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Guia de Ciências da Natureza no Enem

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Guia de Ciências da Natureza no Enem

Por EAD UNIFSA em Jun 18, 2021 12:00:00 AM | 12 min de leitura

Uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é a de Ciências da Natureza.

Você sabe quais disciplinas essa área agrega e quais são os conteúdos cobrados?

Então confira nosso guia sobre a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias!

A imagem mostra tubos de ensaio em laboratório.

Ciências da Natureza: disciplinas

A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias engloba três disciplinas: Biologia, Física e Química.

São disciplinas voltadas para a compreensão de aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente.

A prova Ciências da Natureza no Enem

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem traz 45 questões, valendo mil pontos.

As questões são de múltipla escolha e não são especificadas por disciplina. Ao longo da prova, você deve ser capaz de identificar de qual área se trata (biologia, física ou química) e usar os conteúdos aprendidos para resolver a questão.

Normalmente, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é feita no segundo dia de Enem, juntamente com outras 45 questões da prova de Matemática e suas Tecnologias.

Os candidatos têm quatro horas e meia para responder as 90 questões no total.

A prova do Enem costuma se dar da seguinte forma:

📑 1º DIA
Ciências Humanas e suas tecnologias (45 questões);
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões);
Redação (mínimo 7 linhas; máximo 30 linhas);
Tempo: 5h30min

📑 2º DIA
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões);
Matemática e suas Tecnologias (45 questões);
Tempo: 4h30m

Competências para a área de Ciências da Natureza

O Enem é uma prova que avalia as competências dos candidatos. Assim, é preciso saber aplicar os conteúdos aprendidos em sala de aula em situações reais, do nosso cotidiano.

As competências esperadas para a prova de Ciências da Natureza são:

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas
associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas
às ciências naturais em diferentes contextos.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou
conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas;

Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

Quais conteúdos que “caem” na prova de Ciências da Natureza no Enem?

Confira o conteúdo da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, conforme a Matriz Curricular do Enem:

Física

CONTEÚDOS COBRADOS EM FÍSICA 🌌🌠🌟

Conhecimentos básicos e fundamentais

  • Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. 
  • Sistema Internacional de Unidades. 
  • Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. 
  • Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.
  • Ferramentas básicas: gráficos e vetores. 
  • Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. 
  • Operações básicas com vetores.

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas

  • Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração.
  • Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. 
  • Conceito de inércia. 
  • Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). 
  • Força e variação da quantidade de movimento. 
  • Leis de Newton.
  • Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. 
  • Momento de uma força (torque). 
  • Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
  • Diagramas de forças. 
  • Noção de força centrípeta e sua quantificação. 
  • A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. 

Energia, trabalho e potência

  • Conceituação de trabalho, energia e potência. 
  • Conceito de energia potencial e de energia cinética.
  • Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. 
  • Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. 
  • Forças conservativas e dissipativas.

A Mecânica e o funcionamento do Universo

  • Força peso e aceleração gravitacional. 
  • Lei da Gravitação Universal. 
  • Leis de Kepler. 
  • Influência na Terra: marés e variações climáticas.
  • Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

Fenômenos Elétricos e Magnéticos

  • Carga elétrica e corrente elétrica. 
  • Lei de Coulomb.
  • Campo elétrico e potencial elétrico. 
  • Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. 
  • Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.
  • Circuitos elétricos simples.
  • Correntes contínua e alternada.
  • Potência e consumo de

energia em dispositivos elétricos.

  • Campo magnético e imãs 

Oscilações, ondas, óptica e radiação

  • Reflexão e refração.
  • Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. 
  • Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. 
  • Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. 

O calor e os fenômenos térmicos

  • Conceitos de calor e de temperatura. 
  • Escalas termométricas.
  • Transferência de calor e equilíbrio térmico. 
  • Capacidade calorífica e calor específico. 
  • Condução do calor. 
  • Dilatação térmica. 
  • Mudanças de estado físico e calor latente de transformação.
  • Comportamento de Gases ideais. 
  • Leis da Termodinâmica. 

Química

CONTEÚDOS COBRADOS EM QUÍMICA 🔬🧪🧫

Transformações Químicas

  • Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. 
  • Modelos Atômicos
  • Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos e massa atômica. 
  • Elementos químicos e Tabela Periódica. 
  • Reações químicas.

Representação das transformações químicas

  • Fórmulas químicas.
  • Balanceamento de equações químicas. 
  • Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro.
  • Cálculos estequiométricos

Materiais, suas propriedades e usos

  • Estados físicos de materiais e mudanças de estado. 
  • Misturas: tipos e métodos de separação. 
  • Substâncias químicas: classificação e características gerais. 
  • Metais e Ligas metálicas.
  • Substâncias iônicas e moleculares
  • Ligação Covalente. 
  • Polaridade de moléculas. 
  • Forças intermoleculares. 
  • Funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos)

Água

  • Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. 
  • Ligação, estrutura e propriedades. 
  • Soluções Aquosas
  • Solubilidade. 
  • Concentração das soluções.

