Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Enem

O que cai em Ecologia no Enem?

Enem

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Enem

O que cai em Ecologia no Enem?

Por EAD UNIFSA em May 25, 2022 12:15:00 AM | 8 min de leitura

Você sabia que a ecologia é um dos assuntos que mais caem no Enem? Segundo um levantamento, em 2011, por exemplo, das 19 questões de biologia, 8 eram sobre ecologia.

Isso significa que se tem um assunto que você não pode deixar de estudar para ir bem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologia é ecologia.

Pensando em ajudar você, trouxemos neste artigo uma listagem sobre o que cai em ecologia no Enem, além de dicas sobre o assunto e questões para praticar.

Você vai conferir:

O que é Ecologia?
O que mais cai de ecologia no Enem?
Como a ecologia pode aparecer na redação
Principais conceitos de ecologia
Questões do Enem sobre Ecologia
Conclusão

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

O que é Ecologia?

A ecologia é um estudo que se encontra dentro da biologia, e seu foco é a relação entre todos os seres vivos, seja entre si próprios ou com o meio ambiente.

Ecologia é uma palavra que vem do grego, derivando de Oikos (casa) + Logos (estudo), o que significa que a palavra se traduz para “estudo da casa”.

Dessa forma, a ecologia é uma ciência que pode ser entendida como o estudo do sistema formado por todos os seres vivos que se relacionam com o planeta que chamados de casa.

Partindo deste princípio, não é possível entender a ecologia como um estudo isolado, algo que não tem relação com outras disciplinas ou outras ciências.

Pelo contrário, para realmente entender a ecologia, é preciso conhecer outras áreas de estudo da biologia, como genética, evolução, anatomia, fisiologia, etc.

A importância do estudo da ecologia está em compreender melhor como espécies se relacionam entre si, como mantém essas relações e como elas funcionam dentro de um mesmo ambiente.

Tendo essa noção, é possível entender qual é o impacto de uma única espécie em um ambiente e o que aconteceria caso aspectos desse sistema fossem alterados, seja por ação humana ou não.

O que mais cai de ecologia no Enem?

Ecologia é um dos temas que mais aparece entre as questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Entre 2009 e 2021, questões de cunho ecológico apareceram em todas as edições do Enem. Sendo que em 2011, as questões de ecologia representaram quase 50% da prova de biologia.

Segundo o site Stoodi, o que mais cai em ecologia é o seguinte:

  • Impactos ambientais;
  • Efeito estufa;
  • Ocorrência de chuvas ácidas;
  • Eutrofização;
  • Introdução de espécies exóticas em outros ambientes;
  • Lixões;
  • Aquecimento global;
  • Preservação ambiental;
  • Agroflorestas;
  • Cadeias alimentares;
  • Relações ecológicas;
  • Mutualismo.

Dentro de cada um desses temas, podem entrar outras questões.

Como, por exemplo, dentro de questões sobre preservação ambiental pode-se trazer assuntos como a relação da humanidade com o lixo que produz.

Em 2016, uma das questões trouxe, justamente, uma reflexão sobre as tecnologias de biodegradáveis e biodigestores.

Também pode aparecer o branqueamento dos corais e os processos de sucessão ecológica.

Seguindo esta lógica, questões sobre impacto ambiental também podem trazer reflexões sobre as consequências das ações do homem sobre o equilíbrio ecológico e seus efeitos na cadeia alimentar.

Nesse tipo de questão, o essencial é estar por dentro de assuntos atuais, saber o que se tem descoberto e inovado na área, além de acompanhar as notícias.

Outros assuntos da listagem podem ir mais para o lado da verificação de conceitos.

Por exemplo, o tópico de agroflorestas pode ser cobrado por meio de conceitos de agroecologia, assim como as cadeiras alimentares, que aparecem para reconhecimento e interpretação.

Não deixe de estudar os biomas!

É importante dizer que, embora os assuntos listados possam aparecer se referindo a qualquer ecossistema existente no mundo, o mais comum é que eles referenciem a realidade brasileira.

Portanto, não deixe de também estudar os biomas brasileiros.

Nesta listagem entram a mata atlântica, os pampas, a caatinga, o cerrado, o pantanal, a floresta amazônica e ecossistemas específicos, como os manguezais.

Como a ecologia pode aparecer na redação

Como você deve ter percebido, a ecologia é um tema bastante extenso.

E além de ter ampla importância dentro da biologia, ela também tem relações intrínsecas com outras áreas do conhecimento.

Por conta disso, e por sua proximidade com assuntos da atualidade, é possível que a ecologia apareça no Enem também como tema de redação.

Por isso, é essencial que, além dos conceitos próprios da área, você também esteja por dentro de discussões atuais sobre ecologia e compreenda os impactos de problemas ambientais.

Até o presente momento, a ecologia já apareceu duas vezes entre os temas de redação do Enem, nos anos de 2001 e 2008. Confira:

  • Enem 2008 - Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.
  • Enem 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

Como a ecologia pode aparecer em outras questões

E pelos mesmos motivos apresentados acima, pode ser que a ecologia também apareça em questões de outras provas do Enem.

Além das questões de biologia, é possível que questões de geografia, química e história abordem temas ecológicos como contexto.

E para estar pronto para esta situação, estude o que é a ecologia e como os seres vivos se relacionam, especialmente focando na influência do ser humano no ambiente.

O que cai de Ecologia no Enem? - conceitos, exercícios e conteúdos

Principais conceitos de ecologia que aparecem no Enem

E agora que você já entendeu o que é ecologia e que cai em ecologia no Enem, vamos relembrar alguns dos conceitos mais utilizados na área e que podem aparecer na prova.

Tendo esses conceitos na ponta da língua, você consegue responder as principais questões e entender o contexto de diversas outras.

Confira os principais conceitos de ecologia que aparecem no Enem:

  • Biosfera: é o conjunto formado por todos os ecossistemas do planeta.
  • Biótopo: é o local onde encontramos uma comunidade.
  • Cadeia alimentar: é a representação linear das relações alimentares que existem entre determinados organismos.
  • Ciclo biogeoquímico: são processos físicos, químicos e biológicos envolvidos na circulação dos elementos químicos no planeta e nos organismos vivos.
  • Componentes abióticos: são todos os fatores físicos e químicos encontrados em um ambiente.
  • Componentes bióticos: são todos os seres vivos encontrados em um ambiente.
  • Comunidade: é o conjunto de diferentes populações existentes em uma área.
  • Consumidores: são organismos que se alimentam de outros seres vivos, ou seja, seres heterotróficos.
  • Decompositores: são seres vivos que se alimentam de restos de outros seres vivos, ou seja, retiram seus nutrientes da decomposição da matéria orgânica.
  • Ecossistema: é um sistema estável onde é possível observar seres vivos interagindo entre si e com o meio, ou seja, com seus fatores químicos e físicos.
  • Espécie: reúne seres vivos capazes de cruzar entre si e produzir descendentes férteis em condições naturais.
  • Habitat: é o local onde determinado organismo vive.
  • Nicho: é o papel de uma espécie em um ecossistema, referindo-se aos seus hábitos de vida, predadores, reprodução, tipo de alimentação, etc.
  • Nível trófico: é a posição que um organismo ocupa em uma determinada cadeia alimentar.
  • Pirâmide ecológica: são diagramas que podem representar a biomassa, energia ou quantidade de organismos em cada nível trófico.
  • População: é o grupo de seres vivos de uma mesma espécie que vive em uma determinada região.
  • Produtores: são organismos capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos.
  • Relações ecológicas: são interações entre os seres vivos de uma determinada região. Podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre espécies diferentes.
  • Teia alimentar: é a representação das relações alimentares que existem em um determinado ambiente.

Questões do Enem sobre Ecologia para você praticar

Nós reunimos aqui algumas questões de ecologia que já caíram em edições passadas do Enem para você treinar. As respostas se encontram na conclusão deste artigo.

Questão 1 - ENEM 2015

A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

a) eutrofização

b) proliferação de algas

c) inibição da fotossíntese

d) fotodegradação da matéria orgânica

e) aumento da quantidade de gases dissolvidos

Questão 2 - ENEM 2016

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

a) núcleo

b) mitocôndria

c) peroxissomo

d) complexo golgiense

e) retículo endoplasmático

Questão 3 - ENEM 2017

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?

a) fitoplâncton

b) zooplâncton

c) moluscos

d) crustáceos

e) peixes

Questão 4 - ENEM 2016

Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.

Um exemplo de tal processo é o(a)

a) desenvolvimento embrionário

b) reprodução sexuada

c) respiração aeróbica

d) excreção urinária

e) síntese proteica

Questão 5 - ENEM 2016

Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

a) propicia o fluxo gênico

b) intensifica o manejo de espécies

c) amplia o processo de ocupação humana

d) aumenta o número de indivíduos nas populações

e) favorece a formação de ilhas de proteção integral

Conclusão

Esperamos que, ao chegar ao final deste artigo, o que cai em ecologia no Enem tenha ficado claro para você.

E agora, assim como prometido, confira o gabarito das questões:

  • Questão 1 – Alternativa C
  • Questão 2 – Alternativa B
  • Questão 3 – Alternativa A
  • Questão 4 – Alternativa E
  • Questão 5 – Alternativa A

Leia também:

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

Enem

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

O que são níveis tróficos? [Biologia no Enem]

Se você está estudando para o Enem, certamente já se deparou com o conteúdo de níveis tróficos. 
15 min de leitura

Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Você já sabia que pode consultar a correção e os comentários dos avaliadores na sua redação do Enem? Acessando ...
15 min de leitura

O perigo dos vícios de linguagem para sua redação do Enem

Os vícios de linguagem são desvios de gramática cometidos de forma falada ou escrita de maneira não intencional. 
17 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enem