Gestão de negócios: conheça o curso, mercado, salário e onde estudar

Postado em 10 de abr de 2023
Loading...

Nos últimos anos, o número de empreendedores aumentou consideravelmente no Brasil

Devido a programas governamentais, estímulos às pequenas empresas e por conta dos efeitos da pandemia, milhões de pessoas saíram da informalidade para abrir seus próprios negócios.

Somente no ano de 2022, mais de 7 milhões de empresas foram abertas no país.

Mas como fazer com que as boas iniciativas e ideias empreendedoras resultem em negócios lucrativos? É aqui que entra o papel do gestor de negócios.

Independentemente do tamanho da empresa, é preciso que alguém gerencie o negócio para levar a empresa de uma mera ideia até a estabilidade.

Seja um microempreendedor individual ou uma organização consolidada, é fundamental ter alguém que conduza os processos internos, externos e faça a empresa ser viável e lucrativa. E engana-se quem acredita que para fazer essa atividade é necessário apenas dom e talento.

Hoje em dia, é possível fazer uma graduação em Gestão de Negócios, aumentando o nível de profissionalização de uma empresa e a preparando, de fato, para voos maiores.

Se você gosta dessa área e quer saber mais, ou se tem o próprio negócio e precisa aprimorar suas atividades, fica o convite para ler esse artigo até o final e descobrir o que a faculdade de Gestão de Negócios tem a oferecer para você.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é gestão de negócios?

Como o próprio nome sugere, trata-se do gerenciamento de um negócio, de uma empresa.

Essa habilidade compreende diferentes áreas, indo desde a capacidade de gerenciar pessoas até a dominância dos processos internos de produção, passando pela parte administrativa e relacionamento com clientes.

Independente do tamanho do negócio, toda a empresa precisa de um gestor. Em grande parte dos casos, especialmente se for o caso de uma micro ou pequena empresa, quem faz esse trabalho é o próprio dono.

Mas também é muito frequente contratar profissionais especializados para desempenharem essa função, ainda mais em empresas que estão em fase de expansão ou já consolidadas.

Qual o papel do gestor de negócios dentro da empresa?

O gestor de negócios é quem organiza, planeja e orienta os processos dentro de uma empresa. No caso de organizações maiores, existem vários gestores, cada um responsável por um setor.

Uma das tarefas de quem faz a gestão é ter a visão global do negócio, entendendo cada processo para que possa tomar as decisões mais assertivas, resultando em lucratividade e projetando crescimento.

Para que isso ocorra, é fundamental saber gerir as receitas, clientes, despesas, funcionários, fornecedores e todos os envolvidos na cadeia produtiva da empresa.

O gestor de negócio também tem papel importante na motivação da equipe, apontando os melhores caminhos que levem até o resultado esperado. Por isso, é preciso saber identificar talentos e desenvolvê-los.

Como é um profissional que precisa ter visão sistêmica, é desejável que o gestor de negócios entenda não só da gestão de uma organização, mas também de finançasmarketing, vendas, logística, gestão de projetos e produção.

Outra competência fundamental do gestor de negócios é a proatividade. Ou seja, a capacidade de evitar problemas e, quando eles ocorrerem, ter a habilidade de apresentar as soluções de forma ágil, eficiente e que não comprometa a organização.

Onde o gestor de negócios e inovação pode trabalhar?

Empresas de diversos setores valorizam um líder de excelência, por isso um gestor de negócios encontrará oportunidades tanto no setor público como no setor privado. O profissional pode desempenhar um papel de destaque em áreas como:

  • Hospitais, escolas e órgãos públicos em geral;
  • Empresas de logística e operação;
  • Multinacionais ligadas à tecnologia da informação,
  • Comércio local e nacional, por meio da área de Vendas e Marketing.

Gestor X administrador

Embora muitas pessoas acreditem que essas funções sejam sinônimos, o gestor e o administrador cumprem papeis diferentes dentro das empresas.

O gestor está mais relacionado à tomada de decisões, tendo a flexibilidade para agir conforme as necessidades. É seu papel fazer todas as partes de uma empresa caminharem, desde a parte estrutural até produção e relacionamento com o mercado.

É responsabilidade do gestor estar atento à relação custo-benefício do produto ou serviço oferecido, bem como a eficiência dos processos internos.

Já o administrador é responsável por organizar os recursos existentes na empresa (físicos, tecnológicos, humanos, financeiros, entre outros) e otimizar o funcionamento da companhia, evitando gastos desnecessários.

O administrador também tem como atribuição tornar a comunicação eficiente a ponto de que todos saibam o que fazer para que a empresa tenha um resultado satisfatório.

Vale destacar que o papel do gestor não anula o do administrador. Aliás, é recomendável que as empresas tenham ambos, para que os processos sejam ainda mais qualificados.

🔵 Leia mais: O que faz um administrador de empresa

Quanto ganha um gestor de negócios?

Uma das vantagens para quem atua na área de gestão de negócios é a questão salarial.

De acordo com o site Vagas, a média de remuneração para um gestor de negócios é de R$5.060,00 no Brasil. Ainda, é possível ter rendimentos superiores a R$ 7.000,00 dependendo da senioridade do profissional, ramo da organização e porte da empresa.

Como funciona a faculdade de Gestão de Negócios

Como já deu para perceber, a área de gestão de negócios requer o domínio de vários assuntos e exige cada vez mais conhecimentos de quem atua nessa função.

Isso se deve à qualificação das empresas, que buscam evolução constante. Uma gestão eficiente certamente será um diferencial competitivo. Diante desse cenário, muitas pessoas estão buscando uma graduação na área de gestão de negócios.

Um curso superior abre portas, perspectivas e apresenta uma série de possibilidades de processos novos, alinhados às tendências de grandes companhias. Esse conhecimento adquirido quando colocado em prática pode elevar uma empresa a outro patamar.

Não são raros os casos de profissionais que já atuam como gestores das próprias empresas buscarem uma formação, para melhorarem ainda mais a performance e alavancar os negócios.

Um curso de gestão de negócios também é recomendado para quem busca gosta do ramo empresarial e tenha aptidão para gerenciar.

Com o conteúdo visto em aula, o profissional terá uma ampla visão sobre como funciona a gestão de negócios, com ênfase em inovação. Desta forma, estará apto a entrar no mercado de trabalho com conhecimento suficiente para fazer a diferença nas empresas por onde passar.

Em casos de quem fizer o curso para melhorar a performance no próprio negócio, será possível aplicar os conhecimentos assim que eles forem passados durante a graduação.

Quanto tempo dura a graduação em Gestão de Negócios?

Com titulação de tecnólogo, essa graduação tem 2 anos de duração e a característica principal é o foco nas situações práticas do mercado de trabalho e ambiente empresarial.

O diferencial, neste caso, é que, além da parte de gestão propriamente dita, o curso tem um foco voltado à inovação, que é uma habilidade muito valorizada atualmente.

Como é a grade curricular do curso de Gestão de Negócios

Confira as disciplinas do curso de gestão de negócios e inovação:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Matemática Financeira
  • Conhecimento e Inovação
  • Comunicação Organizacional
  • Sociedade e Cultura
  • Fundamentos de Economia
  • Gestão de Projetos
  • Criatividade e a Ideia do Negócio
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Experiências Empreendedoras
  • Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial
  • Plano de Negócios
  • Modelos de Negócios
  • Identificação e Análise de Oportunidades Nacionais e Internacionais
  • Investimentos, Estratégias e Lucros Econômicos

É importante notar que as disciplinas citadas acima não são o padrão do curso de Gestão de Negócios. Ou seja, a grade curricular pode mudar dependendo da instituição de ensino.

Onde fazer faculdade de Gestão de Negócios

Agora que você já conhece a importância do gestor de negócios para o bom funcionamento das instituições, chegou o momento de avaliar a melhor faculdade para sua formação.

Uma boa dica para escolher a melhor instituição é levar em conta alguns aspectos, como a reputação dela na sua região, se é reconhecida pelo MEC e se a metodologia aplicada incentiva o aluno a aprender de maneira eficiente.

Abaixo, você encontra instituições que oferecem a Graduação em Gestão de Negócios:

Ambas são reconhecidas pelo MEC e tiraram notas altas na avaliação da pasta.

E se você já tem uma graduação e está buscando aprimorar seus conhecimentos em gestão de negócios, conheça a pós-graduação na área.

Como é a pós em Gestão Estratégica de Negócios

O curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios é um MBA oferecido na modalidade EAD que traz as técnicas, teorias e ferramentas mais modernas do mercado para preparar empresários para os desafios atuais do mundo dos negócios.

Nesta pós-graduação, você aprenderá tudo que envolve a gestão de negócios, desde a parte financeira, contábil, gestão de pessoas e processos, além do planejamento estratégico e criação de projetos e negócios inovadores e lucrativos.

Além disso, entenderá sobre as novas tecnologias, como se inserir e se manter no mercado, desenvolvendo uma visão de liderança, criativa e com foco em resultados.

Veja onde fazer sua especialização em Gestão de Negócios:

Como você viu, o mercado para gestores de negócios é excelente.

Muito disso se deve ao fato da necessidade de as empresas escolherem profissionais gabaritados para atuarem nas tomadas de decisões, com o objetivo de crescer e ganhar novos mercados.

Quem já atua em gestão de negócio próprio também precisa de atualização e aprimoramento nos processos.

Para ambos os casos, o curso tecnólogo de Gestão de Negócios e Inovação é uma ótima opção.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!