Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Cursos

O que é Gestão de Negócios: mercado de trabalho, salário e onde estudar

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Cursos

O que é Gestão de Negócios: mercado de trabalho, salário e onde estudar

Por EAD UNIFSA em Feb 5, 2021 12:00:00 AM | 7 min de leitura

Nos últimos anos, cresceu o número de empreendedores no Brasil.

Devido a programas governamentais e estímulo às pequenas empresas, milhões de pessoas saíram da informalidade para ter seus próprios negócios.

Atualmente, há mais de 18 milhões de empresas ativas no país.

E como fazer com que as boas iniciativas e ideias empreendedoras resultem em negócios lucrativos?

Para essas situações, entra o papel do gestor de negócios.

Toda a empresa precisa de alguém que gerencie o negócio, e isso independe do tamanho.

Seja um microempreendedor individual ou uma companhia consolidada, é fundamental ter alguém que conduza os processos internos, externos e faça a empresa ser viável e lucrativa.

E engana-se quem acredita que para fazer essa atividade é necessário apenas dom e talento.

Hoje em dia, é possível fazer uma graduação em Gestão de Negócios, aumentando o nível de profissionalização de uma empresa e a preparando, de fato, para voos maiores.

Se você gosta dessa área e quer saber mais ou se tem o próprio negócio e preciso aprimorar suas atividades, fica o convite para ler esse artigo até o final e descobrir o que a faculdade de Gestão de Negócios tem a oferecer.

administradora

O que é Gestão de Negócios?

Como o próprio nome sugere, trata-se do gerenciamento de um negócio, uma empresa.

Essa habilidade compreende diferentes áreas, indo desde a capacidade de gerenciar pessoas até os processos internos de produção ou até mesmo na parte administrativa e relacionamento com clientes.

Independente do tamanho do negócio, toda a empresa precisa de um gestor. Em grande parte dos casos, quem faz esse trabalho é o próprio dono.

Mas também é muito frequente contratar profissionais especializados para desempenharem essa função, ainda mais em empresas que estão em fase de expansão ou já consolidadas.

Qual o papel do gestor de negócios dentro da empresa?

O gestor de negócios é quem organiza, planeja e orienta os processos dentro de uma empresa ou de um setor, em caso de companhias maiores, com vários gestores.

Uma das tarefas de quem faz a gestão é ter a visão global do negócio, entendendo cada processo para que possa tomar as decisões mais assertivas, resultando em lucratividade e projetando crescimento.

Para que isso ocorra, é fundamental saber gerir as receitas, clientes, despesas, funcionários, fornecedores e todos os envolvidos na cadeia produtiva da empresa.

Mas o gestor de negócio vai além, e também tem papel importante na motivação da equipe, apontando os melhores caminhos que levem até o resultado esperado.

É importante o gestor ter a capacidade de identificar os talentos dos colaboradores e desenvolvê-los. Desta forma, também estará promovendo melhoria na empresa.

Como é um profissional que precisa ter visão sistêmica, é desejável que o profissional de negócios entenda de gestão financeira, marketing, vendas, logística, gestão de projetos e produção.

Outra competência fundamental do gestor de negócios é a proatividade, ou seja, a capacidade de evitar problemas e, quando eles ocorrerem, ter a habilidade de apresentar as soluções de forma ágil, eficiente e que não comprometa a empresa.

Diferença entre gestor e administrador

Embora muita gente acredite que essas funções sejam sinônimos, mas acredite, gestor e administrador cumprem papeis diferentes dentro das empresas.

O gestor está mais relacionado à tomada de decisões, tendo a flexibilidade para agir conforme as necessidades. É seu papel fazer todas as partes de uma empresa caminharem, desde a parte estrutural até produção e relacionamento com o mercado. É responsabilidade do gestor estar atento à relação custo-benefício do produto ou serviço oferecido, bem como a eficiência dos processos internos.

Já o administrador é responsável por organizar os recursos existentes na empresa (físicos, tecnológicos, humanos, financeiros, entre outros) e otimizar o funcionamento da companhia, evitando gastos desnecessários.

O administrador também tem como atribuição tornar a comunicação eficiente a ponto de que todos saibam o que fazer para que a empresa tenha um resultado satisfatório.

Vale destacar que o papel do gestor não anula o do administrador.

Aliás, é recomendável que as empresas tenham ambos, para que os processos sejam ainda mais qualificados.

Gestor de negócios em reunião

Graduação em Gestão de Negócios

Como já deu para perceber, a área de gestão de negócios requer o domínio de vários assuntos e exige cada vez mais conhecimentos de quem atua nessa função.

Isso se deve à qualificação das empresas, que buscam evolução constante. Uma gestão eficiente certamente será um diferencial competitivo.

Diante desse cenário, muitas pessoas estão buscando uma graduação na área de gestão de negócios.

Um curso superior abre portas, perspectivas e apresenta uma série de possibilidades de processos novos, alinhados às tendências de grandes companhias.

Esse conhecimento adquirido quando colocado em prática pode elevar uma empresa a outro patamar.

Não são raros os casos de profissionais que já atuam como gestores das próprias empresas buscarem uma formação, para melhorarem ainda mais a performance e alavancar os negócios.

Um curso de gestão de negócios também é recomendado para quem busca gosta do ramo empresarial e tenha aptidão para gerenciar.

No Unifsa, é possível fazer o curso de gestão de negócios e inovação no formato EAD.

Com titulação de tecnólogo, essa graduação tem 2 anos de duração e a característica principal é o foco nas situações práticas do mercado de trabalho e ambiente empresarial.

O diferencial, neste caso, é que, além da parte de gestão propriamente dita, o curso tem um foco voltado à inovação, que é uma habilidade muito valorizada atualmente.

Confira as disciplinas do curso de gestão de negócios e inovação:

1º Ano
Comportamento Humano nas Organizações
Matemática Financeira
Conhecimento e Inovação
Comunicação Organizacional
Sociedade e Cultura
Fundamentos de Economia
Gestão de Projetos
Criatividade e a Ideia do Negócio

2º Ano
Gestão Estratégica de Pessoas
Experiências Empreendedoras
Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial
Plano de Negócios
Modelos de Negócios
Plano de Negócios II
Identificação e Análise de Oportunidades Nacionais e Internacionais
Investimentos, Estratégias e Lucros Econômicos

Com o conteúdo visto em aula, o profissional terá uma ampla visão sobre como funciona a gestão de negócios, com ênfase em inovação.

Desta forma, estará apto a entrar no mercado de trabalho com conhecimento suficiente para fazer a diferença nas empresas por onde passar.

Em casos de quem fizer o curso para melhorar a performance no próprio negócio, será possível aplicar os conhecimentos assim que eles forem passados durante a graduação.

Quanto ganha um gestor de negócios?

Uma das vantagens para quem atua na área de gestão de negócios é a questão salarial.

De acordo com o site Vagas, a média de remuneração para um gestor de negócios é de R$5060,00 no Brasil.

Porém, é possível ter rendimentos superiores a 7 mil reais.

Tudo vai depender do porte e faturamento da empresa em que o profissional atuar.

Estudante gestão de negócios e inovação

Como é fazer uma graduação EAD?

O ensino a distância é uma realidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

Recentemente, o censo do ensino superior apontou que a maioria das vagas disponíveis em universidades particulares é de cursos EAD.

Uma das razões é o fato de uma graduação a distância permitir conciliar estudos e trabalho.

Em outras épocas, a maioria das pessoas era obrigada a ter que decidir entre fazer uma faculdade ou seguir trabalhando.

Esse dilema fez muita gente desistir do sonho de ter um diploma universitário para poder seguir trabalhando.

O formato EAD permite estudar a qualquer momento, uma vez que as aulas são on-line e ficam disponíveis 24 horas por dia no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

É nele que ficam os livros, apostilas, vídeos, infográficos e demais materiais necessários para estudar.

Outra vantagem de quem escolhe o EAD é a economia, uma vez que cursos a distância costumam ter as mensalidades mais baratas em relação aos cursos presenciais.

O estudante que opta por fazer uma faculdade a distância também economiza em deslocamentos e alimentação, pois não tem a necessidade de ir à universidade diariamente.

Quem opta por fazer um curso EAD no Unifsa precisa, porém, fazer as provas de forma presencial.

O diploma EAD tem a mesma validade do presencial, o que garante as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Entretanto, é necessário que a instituição seja reconhecida pelo MEC.

Quem opta pelo Unifsa pode ficar tranquilo. Quem se forma em nosso EAD terá o diploma válido em todo o território nacional.

Conclusão

Como você viu, o mercado para gestores é excelente.

Muito disso se deve ao fato da necessidade de as empresas escolherem profissionais gabaritados para atuarem nas tomadas de decisões, com o objetivo de crescer e ganhar novos mercados.

Quem já atua em gestão de negócio próprio também precisa de atualização e aprimoramento nos processos.

Para ambos os casos, o curso tecnólogo de Gestão de Negócios e Inovação é uma ótima opção.

A graduação tecnológica tem o mesmo peso da licenciatura ou bacharelado, com a diferença de que é mais voltada para os aspectos práticos da profissão, e por consequência, acaba tendo uma menor duração.

Para entrar nos cursos EAD e semipresenciais do Unifsa é muito simples.

O ingresso pode ser feito por meio de vestibular online, através da prova do ENEM e transferência de outras instituições de ensino.

Para quem busca a segunda faculdade, é mais simples ainda, bastando apresentar o diploma de graduação para fazer a matrícula.

Simples, né?

Então fica o convite para conhecer os cursos superiores a distância do Unifsa.

Comece hoje mesmo a escrever uma nova história em sua vida profissional.

 

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Acelere sua carreira em TI com um curso de telecomunicações

Você já pensou em aprofundar seus conhecimentos em TI (Tecnologia da Informação) com um curso de telecomunicações? A ...
8 min de leitura

Por que o curso de rede de computadores EAD fará você se destacar

Já pensou em cursar algo que permite uma atuação técnica ligada à tecnologia? Então, conheça o curso de Rede de ...
16 min de leitura

Engenharia de produção: salário, mercado de trabalho e carreira

Você sabe qual o salário da engenharia de produção?
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos