O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Postado em 25 de out de 2021
Loading...

Se você está estudando para o Enem, certamente já se deparou com o conteúdo de níveis tróficos. 

Eles são uma constante entre as questões de biologia no Exame Nacional do Ensino Médio e, por isso, um conteúdo que você precisa ter na ponta da língua. 

Em resumo, os níveis tróficos são os grupos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes e conseguem seu alimento seguindo um mesmo padrão de passos. 

Existem três níveis tróficos e eles estão presentes dentro da cadeia (ou teia) alimentar. 

Neste artigo, nós vamos investigar o que são os níveis tróficos, como eles funcionam e como esse assunto aparece dentro da prova de Ciências da Natureza no Enem. 

Você vai conferir:

 

O que é a cadeia alimentar? 

Dentro do entendimento da biologia, a cadeia alimentar é a relação que se estabelece entre a energia que os seres vivos utilizam para sobreviver. 

Isso significa que ela fala sobre as relações que se fazem necessárias para que um ser vivo busque e encontre a energia que precisa por meio da alimentação. 

Em outras palavras, de forma mais simples, a cadeia alimentar fala sobre como um ser vivo acaba servindo de alimento para outro, ou outros, ser vivo. 

Além do conceito da cadeia alimentar, também fala-se sobre a teia alimentar. 

Enquanto as cadeias alimentares se limitam a abordar a relação alimentícia entre os seres vivos, as teias alimentares iriam além, referindo-se ao conjunto de cadeias que formam um ecossistema. 

Dentro das teias alimentares, então, as cadeias alimentares se complementariam e ajudariam a equilibrar o meio ambiente. 

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Os níveis tróficos 

Por sua vez, dentro das cadeias alimentares se encontram os níveis tróficos, ou níveis alimentares. 

Os níveis tróficos são os grupos formados por seres vivos que possuem hábitos de alimentação bastante parecidos e que seguem o mesmo tipo de processo para se alimentar. 

Para entendermos a relação entre estes níveis, primeiro precisamos falar sobre a classificação dos seres vivos de acordo com sua forma nutricional: 

  • Autotrófico: são seres que sintetizam o próprio alimento. Ou seja, eles fazem a conversão de material inorgânico em matéria orgânica na presença da luz solar. Um ótimo exemplo são os vegetais e suas folhas clorofiladas. 
  • Heterotrófico: já estes seres não são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles precisam adquirir sua energia através do seu hábito alimentar. Bons exemplos são os seres humanos, que precisam adquirir energia através de outros seres. 

A relação que se estabelece entre os níveis tróficos dentro da cadeia alimentar depende dessa classificação e ela se manifesta em ciclo. 

Por exemplo, a cadeia sempre começa um organismo autotrófico, que será consumido por um organismo heterotrófico de forma primária, secundária, terciária e assim sucessivamente. 

Por isso, quando um ser dentro do ciclo é extinto, todo o ciclo está ameaçado. 

exemplo de cadeia alimentar, onde o fitoplâncton representa o nível trófico dos produtores, o Krill representa o consumidor primário, o Pinguim é o consumidor secundário e a foca é o consumidor terciário. Os decompositores não aparecem na imagem, mas eles estão presentes em todos os passos do processo.

Na imagem: exemplo de cadeia alimentar, onde o fitoplâncton representa o nível trófico dos produtores, o Krill representa o consumidor primário, o Pinguim é o consumidor secundário e a foca é o consumidor terciário. Os decompositores não aparecem na imagem, mas eles estão presentes em todos os passos do processo. Fonte: mundoeducacao.uol.com.br 

🔵 Leia também: Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Os 3 níveis tróficos  

Assim como as cadeias alimentares ajudam a tornar a teia alimentar mais equilibrada, os níveis tróficos ajudam a equilibrar a cadeia alimentar. 

Por isso, existem três papeis que um ser vivo pode cumprir dentro da cadeira alimentar de acordo com sua forma nutricional que dão nome aos níveis tróficos: produtor, consumidor e decompositor. 

1 Produtores

No primeiro nível trófico estão os organismos produtores, aqueles que ocupam a base da cadeia alimentar e que iniciam todo o ciclo. 

Eles são seres autotróficos, ou seja, capazes de produzir o próprio alimento. 

Bons exemplos de organismos produtores são as plantas de folhas clorofiladas, como dissemos acima, cianófitas, que são algas azuis e verdes, e determinadas bactérias. 

2 Consumidores

No segundo nível trófico estão seres heterotróficos que dependem dos organismos produtores para poder adquirir energia e sobreviver. 

Dentro deste nível, existe uma outra classificação. 

O organismo consumidor pode ser primário, secundário ou terciário de acordo com sua distância, na escala da cadeia alimentar, do organismo produtor. 

Por exemplo, o consumidor primário se alimenta do produtor, o secundário se alimenta do primário, o terciário se alimenta do secundário e assim por diante. 

Bons exemplos de organismos consumidores são seres invertebrados e vertebrados no geral. 

🔵 Leia também: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

3 Decompositores

Por fim, no terceiro nível trófico estão os organismos decompositores. 

Eles também são heterotróficos, porém, diferente dos organismos consumidores, eles realizam o processo de decomposição, assumindo um papel diferente na cadeia alimentar. 

A função destes organismos é decompor matéria orgânica, garantindo que alguns dos nutrientes presentes nos restos de seres vivos retornem ao ambiente. 

Exemplos são bactérias e fungos. 

🔵 Leia também: O que cai em Ecologia no Enem?

Questões do Enem sobre níveis tróficos para praticar  

E agora que você já tem um bom panorama sobre o que são os níveis tróficos, vamos entender como esses conteúdos aparecem no Enem.  

Abaixo, trouxemos algumas questões que já caíram no Enem e abordam este assunto. As respostas, você encontra na conclusão deste artigo. 

E se você quiser aprofundar ainda mais a sua prática, confira todas as provas e gabaritos das edições anteriores do Enem. 

Conferir as provas antigas uma ótima maneira de entender o que cai de conteúdo no Exame Nacional do Ensino Médio, mas também de treinar seu tempo de resposta. 

Questão 1 – Enem 2011 

Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

questao enem niveis troficos

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de: 

a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.

Questão 2 – Enem 2012 

A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.

questao 2 enem niveis troficos

A função interativa I representa a proporção de  

a) herbivoria entre P1 e P2.
b) polinização entre P1 e P2.
c) P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.
d) P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.
e) Energia de P1 e de P2 que saem do sistema.

Questão 3 – Enem 2016 

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica. 

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição? 

A) Fitoplâncton.
B) Zooplâncton.
C) Moluscos.
D) Crustáceos.
E) Peixes.

Conclusão 

Esperamos que, ao chegar ao final deste artigo, as suas dúvidas sobre o que são níveis tróficos e como eles aparecem no Enem tenham sido esclarecidas.  

Veja agora o gabarito das questões acima: 

  • Questão 1 – Alternativa C 
  • Questão 2 – Alternativa D 
  • Questão 3 – Alternativa A 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.