O que significa Gestão Ambiental e por que a área está em alta

Postado em 9 de abr de 2023
Loading...

O curso de Gestão Ambiental forma profissionais para atuarem na administração de processos que envolvem recursos naturais. Considerada uma profissão do futuro, a Gestão Ambiental se faz cada vez mais necessária nas organizações, seja em instituições públicas ou empresas privadas.

Esse crescimento da profissão tem sido impulsionado pela emergência das mudanças climáticas, pela pressão do mercado externo por produtos com selo NBR ISO 14000 e pela busca de investimentos ESG.

Nesse sentido, diversas organizações precisam de profissionais especializados para desenvolver, projetar, controlar e auditar os processos ambientais. Neste artigo, você vai saber mais sobre o mercado de trabalho e sobre o tecnólogo em Gestão Ambiental.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa Gestão Ambiental?

A Gestão Ambiental é o processo de identificação, avaliação e controle dos impactos ambientais decorrentes de toda a operação de uma organização. Ela envolve também o planejamento e a execução de estratégias para minimizar e até eliminar esses impactos.

Seu principal objetivo é encontrar o equilíbrio entre os interesses de organizações públicas e privadas e a legislação que protege o meio ambiente.

Para isso, os gestores ambientais orientam boas práticas dentro das organizações que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos negócios e da sociedade como um todo.

De acordo com o Relatório Brundtland (1987) da Organização nas Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável pode ser definido como: 

Um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades e aspirações humanas.

Já o conceito mais atualizado de sustentabilidade coloca como dever de empresas, governos e sociedade como um todo a garantia das:

[...] necessidades diversas, mutáveis, interdependentes e irredutivelmente inseparáveis de todas as espécies do presente, ao mesmo tempo em que aprimora a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

🔵 Leia também: Procura-se: analista de sustentabilidade. Aproveite essa oportunidade!

Por que a Gestão Ambiental está em alta

Efeito estufa, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, diminuição dos mananciais e chuva ácida são alguns dos principais impactos ambientais causados pela humanidade.

Esses problemas são consequências de diversas ações dos seres humanos, mas estão especialmente relacionados aos processos produtivos das indústrias.

Desde os primórdios da humanidade, o meio ambiente é afetado pelas atividade do homem. Contudo, foi com a Revolução Industrial, e as mudanças provocadas pela aceleração produtiva desordenada, que acentuaram os impactos sobre o meio ambiente.

Por muito tempo, o modo de produção e consumo da humanidade fez uso indiscriminado dos recursos naturais, sendo comum até poucas décadas atrás que as empresas jogassem seus resíduos no solo e nos rios, por exemplo.

No entanto, a sociedade, as organizações privadas e a comunidade científica tomaram consciência sobre as consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais, passando a traçar junto aos governos e entidades públicas estratégias para diminuir os efeitos da ação humana.

Nesse contexto, foram realizados diversos tratados e conferências internacionais que tiveram como pauta a preservação do meio ambiente. A Conferência de Estocolmo, a ECO-92, o Protocolo de Kyoto, a Rio +10 e o Acordo de Paris são algumas das principais.

Diversas legislações sobre a temática também surgiram nas últimas décadas, demonstrando a forte preocupação da sociedade com a questão ambiental.

Ou seja, a preocupação com o meio ambiente nunca foi tão grande quanto nos dias atuais, sendo normal que ela atravesse diversos setores da sociedade, como educação, saúde e universo empresarial e industrial.

Diante desse cenário, a Gestão Ambiental tem um protagonismo grande.

Afinal, ela é responsável por aliar os interesses corporativos com as questões ecológicas. Veja algumas áreas que devem continuar a crescer para a atuação do gestor ambiental:

1. Energia renovável

Fontes de energia renovável têm origem em recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, o vento, a água e a biomassa como combustível.

Um exemplo de energia renovável é o crescimento do mercado de energia fotovoltaica: sistemas em que placas de captação absorvem a luz solar e transformam essa energia em corrente elétrica para abastecer projetos residenciais e comerciais.

Essa instalação, além de ser uma fonte limpa de energia e ecologicamente responsável, ainda pode proporcionar economia de até 95% na conta de energia. Shoppings, rede de farmácias e até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são exemplos de organizações que aderiram a essa alternativa.

2. Produção sustentável

Os objetivos da produção sustentável são minimizar os impactos ambientais negativos nos sistemas de produção e consumo, estimular a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos, conservar recursos naturais e promover melhor qualidade de vida para todos.

Este assunto tem estado cada vez mais em pauta, uma vez que a própria produção de alimentos tem degradado o meio ambiente. Entender como continuar produzindo sem afetar tanto o meio ambiente é uma das tarefas do gestor ambiental.

3. Diminuição do impacto ambiental

As principais medidas para a diminuição do impacto ambiental começam pela criação e cumprimento das leis que garantem a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o gestor ambiental deve ficar atento a essas leis e orientar como diminuir o impacto ambiental.

Algumas ações são:

  • Reflorestamento de áreas devastadas;
  • Despoluição de corpos hídricos;
  • Ações educativas para conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente;
  • Gestão eficiente de resíduos sólidos;
  • Reciclagem;
  • Uso racional de água e energia;
  • Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos.

Importância da Gestão Ambiental nas empresas

As empresas que adotam a Gestão Ambiental só têm a ganhar.

Como a população está mais interessada em consumir produtos e serviços sustentáveis, as marcas que assumem condutas de preservação ambiental apresentam um diferencial competitivo no mercado.

E isso não afeta somente a sociedade civil. As relações comerciais também ficam mais sólidas. Fornecedores, acionistas e outros parceiros, por exemplo, podem estabelecer um vínculo de confiança ainda maior.

A Gestão Ambiental é bastante positiva ainda para o clima organizacional. Isso porque os funcionários, assim como os consumidores, também buscam conexão verdadeira por meio de propósito.

De fato, empresas que exteriorizam a sustentabilidade conquistam associação positiva para a imagem e reputação. Mas vale ressaltar que toda essa preocupação com questões socioambientais precisa ser legítima.

Podemos resumir a importância de ações de Gestão Ambiental nas empresas em três pontos:

  • Redução de custos: empresas que têm boas práticas de Gestão Ambiental passam a evitar desperdícios e a reutilizar materiais que, até então, eram descartados. Além disso, os gastos com multas também diminuem, já que a empresa deixa de sofrer por descumprir leis ambientais.
  • Aceitação do público: cada vez mais, os consumidores querem saber a origem daquilo que estão comprando. Querem conhecer a marca, ficar por dentro de seus ideais e compreender se ela contribui com o meio ambiente ou se prejudica a natureza de alguma forma.
  • Melhoria das relações comerciais: atualmente, corporações de todos os portes dão preferência para fazer negócios com empresas que priorizem a gestão ambiental. Por isso, a adoção desse modelo de administração contribui para a melhoria das relações comerciais.

ISO 14000

ISO é a sigla para "International Organization for Standardization" ou, traduzindo, Organização Internacional para Padronização. Suas normas são aceitas internacionalmente como orientações importantes de boas práticas.

A série ISO 14000 é o conjunto de diretrizes para aplicação da gestão ambiental nas empresas.

Nesse sentido, o gestor ambiental será o responsável por organizar os procedimentos do trabalho de acordo com as normas da ISO e garantir que sejam os mesmos cumpridos na rotina organizacional.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

O mercado de trabalho para o gestor ambiental 

Após a formação no curso de Gestão Ambiental, o profissional é responsável pelo diagnóstico do impacto de atividades na natureza e pela prevenção de danos.

O Gestor Ambiental pode atuar como consultor ambiental independente ou contratado em ONGs, institutos de pesquisa, empresas de consultoria ambiental, empresas públicas e privadas, além de poder atuar nas áreas de certificação e auditoria, educação ambiental e pesquisa.

Encontra-se um amplo campo de atuação nas áreas da construção civil, agronegócio, área acadêmica, atividades em institutos de pesquisa e na elaboração de estudos e relatórios sobre impactos ambientais.

Nos últimos anos, aumentou a procura por profissionais capacitados para trabalhar com sustentabilidade, o que inclui os gestores ambientais.

O relatório Global Green Skills 2022 do LinkedIn mostrou que, no ano passado, pelo menos 10% dos anúncios de vagas na rede social tinham alguma habilidade relacionada à sustentabilidade como pré-requisito. Outra conclusão do documento foi o aumento da participação de “talentos verdes” nas empresas em 38,5% entre 2015 e 2022.

🔵 Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

O que faz um gestor ambiental?

A depender do seu local de trabalho e dos objetivos de sua contratação, o gestor ambiental pode exercer as seguintes atividades:

  • Propor uma exploração sustentável e consciente dos recursos naturais, buscando estabelecer um equilíbrio entre as práticas humanas e o meio ambiente;
  • Identificar e utilizar métodos e práticas que preservem ou reduzam os impactos à biodiversidade existente nos diferentes ecossistemas;
  • Fazer o uso consciente e sustentável dos recursos naturais dentro da indústria e dos processos produtivos;
  • Auxiliar a área administrativa de empresas, no planejamento e gestão de programas de reciclagem e de gestão de recursos;
  • Garantir o cumprimento de leis de gestão ambiental, realizando atividades de licenciamento junto a órgãos públicos;
  • Atuar em campo, realizando diagnósticos e coletando dados para a formulação de relatórios técnicos;
  • Desenvolver programas de pós-consumo, com o intuito de retirar do meio ambiente produtos, peças ou materiais que possam contaminar as águas e o solo;
  • Promover cursos sobre meio ambiente e sustentabilidade junto aos colaboradores, funcionários e fornecedores de uma empresa ou órgão público.

As atividades citadas acima são os exemplos mais comuns de atuação deste profissional.

Outra área de atuação é a de conscientização ambiental, na qual o gestor atua em programas de conscientização em escolas, empresas, ONGs e outras organizações, elaborando materiais educativos e orientando os cidadãos.

 

 

 

Quanto ganha um gestor ambiental?

O salário de um gestor ambiental varia de acordo com o cargo, o nível de senioridade do profissional e o porte da empresa.

Um profissional graduado em um tecnólogo em Gestão Ambiental ganha R$ 4.385,27, em média, segundo o site Salário.com.br, que levantou dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web entre junho de 2022 e junho de 2023. O teto salarial é de R$ 10.016,77.

Confira as faixas salariais médias do tecnólogo em Gestão Ambiental por nível de senioridade:

  • Gestor ambiental júnior: de R$ 3.998,79 a R$ 4.361,67
  • Gestor ambiental pleno: de R$ 4.276,43 a R$ 4.639,32
  • Gestor ambiental sênior: de R$ 4.758,05 a R$ 5.120,93

🔵 Leia também: Ciências Biológicas: o que faz, salário e como funciona a graduação

Áreas da Gestão Ambiental

Além dos lugares diversos para trabalhar, o gestor ambiental também pode atuar em diferentes áreas. Confira as principais:

1. Consultoria ambiental

O gestor ambiental pode ainda trabalhar como consultor, auxiliando empresas de todos os tipos na implementação de projetos e melhoria de processos produtivos. 

Ele é responsável por elaborar projetos de tratamento de efluentes, define planos de gerenciamento de resíduos e providenciar a documentação necessária para que a empresa ou empreendimento cumpra com as exigências dos órgãos ambientais.

O consultor ambiental também pode avaliar possíveis danos que possam estar presentes nos projetos empresariais. 

2. Certificação e auditoria

Fica a cargo do gestor ambiental investigar as regiões próximas às organizações, entender o comportamento da população e a qualidade de vida dessas pessoas: o que produzem, como produzem, qual a principal origem dos ganhos e com o que gastam.

Este especialista estuda formas sustentáveis de usar água, terra e vegetação, sem que afete o meio ambiente e a vida das pessoas que moram aos arredores do projeto, organização ou empreendimento em questão.

Um dos casos que representa a negligência e falta de profissionais qualificados é o rompimento da barragem de Brumadinho, desastre ambiental que ocorreu em 2019, deixou 270 mortos, 11 desaparecidos, contaminou solos, rios e ar, impactou a saúde e rompeu dimensões ecológica, sociais, culturais e econômicas da região.

3. Educação Ambiental

Se deseja seguir carreira na educação, esta é a área ideal para o seu perfil.

O curso de Gestão Ambiental forma responsáveis pela conscientização a preservação do meio ambiente. Esses ensinamentos são essenciais e devem estar permanentemente na grade curricular da educação básica.

As duas funções caminham em paralelo: para uma boa gestão ambiental, é preciso saber o que é educação ambiental e qual o seu papel na sustentabilidade.

4. Elaboração de políticas públicas

Na esfera pública, o profissional de Gestão Ambiental é responsável por criar políticas de preservação ao meio ambiente, bem como zelar para que sejam cumpridas.

5. Pesquisa

Após a conclusão do curso de Gestão Ambiental, o profissional especializado pode seguir carreira acadêmica em instituições de ensino, atuar na organização de projetos relacionados e educação ambiental em escolas públicas, privadas e também levar conhecimento a comunidades.

O Gestor Ambiental pode também trabalhar em institutos de pesquisas, buscando por inovações e soluções sustentáveis para o meio ambiente.

🔵 Leia também: Qual é a importância do método científico?

O gestor ambiental tem algum conselho de classe?

Os gestores ambientais ainda não possuem um conselho específico de classe para Gestão Ambiental (Bacharel/Tecnólogo). Por enquanto, a PL 2664/2011, que pede a regulamentação da profissão, está aguardando apreciação no Senado.

Contudo, os profissionais formados na área registram-se atualmente junto ao Conselho Regional de Administração (CRA) do estado em que atuam.

Os CRAs são a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo nas diferentes áreas da Administração, como é o caso do curso de Gestão Ambiental.

Perfil de estudantes do curso de Gestão Ambiental

O profissional de gestão ambiental desempenha o papel de administrador dos processos ambientais. Para essa função, portanto, é imprescindível que ele se interesse por gestão e goste de biologia, física e química.

Além disso, deve se manter atualizado sobre legislação, pesquisas científicas, novas tecnologias e debates relacionados à sustentabilidade que aparecem na mídia.

Afinal, como gestor ambiental, será necessário compreender aspectos econômicos, sociais e ambientais que podem repercutir no seu trabalho.

🔵Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

Como funciona o curso de Gestão Ambiental

A maioria das instituições de Ensino Superior oferecem o curso de Gestão Ambiental no formato de tecnólogo. O tecnólogo é caracterizado como um curso de graduação e está situado no nível de ensino superior.

Desse modo, após a conclusão do tecnólogo, o profissional está apto para iniciar uma pós-graduação – seja uma especialização, um mestrado ou um doutorado –, da mesma forma que os profissionais graduados em bacharelados e licenciaturas.

É possível encontrar esse curso nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

A duração do curso de Gestão Ambiental

Em geral, o curso tecnólogo de Gestão Ambiental tem duração de 2 anos. Essa duração pode variar de acordo com a universidade e com o ritmo que o estudante decide realizar o curso.

Grade curricular do curso de Gestão Ambiental

A formação em Gestão Ambiental prepara profissionais para planejarem, implementarem e coordenarem ações de preservação do meio ambiente nas empresas.

Dessa forma, a grade curricular, além de contemplar disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, prioriza conteúdos básicos ligados à Biologia, Química e gestão de recursos naturais.

As disciplinas variam entre as instituições de ensino superior, mas os conteúdos básicos da grade curricular do curso de Gestão Ambiental que devem ser abordados nas aulas são:

  • Biodiversidade;
  • Climatologia;
  • Ecologia;
  • Recursos hídricos;
  • Preservação do solo;
  • Descarte de resíduos e reciclagem;
  • Práticas administrativas de auditoria;
  • Gestão de riscos ambientais;
  • Gestão de projetos;
  • Avaliação de impactos;
  • Educação ambiental;
  • Direito e legislação ambiental;
  • Estatística.

As disciplinas do curso de Gestão Ambiental têm como principais objetivos da formação:

  • Capacitação para planejar e executar medidas de diagnóstico e recuperação de áreas degradadas;
  • Coordenação de equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental;
  • Conhecimento das práticas relacionadas à educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental.

🔵Leia também: Engenharia Ambiental: curso, onde fazer, profissão e mercado

Vale a pena fazer Gestão Ambiental EAD?

Ao contrário do que muita gente acredita, a Gestão Ambiental não está ligada apenas ao contato com a natureza. A atuação no mercado vai muito além disso, com conhecimentos jurídicos, fiscalização e técnicas para garantir a sustentabilidade.

Sendo assim, para trabalhar na área, a qualificação é fundamental, e ela é adquirida por meio da educação continuada. Portanto, vale a pena, sim, investir na graduação de Gestão Ambiental.

Com relação à modalidade de ensino a distância, você deve ter em mente que as vantagens são enormes. O EAD proporciona flexibilidade aos estudos, uma vez que o aluno tem a oportunidade de estudar onde quiser e nos horários que desejar.

O curso é 100% online e o estudante só precisa comparecer ao câmpus para a realização de provas. O ensino a distância também é mais acessível e econômico, já que não há a necessidade de deslocamento e despesas relacionadas a isso.

E, se você tem dúvidas quanto ao diploma, saiba que ele tem o mesmo peso do ensino presencial. O documento, inclusive, não discrimina a modalidade cursada.

Bem, falamos dos benefícios do curso EAD, mas é importante também abordar os desafios.

Por ser uma graduação que proporciona flexibilidade, é preciso ter disciplina e comprometimento para lidar com toda essa autonomia. Se você estiver disposto, portanto, não há o que temer.

Onde estudar Gestão Ambiental com bolsa de estudos

Agora que você já entendeu as vantagens e desvantagens de estudar Gestão Ambiental EAD, confira uma lista de instituições que oferecem esse curso com bolsa de estudos:

Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC e tiraram notas máximas na avaliação de qualidade da pasta. Por isso, não deixe de conferir os links e começar bem a sua carreira!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!