Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Você sabe o que são graus acadêmicos? Descubra!

Enem

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Ensino Superior

Você sabe o que são graus acadêmicos? Descubra!

Por EAD UNIFSA em Jun 15, 2022 6:52:00 PM | 14 min de leitura

Você sabe o que é o grau acadêmico? E em qual deles você está ou quer chegar? Se sua resposta foi negativa, este artigo é para você! 

Graus acadêmicos são os títulos que você recebe quando conclui um curso de graduação ou pós-graduação em uma instituição de ensino superior. 

Existem diversos graus acadêmicos que você pode conquistar, então trouxemos neste artigo os principais deles. 

Assim, você consegue entender onde está e onde deseja chegar na escala acadêmica. 

Você vai conferir: 

O que são os graus acadêmicos?
Os 7 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil
O que vem depois da pós-graduação?
Conclusão

New call-to-action

O que são os graus acadêmicos? 

O grau acadêmico nada mais é do que a titulação que uma instituição de ensino superior confere ao aluno que conclui um curso de graduação ou pós-graduação. 

Por exemplo, se você se forma em um curso de graduação, recebe o grau acadêmico de graduado.

Mas se fizer uma especialização, chega ao grau acadêmico da pós-graduação. 

Dentro de cada um desses graus, também existem ramificações, como a pós-graduação latu e stricto senso, e os cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas. 

De maneira geral, cada grau acadêmico conquistado representa um nível de domínio do seu campo escolhido para atuação. 

Uma graduação, por exemplo, é um grau que garante conhecimento mais amplo de uma área, enquanto uma especialização ou um mestrado já trazem um conhecimento mais focado. 

Quanto maior o seu grau acadêmico, mais conhecedor da área de atuação você se torna, assim como também mais qualificado para exercer determinadas funções. 

De maneira geral, obter um grau acadêmico é uma conquista muito importante na sua vida profissional. 

Ter um curso superior e uma especialização, por exemplo, coloca você à frente no seu desenvolvimento pessoal e nas oportunidades de carreira. 

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil 

Hoje, existem seis graus acadêmicos no ensino superior brasileiro. Mas antes de falar um pouco sobre cada um deles, vamos entender como eles se estruturam. 

A educação superior no nosso país basicamente se divide em duas etapas, a graduação e a pós-graduação. 

Para chegar à graduação, você precisa ter terminado a educação básica e para chegar à pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. 

Na graduação, você pode se tornar um graduado tecnólogo, bacharel ou licenciado. 

Já na pós-graduação, você pode seguir o caminho latu sensu e fazer uma especialização ou um MBA, ou seguir o caminho stricto sensu, fazendo mestrado e doutorado. 

1. Tecnólogo

O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. 

Estes são cursos de graduação que têm menor duração, entre dois e três anos, e foco técnico em uma determinada área profissional. 

Existem cursos tecnólogos em diversas áreas, desde a gestão até a TI. 

Por exemplo, aqui na UNIFSA você pode fazer uma graduação tecnológica em cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e Gestão de Negócios e Inovação. 

Algo importante de frisarmos é que os cursos tecnólogos são cursos de ensino superior (diferente dos cursos técnicos) e permitem que o graduado faça pós-graduação depois de formado. 

Os cursos tecnólogos podem ser encontrados na modalidade EAD, semipresencial e presencial.

2. Bacharelado

Já aqueles cursos mais longos, que levam entre quatro e cinco anos e proporcionam uma formação ampla em uma área específica, conferem o grau acadêmico de bacharel. 

Nesse tipo de curso, o graduando estuda todos os conceitos e áreas de atuação de uma determinada área do conhecimento. 

O objetivo aqui é que esse estudante tenha uma base sólida para atuação profissional quando se formar. Assim como os tecnólogos, o bacharelado pode ser EAD, semipresencial e presencial. 

Também pode abarcar uma quantidade interessante de áreas para formação, como por exemplo, os cursos de Biomedicina, Engenharia Civil e Serviço Social oferecidos pela UNIFSA.

Você sabe dizer qual o seu grau acadêmico Descubra!

