Como anda a maturidade digital da sua empresa?

Postado em 25 de jun de 2021
Loading...

Você sabe se a sua empresa tem maturidade digital?

Ter um negócio nesses moldes significa estar com o processo de transformação digital acelerado, muitas vezes devido a uma definição bem clara da estratégia digital e de treinamento para a capacitação de profissionais envolvidos nessa operação.

Um estudo feito pela Google com o instituto de pesquisas Boston Consulting Group mediu o nível de maturidade digital de algumas das maiores empresas do Brasil e os resultados foram positivos. A conclusão é de que fazer investimentos para essa mudança podem aumentar os lucros em até 20%.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura:

 

O que é maturidade digital

Maturidade digital é um termo utilizado para se referir à capacidade que uma instituição tem de competir em um ambiente digital de maneira efetiva. Para isso, ela vai precisar se adaptar a diversas inovações e conseguir responder às demandas adequadamente.

Aqui, é preciso deixar claro que transformação digital e maturidade digital não são a mesma coisa.

A primeira se refere à inclusão de novas ferramentas tecnológicas no planejamento estratégico da empresa para digitalizar os seus processos. A segunda, por sua vez, aponta em que nível o negócio consegue compreender e integrar todo o contexto digital estabelecido nos dias de hoje.

As empresas consideradas como nativas digitais — ou seja, que já nasceram nesse meio tecnológico — costumam ter muito mais facilidade para evoluir nesse contexto.

Isso não significa, porém, que um negócio mais tradicional não possa se desenvolver digitalmente. Na verdade, até seria um erro generalizar.

O que é preciso entender é que pode ser bastante desafiador promover a maturidade digital, independentemente da empresa e do ramo em que ela atua, o que até cria certa dificuldade de disseminar uma nova cultura.

O primeiro passo para implementar essas mudanças pode ser identificar em qual estágio de maturidade o negócio está e, a partir daí, fazer as mudanças necessárias.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como medir a maturidade digital de uma organização

Existem diversos modos de mensurar a maturidade digital de uma empresa, mas um dos mais dos mais é o da International Data Corporation (IDC), uma consultoria prestigiada internacionalmente.

A IDC considera que toda instituição pode ser posicionada em uma escala que vai de 1 até 5. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um desses níveis.

Nível 1

Nesse primeiro nível se encontram as empresas que até desejam implementar soluções digitais, mas somente para continuar as tarefas que já são desenvolvidas.

É o caso da maioria das organizações, que adotam a digitalização de documentos, por exemplo, mas apenas para facilitar o armazenamento e nada além disso.

Nesses casos, a mudança não é considerada como estrutural, ou seja, o objetivo aqui não é mudar o modo de atuação do negócio.

A meta é muito mais simples: aumentar a velocidade das tarefas como uma forma de ganhar em produtividade. Um dos grandes problemas, porém, é que quem permanece nesse nível geralmente perde espaço para a concorrência.

Nível 2

Quem está no segundo estágio são as empresas em que as soluções digitais ganharam um meio formal para serem adotadas. Ou seja, a tecnologia acaba servindo como uma base para a automação de vários processos internos.

Aqui, a instituição já entende que esses recursos de tecnologia são fundamentais em todos os processos, mesmo que não mudem a estrutura do negócio em si.

Como nenhuma empresa surge nessa fase, ela pode ser considerada como uma etapa de transição.

Normalmente, o negócio que está nela chegou nesse patamar apenas por pressão da concorrência. Somente com o tempo as iniciativas de inovação e os projetos mais disruptivos começarão a surgir.

🔵Leia também: 8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Nível 3

Nesse estágio, a empresa já passa a adotar a inovação como uma cultura e começa a usar a tecnologia como parte fundamental da estratégia de negócios.

Por conta disso, os profissionais tendem a se tornar mais colaborativos em diversos níveis — o que facilita a implementação de outras mudanças mais profundas.

Aqui, a instituição já consegue estruturar o processo de transformação digital com muito mais clareza e facilidade. Isso porque ela determina quais colaboradores serão os responsáveis por cada implementação, assim como os investimentos específicos que irão para cada área.

🔵Leia também: Conheça o Sistema B, movimento de empresas com propósito

Nível 4

No 4º nível, toda a infraestrutura da empresa passa a ser pautada na inovação e na tecnologia.

Alguns negócios até já nascem dentro desse contexto — como o Airbnb e a Uber — e apresentam modelos de negócio completamente disruptivos e extremamente tecnológicos.

Em uma análise mais profunda, é possível chegar à conclusão de que outras empresas conseguiram alcançar esse estágio com o tempo, como é o caso da Netflix. Isso só nos mostra que essa etapa pode nascer como parte vital de uma marca ou ser construída aos poucos de acordo com as necessidades do mercado em que ela está inserida.

A Uber já alcançou o nível 4 de maturidade digital. Créditos: Charlesdeluvio/Unsplash.A Uber já alcançou o nível 4 de maturidade digital. Charlesdeluvio/Unsplash.

Nível 5

Na etapa de número 5, as empresas já conseguem transpor toda e qualquer barreira e passam a liderar a inovação no mundo — seja ao abrir mercados totalmente novos e inexplorados ou ao reconfigurar um tipo de serviço.

A Google e a Apple são os exemplos mais óbvios disso, já que ambas estão trabalhando constantemente com o que existe de mais avançado quando o assunto é a inovação.

Aqui, é importante frisar que, em relação à transformação digital, a máxima de que “o céu é o limite” é bastante verdadeira. Isso porque não é possível afirmar que a quinta etapa seja a última nesse tipo de escada ascensional. O que podemos dizer é que ela é, até o momento, a fase mais evoluída nesse aspecto.

Entrada da Google em Sunnyvale, na Califórnia. A big tech é um exemplo de nível 5 de maturidade digital. Créditos: Greg Bulla/Unsplash.A Google é um exemplo de nível 5 de maturidade digital. Greg Bulla/Unsplash.

Ajude sua empresa a alcançar a maturidade digital!

Para que uma empresa tenha maturidade digital, não basta que ela utilize diversos sistemas para controlar processos internos. É preciso que todas as pessoas envolvidas — como os colaboradores, fornecedores e clientes — estejam integradas nessa transformação.

Em relação à parte que cabe aos profissionais, também vale o investimento em conhecimento de acordo com as aptidões profissionais de cada um.

Uma das maneiras mais simples e diretas de chegar a esse resultado é com uma especialização na área de negócios e marketing, que traz na grade curricular conteúdos relacionados à análise de cenários, marketing 4.0 e data driven marketing.

Viu só como a maturidade digital é importante para qualquer empresa?

Esse é o caminho para ter novos insights e buscar por modelos diferentes de negócios para ter uma operação mais eficaz.

Para participar dessa transformação de maneira mais ativa, vale a pena investir em conhecimento. Lembre-se disso!

Acompanhe o Blog do EAD para mais artigos sobre carreira e mercado de trabalho:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!