Você sabe o que são graus acadêmicos? Descubra!

Postado em 15 de jun de 2022
Loading...

Você sabe o que são os graus acadêmicos, em qual você está e até qual deles quer chegar? Se respondeu "não", este artigo é para você!

Os graus acadêmicos são os títulos que você recebe quando conclui um nível acadêmico, representado por cursos superiores. Existem diversos graus acadêmicos que você pode conquistar, então trouxemos neste artigo os principais deles.

Assim, você consegue entender onde está e onde deseja chegar na escala acadêmica. Você vai conferir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são os graus acadêmicos?

O grau acadêmico nada mais é do que a titulação que uma instituição de ensino confere ao aluno que conclui um curso de graduação ou pós-graduação.

Por exemplo, se você se forma em um curso de graduação, recebe o grau acadêmico de graduado. Mas se fizer uma especialização, chega ao grau acadêmico da pós-graduação.

Dentro de cada um desses graus, também existem ramificações, como a pós-graduação latu e stricto senso, e os cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas.

De maneira geral, cada grau acadêmico conquistado representa um nível de domínio do seu campo escolhido para atuação.

Uma graduação, por exemplo, é um grau que garante conhecimento mais amplo de uma área, enquanto uma especialização ou um mestrado já trazem um conhecimento mais focado.

Quanto maior o seu grau acadêmico, mais conhecedor da área de atuação você se torna, assim como também mais qualificado para exercer determinadas funções.

De maneira geral, obter um grau acadêmico é uma conquista muito importante na sua vida profissional. Ter um curso superior e uma especialização, por exemplo, coloca você à frente no seu desenvolvimento pessoal e nas oportunidades de carreira.

🔵Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil

Hoje, existem seis graus acadêmicos no ensino superior brasileiro. Mas antes de falar um pouco sobre cada um deles, vamos entender como eles se estruturam.

A educação superior no nosso país basicamente se divide em duas etapas, a graduação e a pós-graduação. Para chegar à graduação, você precisa ter terminado a educação básica e para chegar à pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação.

Na graduação, você pode se tornar um graduado tecnólogo, bacharel ou licenciado.

Já na pós-graduação, você pode seguir o caminho latu sensu e fazer uma especialização ou um MBA, ou seguir o caminho stricto sensu, fazendo mestrado e doutorado.

1. Tecnólogo

O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. Estes são cursos de graduação que têm menor duração, entre dois e três anos, e foco técnico em uma determinada área profissional.

Existem cursos tecnólogos em diversas áreas, desde a gestão até a TI. 

Algo importante de frisarmos é que os cursos tecnólogos são cursos de ensino superior (diferente dos cursos técnicos) e permitem que o graduado faça pós-graduação depois de formado.

Os cursos tecnólogos podem ser encontrados na modalidade EAD, semipresencial e presencial.

2. Bacharelado

Já aqueles cursos mais longos, que levam entre quatro e cinco anos e proporcionam uma formação ampla em uma área específica, conferem o grau acadêmico de bacharel.

Nesse tipo de curso, o graduando estuda todos os conceitos e áreas de atuação de uma determinada área do conhecimento.

O objetivo aqui é que esse estudante tenha uma base sólida para atuação profissional quando se formar. Assim como os tecnólogos, o bacharelado pode ser EAD, semipresencial e presencial. 

3. Licenciatura

Por sua vez, os cursos de licenciatura são o terceiro grau acadêmico dentro do nível de graduação. São eles que formam profissionais para atuar no magistério.

Isso significa que quem cursa uma graduação na modalidade de licenciatura se forma professor de uma disciplina específica no ensino fundamental e médio.

Os cursos de licenciatura possuem várias disciplinas específicas do curso, mas também têm disciplinas de pedagogia. Assim como os outros cursos de graduação da lista, você também encontra a licenciatura como curso EAD, semipresencial e presencial.

 

 

 

4. Especialização

A especialização é um curso de pós-graduação latu senso, como dissemos na introdução do tópico. Isso significa que este é um estudo em sentido amplo, mais voltado para a aplicação.

Este tipo de pós-graduação dura entre um e dois anos e compreende um estudo aprofundado sobre uma área específica dentro de uma área do conhecimento maior. Você também encontra estes cursos em diversas modalidades.

Dentro da pós-graduação latu senso também existem os MBAs.

Esta é uma sigla para Master Business Administration e, fora do Brasil, estes cursos são considerados mestrados. Em solo brasileiro, entretanto, os MBAs são classificados como especializações na área da Administração.

5. Mestrado

Já o mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, significando que este é um estudo em sentido limitado. Ou seja, mais voltado à pesquisa acadêmica.

Caso queira continuar seus estudos da graduação em um grau superior, e aprofundar seus conhecimentos em sua área, o graduado pode recorrer aos cursos de mestrado.

Com o grau acadêmico do mestrado é possível se tornar professor do ensino superior e também se dedicar à carreira acadêmica, conquistando financiamentos de pesquisa. Estes são cursos que duram, em média, três anos.

6. Doutorado

Também uma pós-graduação stricto sensu, o doutorado é um grau acadêmico que aprofunda ainda mais os estudos em uma área específica. Este grau dura, em média, cinco anos e o título de doutor é atribuído ao doutorando depois da elaboração e defesa de uma tese.

🔵Leia também: Conheça os cursos que mais empregam por área

Existem outros graus acadêmicos depois da pós-graduação?

A verdade é que não existem mais graus acadêmicos oficiais depois da pós-graduação, então o que você escolhe fazer depois dela depende dos seus objetivos enquanto profissional.

Existem alguns caminhos que você pode seguir e nós vamos citar alguns deles para que você descubra o que mais combina com o que você busca. Confira:

1. Fazer pós-doutorado

Caso você tenha terminado o doutorado, mas ainda queira continuar pesquisando, você pode fazer um pós-doutorado. Essa modalidade não é um grau acadêmico porque não confere uma certificação, mas você continua sua pesquisa como um pesquisador profissional.

2. Conquistar uma nova pós-graduação

Também existe a possibilidade de você querer se especializar em uma nova área, então uma opção é cursar uma nova especialização, mestrado ou doutorado.

3. Buscar novas formas de capacitação

Caso não queira fazer uma nova pós-graduação, também existe a opção de buscar capacitação na forma de cursos livres e de idiomas.

4. Fazer intercâmbio

Você também pode aproveitar que chegou ao final da pós-graduação investindo nas experiências que um intercâmbio pode trazer. Seja para estudar a língua do lugar destino ou para ter experiências profissionais.

5. Ocupar novos cargos, fazer concurso público ou mudar de carreira

Por fim, você pode aproveitar a sua pós-graduação para ampliar e diversificar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Como você viu, as opções são muitas!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.