3. Licenciatura

Por sua vez, os cursos de licenciatura são o terceiro grau acadêmico dentro do nível de graduação. São eles que formam profissionais para atuar no magistério. 

Isso significa que quem cursa uma graduação na modalidade de licenciatura se forma professor de uma disciplina específica no ensino fundamental e médio. 

Os cursos de licenciatura possuem várias disciplinas específicas do curso, mas também possuem disciplinas de pedagogia. 

Por exemplo, o curso de licenciatura em Educação Física oferecido pela UNIFSA contém disciplinas como Estudo do movimento: anatomia geral e sistêmica, mas também Gestão educacional. 

Assim como os outros cursos de graduação da lista, você também encontra a licenciatura como curso EAD, semipresencial e presencial.

4. Especialização

A especialização é um curso de pós-graduação latu senso, como dissemos na introdução do tópico. Isso significa que este é um estudo em sentido amplo, mais voltado para a aplicação. 

Este tipo de pós-graduação dura entre um e dois anos e compreende um estudo aprofundado sobre uma área específica dentro de uma área do conhecimento maior. 

Quem tem graduação em Direito pode se tornar especialista em Direito Ambiental fazendo a especialização da UNIFSA em Direito Ambiental EAD, por exemplo. 

Você também encontra estes cursos em diversas modalidades. 

Dentro da pós-graduação latu senso também existem os MBAs. Esta é uma sigla para Master Business Administration e, fora do Brasil, estes cursos são considerados mestrados. 

Em solo brasileiro, entretanto, os MBAs são classificados como especializações na área da Administração. 

5. Mestrado

Já o mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, significando que este é um estudo em sentido limitado. Ou seja, mais voltado à pesquisa acadêmica. 

Caso queira continuar seus estudos da graduação em um grau superior, e aprofundar seus conhecimentos em sua área, o graduado pode recorrer aos cursos de mestrado. 

Com o grau acadêmico do mestrado é possível se tornar professor do ensino superior e também se dedicar à carreira acadêmica, conquistando financiamentos de pesquisa. 

Estes são cursos que duram, em média, três anos. 

6. Doutorado

Também uma pós-graduação stricto sensu, o doutorado é um grau acadêmico que aprofunda ainda mais os estudos em uma área específica. 

Este grau dura, em média, cinco anos e o título de doutor é atribuído ao doutorando depois da elaboração e defesa de uma tese. 

O que vem depois da pós-graduação? 

Esta é uma pergunta que não tem resposta certa, isso porque ela depende dos seus objetivos enquanto profissional. 

Porém, existem alguns caminhos que você pode seguir e nós vamos citar alguns deles para que você descubra o que mais combina com seu objetivo. Confira: 

  1. Fazer pós-doutorado: caso você tenha terminado o doutorado, mas ainda queira continuar pesquisando, você pode fazer um pós-doutorado. Essa modalidade não é um grau acadêmico porque não confere uma certificação, mas você continua sua pesquisa como um pesquisador profissional.
  2. Conquistar uma nova pós-graduação: também existe a possibilidade de você querer se especializar em uma nova área, então uma opção é cursar uma nova especialização, mestrado ou doutorado.
  3. Buscar novas formas de capacitação: caso não queira fazer uma nova pós-graduação, também existe a opção de buscar capacitação na forma de cursos livres e de idiomas.
  4. Fazer intercâmbio: você também pode aproveitar que chegou ao final da pós-graduação investindo nas experiências que um intercâmbio pode trazer. Seja para estudar a língua do lugar destino ou para ter experiências profissionais.
  5. Ocupar novos cargos, fazer concurso público ou mudar de carreira: por fim, você pode aproveitar a sua pós-graduação para ampliar e diversificar suas oportunidades no mercado de trabalho. 

Conclusão 

Chegando ao final deste conteúdo, esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre o que é um grau acadêmico, em qual deles você se encontra e qual deles é seu objetivo. 

Conte para a gente nos comentários! 

Leia também:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

De volta à sala de aula: aumenta o número de idosos no Ensino Superior

Você sabia que existem 27 mil idosos no ensino superior brasileiro? E que esta faixa de idade é a que mais cresceu em ...
16 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior