Veja dicas de como mudar de carreira depois da maternidade

Postado em 11 de fev de 2021
Loading...

A maternidade é uma fase transformadora na vida de qualquer mulher.

Poder participar do seu desenvolvimento de uma criança, escutar as primeiras palavras e ver os primeiros passinhos se tornam prioridades na maternidade. Durante essa fase, também existe a descoberta de novas habilidades e vocações.

Por isso, muitas mães buscam mudar de carreira.

Se essa situação está acontecendo com você, deve estar se perguntando como mudar de carreira agora? Afinal, para investir em uma nova profissão é preciso ter tempo e dedicação para além daqueles dedicados à família.

E, sim, conciliar a maternidade com a vida profissional é difícil, mas não é impossível.

Por isso, trouxemos dicas de transição de carreira para mães neste artigo. Aqui, você vai entender o que considerar antes de mudar de carreira e como fazer esse processo com tranquilidade.

Confira:

  1. Desenvolva o autoconhecimento
  2. Analise as vantagens e desvantagens
  3. Busque conhecimento e informação
  4. Faça uma reserva financeira
  5. Converse com profissionais da área de interesse

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Desenvolva o autoconhecimento

Antes de tudo, é preciso descobrir se você deseja mesmo mudar de carreira.

Pode ser que você esteja se sentindo insatisfeita com a profissão que tem agora, mas será que não é apenas cansaço pela mudança de rotina? Ou será que não é a função que você exerce? Ou, ainda, a empresa na qual você trabalhar?

A insatisfação pode ter raízes diversas. Por isso, o primeiro passo na jornada da mudança de profissão é o autoconhecimento. Você precisa analisar a sua situação e a sua percepção de si.

Analise o que a faz feliz e o que a faz triste na atual profissão, quais são os seus objetivos de vida e o que você precisa fazer para alcançá-los. Identifique o que gosta de fazer e o que não gosta, ou seja, adquira consciência sobre as suas preferências e competências.

Ao desenvolver o autoconhecimento você terá uma visão mais clara do tipo de profissional que você é e do que precisa aprimorar. Muitas vezes, por falta de autoconhecimento muitas pessoas se tornam desmotivadas e improdutivas no trabalho.

Para que isso não aconteça com você, analise também quais são suas habilidades, seus pontos fortes e suas fraquezas, seus sonhos, limitações, medos e suas expectativas de vida.

Pense naquilo que te deixa motivada todos os dias, em quais atividades você se sente mais produtiva e em quais não se sente.

Alcançar o autoconhecimento não é algo que vem do dia para a noite, demanda tempo e reflexão. Então, se precisar, busque ajuda com psicólogos, esses profissionais disponibilizam ferramentas e técnicas que podem ajudar você a se autoconhecer.

2. Analise as vantagens e desvantagens

Tomar uma decisão precipitada ou que não seja a mais adequada no momento pode ser frustrante e acabar prejudicando você.

A mudança de carreira é desafiadora, pode trazer benefícios e vantagens, mas precisa ser muito bem pensada antes. Portanto, faça um planejamento e analise bem sua vida profissional para descobrir o que realmente está levando você a pensar em como mudar de carreira.

Olhe seus prós e contras de continuar na atual profissão e compare-os com os prós e contras de sair. Comece respondendo, por exemplo:

  • É a hora certa de uma mudança de profissão e por quê?
  • Meu emprego atual oferece condições para me dedicar a maternidade e carreira?
  • Eu estou estimulada o suficiente para continuar nessa profissão?
  • Quero trabalhar mais e receber mais ou diminuir a carga horária e me dedicar à família?
  • Terei tempo para conciliar vida profissional com familiar?
  • Vou perder mais se sair ou se eu ficar na atual carreira?
  • Outras empresas oferecem benefícios às mães, como menor carga horária?
  • Qual salário que pretendo receber?

Responda a essas perguntas e depois analise se realmente essa é a hora certa de mudar ou se você está apenas passando por uma fase de incertezas devido à sensibilidade da maternidade.

Depois de analisar os prós e contra, converse com seu cônjuge e rede de apoio. É importante envolver essas pessoas na decisão, afinal, você vai trocar de rotina e elas também serão impactados com a mudança.

Converse e escute a opinião delas, mas lembre-se: esta é uma decisão muito pessoal, de nada adianta ter várias vantagens no emprego atual, mas estar infeliz consigo mesma.

 

 

 

3. Busque conhecimento e informação

Se você está certa de que mudar de carreira é a opção correta, então comece buscando conhecimento e informação sobre a área que quer seguir.

Comece avaliando seu currículo, verifique se suas certificações ainda são válidas e se sua formação acadêmica está de acordo com a nova carreira.

Senão, considere a possibilidade de voltar a estudar, especialmente se a profissão desejada estiver bem distante da sua formação original. Dependendo do trabalho almejado, você precisará fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação.

Além disso, procure participar de palestras, feiras e seminários com profissionais da área, e leia sites, blogs e revistas que abordam as tendências do setor.

Investir em educação antes de seguir a nova área de atuação garante que a mudança de carreira seja menos brusca, minimiza as chances de erro, adquire uma estrutura qualificada e garante que a transição ocorra de uma forma acertada.

Aproveite, também, para pesquisar sobre as melhores profissões para mulheres que conciliam maternidade e carreira, analise o mercado de trabalho, carga horário, salário e quais os benefícios oferecidos por lei.

4. Faça uma reserva financeira

Além de estar preparada emocionalmente, é preciso levar a situação financeira em consideração na hora de mudar de carreira também.

Lembre-se, resultados indesejados podem acontecer, então, esteja preparada. Além disso, há a necessidade de estar preparada para a possibilidade de ganhar menos do que se recebe atualmente — pelo menos no início da nova profissão.

Ter uma reserva financeira é a melhor forma de encarar uma nova carreira com tranquilidade e se manter durante o tempo de transição, então o ideal é que a reserva sirva para cerca de 1 ano.

Sabemos que com a chegada filhos as despesas dobram, então o ideal é que você faça um diagnóstico financeiro, para saber exatamente quanto recebe e gasta por mês.

Com o diagnóstico em mãos, você vai saber onde pode economizar dinheiro para fazer sua reserva financeira e dar iniciar a nova carreira. Se tiver dívidas, se planeje para acabar com elas imediatamente e procure não fazer investimentos arriscados ou empréstimos.

Se seu plano for fazer uma pós-graduação, mesmo que seja para iniciar no próximo ano, comece a economizar desde agora. Quanto antes você começar a economizar, melhor será, afinal, mesmo pequenas quantias poupadas mensalmente fazem grande diferença em médio e a longo prazo.

🔵 Leia também: Trabalhar na internet: ideias, vantagens e como começar

5. Converse com profissionais da área de interesse

Por fim, se você já tem em mente a carreira que quer seguir, dedique-se a conhecê-la na prática!

Para isso você vai precisar ter paciência, informação e orientação. Procure conversar com profissionais que atuam na área escolhida, isso vai ajudar a esclarecer dúvidas, eliminar mitos e entender como é a verdadeira realidade da profissão.

Quanto mais bem informado estiver sobre a nova carreira, menores serão as chances de erros.

Se estiver estudando, converse também com seus professores e coordenadores de curso, fale sobre sua decisão de mudar de profissão e sobre a maternidade, eles poderão dar dicas e conselhos nessa fase de escolha.

Na conversa com profissionais da área de interesse, não tenha vergonha de ser curiosa e faça perguntas como média salarial, como é o dia a dia da profissão e o que fez o profissional escolher essa área de atuação.

Além de adquirir conhecimento, uma conversa produtiva com profissionais pode trazer incentivo e ajudar a construir uma rede de contatos, o que é fundamental nesse momento.

O networking, quando usado com eficiência, pode ser decisivo na hora de mudar de profissão ou simplesmente se tornar um profissional de destaque na sua área de atuação.

Mas, caso não conheça ninguém que trabalhe na área para conversar, a internet e o LinkedIn são ótimos aliados na hora de aprender sobre profissão, pois muitos profissionais fazem relatos de experiência em fóruns de discussão, notícias, vídeos etc.

Temos certeza de que isso vai ajudar na decisão e no planejamento da sua mudança de carreira.

E então, o que você achou dessas dicas? Sabemos que mudar de carreira tendo uma criança em casa não é nada fácil, mas com planejamento e cuidado, você vai conseguir!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!