Inscreva-se
Conheça nossos cursos

EAD

Faculdade EAD é uma boa? 8 dúvidas comuns sobre estudar a distância

Enem

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

EAD

Faculdade EAD é uma boa? 8 dúvidas comuns sobre estudar a distância

Por EAD UNIFSA em Jul 17, 2020 12:00:00 AM | 12 min de leitura

A faculdade a distância é uma opção bastante interessante para quem sonha com o diploma, mas não pode se deslocar todos os dias para a universidade para estudar. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como são as aulas, como funciona o curso, entre outros detalhes da faculdade EAD.

Para ajudar você, selecionamos algumas das perguntas mais frequentes dos alunos que querem começar a fazer faculdade EAD, mas ainda tem dúvidas.

Nosso objetivo é te deixar com mais segurança com a escolha do ensino a distância. Vamos lá!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

1. Faculdade EAD é mais fácil?

Não. Para ter sucesso em qualquer curso é preciso dedicação, estudo e esforço. Quando falamos em faculdade a distância, a flexibilidade de horários para conciliar trabalho e o estudos é a principal vantagem que nos vem à cabeça, porém não é a única.

Na faculdade EAD, você não precisa frequentar a sala de aula ou ter um horário fixo para estudar. É você quem escolhe o horário que vai assistir às aulas, podendo ser de manhã, tarde ou até mesmo de madrugada.

Durante os estudos cada aluno aprende no seu tempo, respeitando seus limites e métodos de estudo. O fato de não precisar frequentar a sala de aula todos os dias é o que dá a flexibilidade de estudo ao aluno.

Porém, você não pode confundir a flexibilidade da faculdade EAD com facilidade. O descumprimento dos prazos ou a falta de comprometimento com os estudos podem ter consequências como a reprovação.

Assim como no ensino presencial, na faculdade EAD os prazos de entrega trabalhos devem ser cumpridos, as provas devem ser realizadas e encontros presenciais com os professores devem ser respeitados. Então, para se dar bem é preciso ter comprometimento, dedicação, e claro uma boa rotina de estudos e leitura.

2. Tem provas, trabalhos e TCC?

Sim. Provas, trabalho e o trabalho de conclusão de curso (TCC) são necessários para a aprovação nas matérias. Além disso, você sabia que as avaliações são exigências do MEC para a conclusão do ensino superior?

Mesmo na faculdade EAD, o aluno será avaliado durante as provas, e precisará fazer trabalhos. Tudo com o objetivo de medir o seu conhecimento e saber se está ou não aprendendo o conteúdo de forma adequada.

Por lei, no Brasil, todo curso superior que utiliza o método de ensino EAD deve ter no mínimo 20% da carga horária total para encontros presenciais.

A maneira como essas aulas serão aplicadas irá depender da metodologia de estudo escolhida pela faculdade. Provas finais, estágios, aulas práticas em laboratório, orientação para o TCC, entre outros podem entram nessa carga horária.

A metodologia de estudo é a maneira que a faculdade escolhe para aplicar o conteúdo das disciplinas e as provas, ou seja, como serão aplicadas ao aluno durante o curso. Por isso não se assuste quando for pesquisar pela faculdade EAD e encontrar prazos ou disciplinas diferentes, cada instituição trabalha com uma metodologia.

A metodologia EAD é tão criteriosa quanto a do método presencial, pois precisa garantir que você aprenda todo o conteúdo, mesmo com aulas 100% online. Assim, você terá uma série de atividades para cumprir, sempre colocando seus aprendizados a prova.

Para você entender melhor como funciona as provas, trabalhos e o TCC na metodologia a distância, vamos te dar alguns exemplos.

Provas

As provas finais da faculdade EAD são feitas obrigatoriamente no método presencial e devem ser realizadas nos polos presenciais da faculdade. As datas são definidas pela faculdade de acordo com o calendário letivo, mas é bem flexível, de forma que você possa escolher fazer as provas no melhor dia para você.

Caso seja reprovado na avaliação ou não tenha realizado a prova, mesmo tendo ido bem nas atividades à distância, o aluno reprova o módulo e terá de repetir a disciplina.

Essas avaliações podem ser aplicadas em ambiente virtual e após ser iniciada tem um tempo limite para a sua realização. Além disso, há um prazo para ser feita e uma data específica em que será aplicada.

Trabalhos

Além das provas, existem atividades complementares que precisam ser feitas pelo aluno. Essas atividades podem ser online ou presenciais. Alguns exemplos são: exercícios, projetos, entrega de trabalhos, seminários, simulados entre outros. Esses trabalhos podem valer nota ou pontuação e a soma dessas pontuações pode influenciar sobre a nota e ajudar na média final do aluno.  

As atividades presenciais, podem ser realizadas em sala de aula ou em laboratórios, por isso é importante visitar os polos das faculdades e conhecer os ambientes para as aulas presenciais. Já as atividades virtuais, são realizadas nas plataformas on-line através de chats, vídeos, fóruns, web conferência, entre outras. Em alguns casos as atividades podem ser enviadas aos professores por outros canais, como e-mail.

TCC

O trabalho de conclusão de curso é obrigatório para todas as graduações. Para fazê-lo é exigindo um tema específico e o auxílio de um professor. O TCC da faculdade EAD é bastante similar ao de uma faculdade presencial e acontece por meio da elaboração da monografia, dissertação ou projeto.

Primeiramente deve ser escolhido um tema e um objetivo para seu TCC. Depois um professor/orientador que deve ser especialista na área do seu curso, vai oferecer suporte teórico-metodológico, através do ambiente virtual como chats, e-mail ou encontros presenciais.

Ele também irá sugerir bibliografias, ajudando na elaboração do projeto, tirar dúvidas, corrigir, alertar sobre questões de plágio, etc. A entrega do TCC ocorre, geralmente, presencialmente, no polo da universidade. Os prazos de entrega são predeterminados pela instituição de ensino, e o estudante deve cumprir com todos os requisitos dentro do período estipulado pelo cronograma da faculdade.

estudante com laptop e livros

3. Quanto tempo estudar por semana?

A faculdade EAD é a melhor escolha pra quem tem horário de trabalho, precisa lidar com a família, entre outros compromissos. Para estudar, você só precisa de um computador ou tablet com conexão com a internet e, claro, um tempo que seja dedicado a isso..

Um aluno comprometido com os estudos precisa reservar, no mínimo, de 4 a 12 horas de estudo por semana. Essa é a carga mínima para conseguir bons resultados de estudo, fazer os exercícios e tirar dúvidas com os professores. Mas é claro, que esse tempo pode variar de acordo com o módulo ou fase do curso.

Na faculdade EAD o aluno deve criar uma rotina e ter disciplina na hora de estudar. Você pode começar estudando um pouquinho todos os dias, ou então, determinar um dia ou períodos da semana que serão dedicados à faculdade. Assim, aos poucos, você acabará se acostumando a manter uma rotina diária de estudos.

Com cotidiano corrido, você pode acabar ficando um ou dois dias sem estudar, então é seu dever repor essas horas perdidas de estudo em outros dias.

Não se preocupe, todo o conteúdo de estudo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana na plataforma virtual. Você poderá assistir às aulas mais de uma vez sempre que precisar.

Isso sem falar da biblioteca virtual que estará disponível 24 horas por dia e uma equipe profissional para tirar dúvidas e dar suporte e orientações aos alunos.

4. Faculdade a distância é bem vista no mercado de trabalho?

Se você ainda tem essa dúvida, entenda que o que determina a qualidade do curso superior a distância não é o fato do aluno estar todos os dias na sala de aula frente a frente com o professor, mas sim a metodologia que a faculdade escolheu para a aplicação das disciplinas online, o projeto pedagógico do curso da faculdade escolhida e claro, a dedicação do aluno.

A ideia de que a faculdade EAD não tem qualidade e as faculdades presenciais são melhores vista no mercado de trabalho é um mito. O site do Educa Mais Brasil, nos traz mais informações sobre isso.

Um a cada cinco estudantes optam por estudar a distância. Além disso, o número de cursos também aumentou 26,8% de 2016 para 2017, ou seja, passou de 1.662 para 2.108.

Para entender melhor sobre mercado de trabalho e faculdade EAD, faça pesquisas e apure os fatos. O site da Agência Brasil realizou uma pesquisas no ano de 2019, e mostrou que cada vez mais as pessoas estão se interessando e procurando por faculdades a distância.

Não se preocupe, o mercado de trabalho valoriza o diploma da faculdade EAD. Concluir a faculdade a distância exige disciplina e organização em relação ao uso do tempo, características essas que só cursos oferecidos a distância consegue oferecer aos seus alunos.

Os estudantes que optam pela faculdade EAD aprendem a desenvolver o senso apurado de urgência, e a habilidade na resolução rápida de problemas. Essas qualidades podem ser destacadas durante sua entrevista de emprego e garantir sua vaga.  

5. Graduação EAD é reconhecida pelo MEC?

A modalidade de estudo EAD é reconhecida pelo MEC desde o ano de 2004, porém não são todos os cursos que são autorizados na modalidade. Para saber se a faculdade escolhida é autorizada pelo MEC, acesse o site e-Mec.gov.

Quando o curso escolhido é reconhecido pelo MEC, significa duas coisas importantes: a instituição passou por um rigoroso controle de qualidade e o diploma terá validade.

A escolha da instituição vai influenciar diretamente no sucesso profissional do aluno. Por isso, escolher a instituição autorizada pelo MEC é o primeiro passo para quem quer fazer faculdade EAD.

Nessas avaliações feitas pelo MEC são analisados estrutura da faculdade, laboratórios, didático-pedagógicos, grade curricular, titulação dos professores, a infraestrutura física dos polos.

As notas para essas avaliações são atribuídas em uma escada de 1 a 5. Nota 5 é a máxima alcançada, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias pelo órgão avaliador.

management-1

6. Quais são os cursos de graduação EAD?

Praticamente todos os cursos de ensino superior tem formato EAD. Para que você conheça os, dividimos entre as categorias de licenciatura e bacharelado.

Os cursos EAD de bacharelado mais procurados e reconhecidos pelo MEC são: administração, ciências contábeis, comunicação social – publicidade e propaganda, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e serviço social.

Já as licenciaturas são: artes, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, Física, história, letras, matemática e pedagogia.

Mas, quais cursos não estão disponíveis a distância? Por enquanto alguns deles são: biotecnologia, direito, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, psicologia, odontologia e algumas engenharias.

Para saber mais sobre as avaliações do MEC e os cursos autorizados, acesse sites de confiança como: e-MEC, educa mais Brasil e o site de estudos EAD.

Saiba mais sobre os principais cursos de graduação EAD:

7. Faculdade a distância tem formatura?

Sim, porém, essa é uma decisão que varia conforme a instituição de ensino. Geralmente, a colação de grau é junto com os demais cursos, mas pode ser feita individualmente também.

Algumas faculdades realizam a cerimônia de colação de grau para os alunos da modalidade a distância, com a participação dos professores, escolha de paraninfos, patrono e todas as outras características típicas de uma colação de grau com cerimônia, beca, tudo e que o aluno tem direito.

Se a turma animar, e organizarem uma comissão de formatura, você também pode ter uma festa de formatura, como qualquer outro curso de ensino superior.

8. O diploma tem o mesmo peso?

No diploma do ensino superior não vem especificado a modalidade de estudo, se foi presencial ou à distância. Portanto o diploma da faculdade EAD tem o mesmo peso que o diploma do curso presencial.

Assim, o estudante formado pela faculdade EAD adquire a mesma qualificação de ensino do aluno que optou por assistir às aulas no presencial.

É possível, usar o diploma para vagas de emprego que exija qualificação específica, fazer pós-graduação ou participar de concursos públicos que exija nível superior.

Se você ainda tem dúvidas ou medo se deve ou não fazer faculdade EAD, entenda que o rápido crescimento da tecnologia permite ao estudante que optou pelo estudo a distância tenha o mesmo conteúdo de qualidade que o aluno que frequenta a faculdade todos os dias.

Agora que você conhece todas as vantagens de fazer faculdade a distância, ficou mais fácil de alcançar o tão sonhado diploma do ensino superior.

Quer fazer faculdade EAD e ter destaque no mercado de trabalho? Então conheça o UNIFSA, entenda como funciona o vestibular EAD e comece a estudar ainda esse ano.


📖 Você pode se interessar também:

EAD

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Quer construir um mundo melhor? Conheça a Pós em Direitos Humanos

Os direitos humanos são uma série de leis, diretrizes, princípios e outras medidas que visam proteger a dignidade ...
16 min de leitura

Dia mundial da Educação: reflexões e perspectivas do EAD

Você sabia que no dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial da Educação? A data foi instituída na cidade de Dakar, no ...
6 min de leitura

Quer fazer EAD? Escolha uma instituição com qualidade de ensino

O acesso ao ensino superior no Brasil pode ser considerado um fenômeno recente. E o Ensino a Distância veio como ...
3 min de leitura
Ver mais conteúdossobre EAD