Transformações Químicas e Energia

  • Transformações químicas e energia calorífica.
  • Calor de reação. 
  • Entalpia. 
  • Equações termoquímicas e Lei de Hess. 
  • Reação de oxirredução.
  • Potenciais padrão de redução. e Pilhas;
  • Eletrólise e Leis de Faraday.
  • Transformações nucleares.
  • Conceitos fundamentais da
  • radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. 

Dinâmica das Transformações Químicas

  • Velocidade de reação. 
  • Fatores que alteram a velocidade de reação

Transformação Química e Equilíbrio

  • Caracterização do sistema em equilíbrio.
  • Constante de equilíbrio.
  • Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.
  • Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. 

Compostos de Carbono

  • Características gerais dos compostos orgânicos. 
  • Principais funções orgânicas (Hidrocarbonetos, Álcoois, Fenóis, Éteres, Ácidos carboxílicos, Aldehídos, Cetonas, Ésteres, Anidridos, Aminas e Amidas)
  • Estrutura e propriedades de compostos orgânicos.
  • Macromoléculas naturais e sintéticas (polímeros, poliestireno, PVC, óleos e gorduras)
  • Proteínas e enzimas.

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

  • Química na agricultura, saúde, alimentos, meio ambiente e indústria
  • Poluição e tratamento de água.
  • Poluição atmosférica.
  • Contaminação e proteção do ambiente.

Energias Químicas no Cotidiano

  • Petróleo, gás natural e carvão.
  • Biomassa e biocombustíveis.
  • Impactos ambientais de combustíveis fósseis. 
  • Energia nuclear e lixo atômico.

Biologia

CONTEÚDOS COBRADOS EM BIOLOGIA 🌾🌿☘️

Moléculas, células e tecidos

  • Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. 
  • Divisão celular.
  • Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
  • Codificação da informação genética.
  •  Síntese protéica. 
  • Diferenciação celular. 
  • Principais tecidos animais e vegetais. 
  • Origem e evolução das células.
  • Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. 
  • Biotecnologia e sustentabilidade.

Hereditariedade e diversidade da vida

  • Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. 
  • Antígenos e anticorpos. 
  • Grupos sanguíneos, transplantes e doenças auto-imunes. 
  • Mutações gênicas e cromossômicas. 
  • Fundamentos genéticos da evolução. 

Identidade dos seres vivos

  • Níveis de organização dos seres vivos. 
  • Vírus, procariontes e eucariontes. 
  • Autótrofos e heterótrofos. 
  • Seres unicelulares e pluricelulares.
  • Embriologia, anatomia e fisiologia humana. 
  • Evolução humana.

Ecologia e ciências ambientais

  • Ecossistemas. 
  • Fatores bióticos e abióticos.
  • Habitat e nicho ecológico. 
  • A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
  • Ciclos biogeoquímicos. 
  • Fluxo de energia no ecossistema. 
  • Biomas brasileiros. 
  • Exploração e uso de recursos naturais. 
  • Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
  • Noções de saneamento básico.

Origem e evolução da vida

  • Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
  • Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies
  • Teorias de evolução.
  • Seleção artificial e seu

impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

Qualidade de vida das populações humanas

  • Indicadores sociais, ambientais e econômicos. 
  • Índice de desenvolvimento humano. 
  • Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. 
  • Doenças sexualmente transmissíveis. 
  • Exercícios físicos e vida saudável. 

Questões da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Abaixo, vamos citar exemplos de questões da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias da edição de 2020 do Enem.

As questões são do Enem Digital: 2º Dia - Caderno 7 – Azul

Física 

(Questão 93) Para se deslocar e obter alimentos, alguns mamíferos, como morcegos e golfinhos, contam com a sofisticada capacidade biológica de detectar a posição de objetos e animais pela emissão e recepção de ondas ultrassônicas.

O fenômeno ondulatório que permite o uso dessa capacidade biológica é a

a) reflexão.
b) difração.
c) refração.
d) dispersão.
e) polarização.

CONFIRA A RESPOSTA letra A

Química

(Questão 97) As populares pilhas zinco-carbono (alcalinas e de Leclanché) são compostas por um invólucro externo de aço (liga de ferro-carbono), um ânodo (zinco metálico), um cátodo (grafita) e um eletrólito (MnO2 mais NH4Cl ou KOH), contido em uma massa úmida com carbono chamada pasta eletrolítica. Os processos de reciclagem, geralmente propostos para essas pilhas usadas, têm como ponto de partida a moagem (trituração). Na sequência, uma das etapas é a separação do aço, presente no invólucro externo, dos demais componentes.

Que processo aplicado à pilha moída permite obter essa separação?

a) Catação manual
b) Ação de um eletroímã
c) Calcinação em um forno
d) Fracionamento por densidade
e) Dissolução do eletrólito em água

CONFIRA A RESPOSTA letra B

Biologia 

Os frutos da pupunha têm cerca de 1g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados. (DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013)

A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve

a) introdução de novos genes.
b) redução da pressão de mutação.
c) diminuição da uniformidade genética.
d) aumento da frequência de alelos de interesse.
e) expressão de genes de resistência a patógenos.

CONFIRA A RESPOSTA letra D

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