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Millennials e Geração Z: o que o profissional de marketing precisa saber

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Millennials e Geração Z: o que o profissional de marketing precisa saber

Mariana Bortoletti
Por Mariana Bortoletti em Apr 20, 2022 12:15:00 AM | 16 min de leitura

Nos últimos anos, muito se tem ouvido sobre Millennials e Geração Z. Mas você sabe como esses dois grupos afetam a cultura e o setor de consumo? 

Os Millennials e a Geração Z são grupos geracionais. 

Este é um conceito da sociologia que define grupos de pessoas nascidas no mesmo período e que compartilham o mesmo contexto, experiências sociais e causam um mesmo impacto. 

Os Millennials e Geração Z não são as únicas gerações a existirem. 

Antes delas, nós conhecemos a Geração X (1965 a 1980), os Baby Boomers (1946 a 1964) e ainda iremos conhecer a Geração Alpha, as crianças nascidas entre 2012 e 2020. 

Cada uma dessas gerações tem valores próprios, costumes e comportamentos próprios, além de poder ser classificada de acordo com características únicas. 

Além disso, elas também tiveram impactos muito importantes nos movimentos sociais e na criação dos valores das gerações seguintes. 

Por isso, não é de hoje que enxergar as gerações é importante para a comunicação e o consumo.  

Se você trabalha com vendas e marketing, precisa entender a diferença entre eles, como se comunicar com cada um e por que isso é importante. 

Você vai conferir:

Quem são os Millennials?
Quem faz parte da geração Z?
As diferenças de consumo entre Millennials e Geração Z
9 cursos para se destacar na área de comunicação e marketing
Conclusão

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Quem são os Millennials? 

Os Millennials, que também podem ser chamados de Geração Y, são um grupo geracional formado por pessoas nascidas desde o início da década de 1980 até o final dos anos 1990. 

Existem institutos de pesquisas que dizem que os Millennials são os nascidos entre 1981 e 1996, porém também existem institutos que fixam as datas de 1982 e 2004 como o intervalo. 

Mas independentemente de quando se fixa o limite para alguém ser considerado um Millennial, parte essencial dessa geração é sua experiência na virada de milênio e proximidade com a internet. 

Tanto que muitas pessoas chamam a Geração Y de “geração da internet” ou “geração do milênio”. 

Os Millennials nasceram e cresceram junto com o boom da internet e isso traz algumas características fortes para o grupo, como a atração por avanços tecnológicos, comunicação sem fronteiras e informações vindas de todos os lados. 

Eles também experimentaram alta urbanização, facilidade material e prosperidade econômica. 

O que pode dar a impressão de que Millennials são uma geração “mimimi” e que esperam prêmios cada vez que fazem o mínimo.  

Porém, a verdade é que essa é uma geração que cresceu em um mundo de extrema competição intelectual e que se transformou economicamente de maneira negativa, o que trouxe um sentimento geral de frustração. 

Quem faz parte da geração Z? 

A Geração Z veio depois dos Millennials e é formada por pessoas nascidas entre 1996 e 2012. 

O que mais marca essa geração é que seus indivíduos são totalmente nascidos em um mundo conectado à internet e com facilidade de acesso à informação. 

Por isso, uma das características mais fortes dos Zoomers, como também podem ser chamados, é serem nativos digitais. 

Além disso, a Geração Z também é muito mais adepta à abertura social das tecnologias. 

Ao contrário dos Millennials, que cresceram em um mundo de estabilidade econômica, a Geração Z cresceu em meio à recessão e a outros problemas, como a crise climática. 

Por conta desse contexto, os Zoomers são pessoas mais tolerantes à diferença, estão moldando a maneira como falamos sobre expressão sexual nos dias de hoje e tem uma forte visão política. 

As diferenças de consumo entre Millennials e Geração Z 

Apesar de as semelhanças entre Millennials e Geração Z serem grandes, já que ambas cresceram conectadas, existem muitas diferenças que profissionais de marketing não podem ignorar. 

Millennials 

Para os Millennials, o sentimento de comunidade e o relacionamento entre pessoas são valores marcantes. E eles se apegam à internet por ela proporcionar esse sentimento. 

Entre os Millennials, 47% disse que a única coisa sem a qual não consegue viver é a internet. 

Eles são muito mais apegados à experiência de uma compra do que ao produto em si, então costumam apoiar marcas que tem esses valores. 

Além disso, a Geração Y busca por ferramentas digitais que ajudem no dia a dia. Ou seja, a tecnologia e a conectividade é tudo para eles. 

Quanto ao consumo, os Millennials representam mais da metade dos compradores online. 54%, segundo a UPS. 

Eles utilizam smartphones para isso, analisam avaliações e depoimentos antes de comprar e mudariam de varejista ou lojista se tivesse uma experiência negativa.

Millennials e Geração Z - quais são as diferenças de consumo

Geração Z 

Já os integrantes da Geração Z tem uma visão um pouco diferente dos Millennials sobre consumo. Para eles, o mais importante é que uma marca se alinhe com seus valores pessoais. 

Além disso, como são mais críticos e políticos, os Zoomers querem ficar sabendo de onde vêm os produtos que estão consumindo, se a empresa é ética e qual é o impacto no meio ambiente. 

Por isso, a Geração Z não tem medo de falar contra marcas, se perceberem algo errado. 

Eles também são bastante adeptos do Do it Yourself, ou seja, eles costumam colocar a mão na massa para fazer algo e não hesitam em comprar de brechós ou briques. 

Esse grupo é muito mais protetivo com seus dados também, sendo que menos de um terço, em uma pesquisa da IBM, se disse confortável em compartilhar dados com empresas. 

45% deles disse escolher marcas ecologicamente corretas, 52% diz que usa o celular para fazer comparações entre preços e produtos e, em total discordância com os Millennials, eles gostam de fazer compras em lojas físicas. 

9 cursos para se destacar na área de comunicação e marketing 

E agora que você já entendeu quais são as principais diferenças de consumo entre Millennials e Geração Z, chegou a hora de colocar sua estratégia de comunicação em prática. 

Para isso, queremos convidar você a conhecer 9 cursos de pós-graduação EAD na área de comunicação e marketing do UNIFSA que vão ajudá-lo. 

Nosso formato +Carreira EAD permite que você tenha uma aprendizagem mais flexível e que conversa diretamente com o mercado de trabalho. 

E isso acontece através de múltipla certificação, abordagens ativas e acompanhamento de carreira.  

Na Pós +Carreira EAD UNIFSA, você conquista um certificado intermediário de extensão a cada 3 meses, acrescentando mais linhas ao seu currículo antes mesmo da conclusão de curso. 

Ao final, você recebe seu certificado de especialista. 

Durante a pós-graduação, você também recebe o aconselhamento de carreira por parte de um profissional, o que ajuda a escolher o melhor caminho para você.  

Confira os cursos de pós-graduação em comunicação e marketing que oferecemos: 

Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0 EAD 

Esta é uma especialização para capacitar você de forma estratégica e atualizada a uma nova visão do mercado e da indústria, introduzindo e aprofundando no modelo de Indústria 4.0. 

Veja a grade curricular neste link. 

Big Data e Marketing EAD 

Esta pós-graduação EAD em Big Data e Marketing dará para você uma base essencial de dois nichos em crescimento constante: dados e estratégias de marketing. 

Aprenda a utilizar ambos e formular estratégias nas quais eles se complementam. Confira os detalhes clicando aqui. 

Gestão de Comunicação em Instituições Públicas EAD 

Neste curso de especialização em Gestão de Comunicação em Instituições Públicas EAD, você aprenderá estratégias efetivas para desenvolver uma comunicação clara, concisa e eficiente nas instituições públicas. 

Veja a grade curricular e demais informações acessando esta página. 

Gestão e Marketing em Esporte e Lazer EAD 

Com a pós-graduação de Gestão e Marketing em Esporte e Lazer EAD você dominará as estratégias voltadas ao segmento de esportes e lazer. 

Aprenderá as particularidades dos negócios do setor, como hotéis, clubes esportivos e academia, além de desenvolver técnicas de criatividade, gestão/liderança e comprometimento organizacional. 

Veja detalhes neste link. 

Marketing de Experiência EAD 

Na especialização em Marketing de Experiência EAD, você se tornará especialista em estratégias de experiência do usuário. 

Aprenda a importância e como estimular emoções, provocar mudanças e revolucionar a perspectiva de possíveis clientes, tudo com um marketing inovador e assertivo. 

Confira todas as informações clicando aqui. 

Marketing Digital para E-Commerce EAD 

A pós-graduação em Marketing Digital para E-Commerce EAD do UNIFSA é uma especialização com foco nas estratégias de vendas e divulgação para negócios digitais, que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. 

Entenda tudo sobre anúncios online, canais de comunicação, suporte, redes sociais e muito mais. Clique aqui para ver a grade curricular. 

Marketing Para Pequenas e Médias Empresas EAD 

O curso de pós-graduação EAD em Marketing para Pequenas e Médias Empresas é uma excelente especialização para você, empreendedor ou profissional de marketing, que deseja expandir seu negócio, alcançar mais clientes e, claro, lucratividade. 

Nesta página, você confere a grade curricular e demais informações. 

MBA em Marketing, Criatividade e Inovação EAD 

Este MBA em Marketing, Criatividade e Inovação EAD do UNIFSA é uma especialização que tem como objetivo principal te especializar para atuação plena na área de negócios, lidando diretamente com criatividade e inovação dentro de setores de comunicação, marketing e administração. 

Conheça todas as informações neste link. 

Neuromarketing EAD 

Você vai aprender sobre o processo de absorção de informações do cérebro humano, dominando técnicas e ferramentas essenciais para estimular a mente a favor de ações de marketing para múltiplas finalidades. 

Se torne referência no nicho em que atua e seja sempre reconhecido pela assertividade profissional. Comece sua especialização clicando aqui. 

Conclusão 

Chegando ao final deste conteúdo, esperamos que a importância dos grupos geracionais para o marketing tenha ficado clara para você, assim como as diferenças entre Millennials e Geração Z. 

Leia também: 

 

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