronzeamento artificial de seus clientes.

Além das opções com estética, o profissional pode realizar pesquisas na área de Estética e Cosmética e optar pela carreira de professor, ministrando aulas para cursos técnicos ou em faculdades.

No entanto, é importante lembrarmos que o profissional formado no curso de Estética e Cosmética não podem fazer procedimentos agressivos como aplicação de botox. Também não pode injetar outras substâncias e prescrever medicamentos.

Esses procedimentos invasivos só podem ser realizados por profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, biomédicos entre outros da área da saúde que tenham uma especialização em estética.

A profissão do esteticista é regulamentada e tudo isso está previsto em Lei. A regulamentação é recente, mas uma conquista, pois garante que apenas esteticistas formados em instituições autorizadas pelo MEC podem exercer a profissão.

5. Há vagas em diferentes tipos de organizações

Há oportunidades de trabalho para o esteticista empresas nos mais diferentes tipos e tamanhos de organizações. Os esteticistas podem atuar em salões de beleza, centros de estética, clínicas, hospitais, consultórios, SPAs, resorts, indústrias, hotéis, clubes, perfumarias, lojas de cosméticos e academias.

Em SPAs e clínicas de estética, o profissional formado sempre será necessário. Há a exigência de pelo menos um profissional formado na área para que esses ambientes estejam em funcionamento. Os hotéis que oferecem serviços na linha de cuidados também são um local onde esses profissionais podem trabalhar.

A rotina de um esteticista varia de acordo com a área de atuação escolhida. É importante que esse profissional tenha carisma, educação, senso de humor e simpatia para atrair e fidelizar seus clientes.

Ele também estará em contato com produtos químicos e instrumentos próprios da profissão, por isso precisa ser bastante cuidadoso e atencioso.

6. É possível estudar Estética e Cosmética a distância

Você sabia que é possível estudar Estética e Cosmética a distância? Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer o curso, confira 8 dúvidas comuns sobre o EAD.

O principal fator que faz o aluno escolher o curso a distância é a flexibilidade e a versatilidade de poder estudar em qualquer horário, podendo conciliar estudo, trabalho e família.

Sem local fixo e horário para estudar, o aluno escolhe o melhor horário que se adapte na sua rotina. As videoaulas ficam anexadas no portal do aluno, assim ele pode assistir mais de uma vez se for necessário.

Também é possível entrar em contato com o professor através de e-mail, chat e videoconferência e existe uma biblioteca para pesquisa também, que é virtual, ou seja, está 24 horas disponível.

Mas, e as aulas práticas, você deve estar se perguntando… O curso de Estética e Cosmética EAD é oferecido no método semipresencial, ou seja, o aluno estuda a parte teórica em casa e a prática na faculdade uma vez por semana, ou quinzenalmente dependendo da instituição.

Essas aulas práticas são realizadas em laboratórios, por isso antes de escolher a faculdade é importante pesquisar sobre a estrutura física, que será importante para sua formação.

A qualidade de ensino de um curso de Estética e Cosmética EAD é a mesma do presencial. Isso porque, ele é autorizado pelo MEC e precisa passar pelas mesmas exigências do órgão governamental. Por isso escolha uma boa universidade e, assim, se formando pela metodologia a distância você aprenderá tanto quando no formato tradicional.

Quanto ao diploma emitido do curso Estética e Cosmética EAD, ele é exatamente igual a emitido no curso presencial e tem a mesma validade no mercado de trabalho.

E se a sua preocupação é com a mensalidade, saiba que outra vantagem para quem escolher o estudo a distância e a economia de dinheiro. A mensalidade dos cursos EAD é mais baixa comparando com a faculdade presencial, cerca de 50% mais barato. Além da economia com a mensalidade você economiza também com gastos de transporte e alimentação durante o período de estudo.

Mas atenção: antes de se matricular, pesquise se a faculdade escolhida tem autorização do Ministério da Educação para oferecer o curso de Estética e Cosmética EAD. Para saber se a faculdade e o curso são reconhecidos pelo MEC, acesse site do e-MEC.

A escolha de uma boa faculdade EAD é fundamental para fazer um curso de qualidade. Por isso fazer pesquisas e comparações é importante antes de escolher a faculdade.

Gostou de saber mais sobre o curso cosmética e estética? Nesse post você leu tudo o que precisava saber sobre o curso, esclarecemos dúvidas frequentes sobre a profissão, como mercado de trabalho, e como é o perfil de um esteticista.

Onde fazer o curso de Estética e Cosmética EAD? Se você mora no Ceará, não deixe de conhecer o Centro Universitário Santo Agostinho, o UNIFSA.

Estética e Cosmética é oferecido no modelo semipresencial, com 2 anos de duração e aulas uma vez por semana. Acesse o site e conheça mais sobre o curso.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Acelere sua carreira em TI com um curso de telecomunicações

Você já pensou em aprofundar seus conhecimentos em TI (Tecnologia da Informação) com um curso de telecomunicações? A ...
8 min de leitura

Por que o curso de rede de computadores EAD fará você se destacar

Já pensou em cursar algo que permite uma atuação técnica ligada à tecnologia? Então, conheça o curso de Rede de ...
16 min de leitura

Engenharia de produção: salário, mercado de trabalho e carreira

Você sabe qual o salário da engenharia de produção?
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos