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O perigo dos vícios de linguagem para sua redação do Enem

Entrevista de Emprego: quais as perguntas mais frequentes dos recrutadores?

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Como se portar numa entrevista de emprego?

Digamos que você foi finalmente chamado para uma entrevista naquela vaga de emprego que tanto sonhava.

Passada a euforia por ter o currículo entre os selecionados, surge a pergunta: como devo me comportar para convencer o recrutador de que eu mereço esta vaga?

Este questionamento se passa na cabeça de milhares de pessoas todos os dias.

Embora não exista uma fórmula mágica e infalível, é possível se preparar para que no dia da entrevista, você consiga deixar uma boa impressão nos recrutadores, enaltecendo suas virtudes e diferenciais.

Em um artigo publicado no site Toda Carreira, a gestora de recursos humanos Elisângela Dias dá algumas dicas úteis para quem se prepara para um processo seletivo.

  • Estude seu Currículo: é fundamental que o candidato conheça bem o currículo enviado aos recrutadores, quais foram os aprendizados de experiências passadas, erros e acertos, além de uma análise de sua carreira. Isso dará segurança na hora de contar a trajetória, sendo mais fácil de “vender o peixe” ao contratante.
  • Esteja atento à sua comunicação verbal: tão importante do que ter o que dizer é como você vai se expressar. A comunicação verbal precisa ser clara, transmitindo confiança. Mas cuidado para não parecer arrogante nas respostas. Tente usar um tom de voz adequado, nem alto nem baixo. Seja otimista e tente busque a objetividade e concisão nas respostas.
  • Analise sua personalidade: não tente impressionar sendo alguém que você não é. Se o seu perfil é mais introvertido, não se comporte de forma extrovertida demais. Isso pode gerar uma imagem artificial e ser mal interpretada pelo recrutador.
  • Não minta em hipótese alguma: mesmo quando o recrutador questionar pontos delicados de sua carreira, como uma demissão, tente trazer algo positivo e o aprendizado a partir dessa experiência. Mentir nesses casos pode gerar alguma contradição durante a entrevista, e se for percebida por quem estiver recrutando, pode ocasionar a eliminação da seleção.
  • Só fale o necessário: muitas vezes, a ansiedade faz com que o candidato fale mais do que o necessário, interrompendo o entrevistador e sendo deselegante. Isso pode prejudicar na seleção.
  • Cuide da comunicação não-verbal: já ouviu a expressão “o corpo fala”? Em uma entrevista de emprego, o nível de tensão envolvida pode fazer com o que o candidato tenha movimentos involuntários e comprometa seu desempenho. Tente manter a coluna e ombros eretos, respire fundo, fale olhando nos olhos, sorria de forma natural, seja espontâneo.

Evite olhar para o relógio ou celular durante a entrevista. Isso pode passar uma impressão negativa para quem estiver entrevistando.

Quais as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego?

Agora que você já sabe como se portar diante de um recrutador, deve estar vindo à tona a dúvida: quais as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego?

Como dissemos anteriormente, é difícil precisar como será o comportamento de quem estará fazendo a entrevista, entretanto é bom se preparar para alguns questionamentos que aparecem com frequência durante as seleções.

A partir deles, você poderá fazer um exercício de autoconhecimento, que ajudará a expressar aquilo que quer dizer quando estiver sendo entrevistado.

Confira algumas perguntas que aparecem com frequência nas entrevistas de emprego.

- “Fale um pouco sobre você”

Falar sobre si não é uma tarefa fácil, mas é a oportunidade de você expor suas qualidades, experiências e características que podem se encaixar com o perfil da vaga. A dica aqui é manter a calma, falar a verdade e deixar vir à tona o que há de melhor nos seus atributos.

- “Como soube da vaga?”

Essa é oportunidade de reforçar o interesse na vaga. Seja sincero, diga a verdade, mas tente reforçar que está disposto a entrar na empresa. Por exemplo: “soube da vaga por indicação de um amigo. Fiquei entusiasmado, pois é a chance de entrar em uma empresa referência”.

- “Por que você quer esse emprego?”

Nesta hora, é bom mencionar seu alinhamento com o propósito, valores e missões da empresa. Evite falar sobre o salário e benefícios na resposta. Lembre-se que a remuneração é a contrapartida da empresa para com seu esforço e contribuição.

- “Quais seus pontos fortes?”

Diante desta pergunta, tente ser honesto e mostre quais das suas qualidades podem ser úteis dentro do contexto da empresa. Evite de entrar em aspectos da vida pessoal. Se você é uma pessoa proativa, por exemplo, traga essa característica na resposta.

- “Quais seus pontos negativos?”

Esse ponto merece atenção, pois é a oportunidade de falar sobre algo seu que deva ser melhorado. Deixe claro que você reconhece este defeito e está comprometido em melhorar. Falta de atenção é um bom exemplo. Mas tenha cuidado para não falar muito sobre isso sob o risco de ser eliminado do processo seletivo.

- “Por que devo contratar você?”

Este é o momento em que você deve juntar todas as suas habilidades que tenham a ver com a vaga e enaltecê-las, com o objetivo de convencer o recrutador que as suas competências estão alinhadas às necessidades da empresa e que você é a pessoa certa para ser contratada. Apenas tome cuidado para não exagerar na argumentação e falar algo que não deve.

- “Qual sua pretensão salarial?”

Antes da entrevista, é importante pesquisar quanto as empresas pagam para profissionais na vaga que você almeja. Calcule se essa remuneração é justa e se atende às suas necessidades. Tente descobrir se a empresa oferece benefícios (plano de saúde, vale alimentação, refeição, etc) e avalie um valor que não fuja da realidade do mercado. Seja honesto na resposta, sem a necessidade de justificar o que você entende ser a remuneração mais adequada.

-“Por que você quer sair de onde está para trabalhar conosco?”:

Mais uma vez, seja honesto e tente deixar claro que sua busca por uma nova oportunidade tem a ver com a identificação que você tem com o propósito da empresa. Evite falar mal de onde trabalha atualmente, demonstre gratidão pelo crescimento adquirido no desafio profissional do qual você está saindo.

Essas são algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego, mas tantas outras podem aparecer, especialmente no que diz respeito a detalhes da profissão e questionamentos técnicos.

Por isso, é importante que o seu currículo seja condizente com a realidade. Evite mencionar atribuições as quais você não possui ou tem um conhecimento muito básico.

Se o recrutador identificar que ali existe um descompasso entre o que você sabe e o que mencionou saber, é possível que este ponto resulte em uma eliminação da seleção.

Lembre-se que transparência e verdade são fundamentais, e que mentir é proibido em seleções.

Como montar um currículo?

O currículo deve ser um retrato da sua vida profissional, com ênfase na área em que pretende atuar ou que mais tenham a ver com a vaga que deseja conseguir.

É importante ser claro e objetivo na hora de escrever o CV, descrevendo de maneira correta sua trajetória. Evite colocar detalhes desnecessários, que podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de o recrutador analisar sua experiência. 

O site Catho dá as seguintes dicas para quem está montando o currículo:

  • O documento deve ter no máximo duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo;
  • Foto somente se for pertinente à vaga, a imagem deve ser de boa qualidade e com formato profissional;
  • Para o 1° emprego é importante ressaltar experiências obtidas na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões;
  • Não há necessidade de falar de suas qualidades pessoais, dizer que é dinâmico tem bom relacionamento interpessoal, por exemplo. Essas características serão avaliadas durante o processo seletivo.

A importância de uma graduação

Um dos pontos mais importantes no currículo é a graduação. É ela que determina em que colocação e faixa salarial dentro da empresa um profissional pode estar.

Uma pessoa com ensino superior, no Brasil, ganha mais do que o dobro num comparativo com profissionais de nível médio.

Se você está em busca de uma graduação, mas não tempo para ir à universidade, recomendamos que você conheça os cursos EAD e semipresenciais do UNIFSA.

A flexibilidade do ensino a distância é um fator determinante para que alguém que já trabalha possa se dedicar ao sonho de fazer uma faculdade, obter um diploma e ter a chance de participar de seleções para cargos mais valorizados.

Isso sem falar no crescimento pessoal e intelectual que um curso superior dá ao natural para quem se dedica a também a ter uma rotina de estudos.

Conheça os cursos oferecidos e comece já uma transformação em sua vida.

--> Você já parou para pensar sobre quantas vezes mudará de emprego ou até mesmo de profissão ao longo da vida? Gostando ou ...
6 min de leitura

Entenda o que é Gestão de TI e como é trabalhar nessa área

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O que é Gestão de TI? 

Gestão de Tecnologia da Informação é voltada para a administração dos recursos de tecnologia utilizados em uma empresa. Esses recursos são relacionados ao tratamento, armazenamento e proteção de sistemas e informações, e envolvem a coleta, seleção, comparação e distribuição de dados.

Podemos definir Gestão de TI como o treinamento para a administração de softwares e hardwares, bancos de dados e também de equipes. O foco é a melhoria e a otimização dos processos e procedimentos de uma empresa, buscando soluções tecnológicas.

Ou seja, é o profissional de Gestão de TI o responsável por otimizar o tempo e os processos de uma empresa, além buscar soluções que gerem a redução de custos.

Onde um profissional de Gestão de TI pode trabalhar? 

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm um papel fundamental dentro dos ambientes corporativos. Nos dias atuais, sem tecnologia nada acontece em uma empresa. Simples assim.

De acordo com o Empresômetro, empresa de inteligência de negócios, o mercado da tecnologia é o setor que mais cresceu no Brasil: quase 120% em dez anos. E a tendência é crescer ainda mais. Otávio Amaral, empresário e diretor do Empresômetro, afirma que:

“O setor de serviços tende a crescer. À medida que a tecnologia aumenta, são criados novos postos de trabalhos e extintos aqueles que não fazem parte da nova realidade trazida por ela mesma”.

Para dar conta de toda essa demanda, que tende a aumentar nos próximos anos, a busca por soluções de tecnologia da informação está a todo vapor. Além disso, as empresas de tecnologia também buscam esse profissional para fazer a gestão de equipes e projetos.

Por essa razão, o gestor de TI é capaz de trabalhar em empresas de diferentes portes e áreas de atuação. 

Alguns dos cargos mais importantes para um gestor de TI atuar são: 

  • Coordenador de TI
  • Supervisor de TI
  • Analista de negócios
  • Gerente de projetos
  • Consultor de sistemas de gestão
  • Diretor de TI.

Isso faz com que os profissionais de TI sejam indispensáveis para o sucesso de empresas públicas ou privadas de diversos setores e tamanhos. Ou seja, oportunidades não faltam para um profissional capacitado e qualificado. 

O que faz um gestor de Tecnologia da Informação? 

O gestor de Tecnologia da Informação é capaz de gerenciar projetos e criar soluções relacionadas à tecnologia da informação de empresas públicas e privadas. Assim, o gestor de TI é o responsável pela administração de equipes de TI e a infraestrutura de TI, como softwares, hardwares e telecomunicações.

O objetivo desse profissional é melhorar os processos de uma empresa, diminuir os custos e buscar soluções tecnológicas cada vez mais eficientes garantindo a segurança dos procedimentos.

Como este é um profissional multifacetado e que pode atuar em várias frentes, separamos algumas das principais responsabilidades atribuídas ao gestor de TI:

  • Gerenciar projetos, planejar atividades e administrar equipes de TI
  • Operar serviços de TI administrando as demandas com segurança
  • Identificar oportunidades buscando soluções tecnológicas
  • Gerenciar infraestrutura de TI e definir recursos tecnológicos necessários
  • Controlar serviços de sistemas operacionais e bancos de dado empresariais
  • Ajustar modelos, métodos e ferramentas da TI com a visão estratégica da empresa
  • Projetar soluções tecnológicas para o gerenciamento de empresas
  • Analisar e gerenciar contratos relativos a serviços de TI
  • Avaliar e emitir parecer técnicos na área de tecnologia da informação

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Qual a importância da Gestão de TI nas empresas? 

A tecnologia está presente em nossa vida assim como nos negócios. Com o avanço acelerado da Tecnologia da Informação, as empresas precisam cada vez mais de eficiência e segurança

Uma boa Gestão de Tecnologia da Informação, ou Gestão de TI, é o segredo para o sucesso de qualquer negócio, independente do porte ou da área de atuação. Por isso, os profissionais de TI são muito valiosos no mercado de trabalho. E a tendência é serem cada vez mais importantes

Nesse contexto, o curso de Gestão de TI foi criado para suprir a alta demanda do mercado, que tende a crescer ainda mais. Como o grande objetivo da Gestão de TI é aumentar a produtividade e a eficácia mantendo a segurança, os profissionais de TI sejam fundamentais, podendo atuar em empresas de diferentes segmentos na área tecnológica e de sistemas. 

Profissionais qualificados com habilidades administrativas e conhecimentos técnicos computacionais têm grandes chances de se destacar no mercado de trabalho.

Como trabalhar nessa área? 

Iniciar uma carreira na área de Tecnologia da Informação pode transformar seu futuro. O mercado de trabalho na área de TI é muito aquecido e uma das áreas que mais tem crescido no Brasil e no mundo.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), nos próximos anos vai faltar profissionais de TI no mercado de trabalho. Isso quer dizer que os salários vão aumentar, acelerando a carreira dos jovens curiosos e preparados.

Por isso, o gestor de TI tem muitas oportunidades de emprego e grandes chances de ser bem remunerado. Começar a trabalhar no setor tecnológico não é tão complicado quanto parece.

Então, separamos 10 dicas para você começar a atuar em TI:

  1. Escolha um curso adequado;
  2. Estude muito, mesmo de casa;
  3. Procure por estágio na área;
  4. Aprenda a falar inglês com fluência;
  5. Aprenda sobre diferentes tecnologias;
  6. Seja curioso e pesquise muito;
  7. Tenha foco em criar uma rede de contatos;
  8. Pesquise vagas de emprego na internet;
  9. Dê preferência a empresas que oferecem treinamento.

Com essas dicas em mente, além de muita vontade e determinação, você pode conquistar um lugar de destaque no mercado e construir uma carreira de sucesso.

Qual o salário do profissional de Gestão de TI? 

Esse é um setor bastante valorizado e em constante crescimento. Por isso, a remuneração costuma ser um grande atrativo. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a média salarial entre os profissionais da Gestão em Tecnologia da Informação é de R$ 4.424,37 no Brasil.

Tudo depende do grau de qualificação do gestor. De acordo o site Educa Mais Brasil, o salário pode variar entre R$4.000 e R$16.000:

  • gestor Júnior: R$ 4.300 a R$ 9.700
  • gestor Pleno: R$ 5.600 a R$ 12.700
  • gestor Sênior: R$ 7.300 a R$ 16.500

Como é o curso de Gestão de Tecnologia da Informação? 

Gestão de Tecnologia da Informação é um curso multifacetado e que envolve diferentes áreas. O curso aborda disciplinas específicas de Computação e também de Administração, já que esse profissional além de lidar com recursos computacionais também pode ser responsável pela gestão de equipes.

Aliando teoria e prática, é um curso que forma profissionais com um perfil muito procurado pelas empresas. Graças a essa grade curricular diversa, se formar em Gestão de TI faz de você um profissional versátil, capaz de solucionar problemas e otimizar processos. 

A seguir, falamos mais sobre as disciplinas estudadas, a duração e o perfil do aluno desse curso para você ficar por dentro de tudo.

Grade Curricular

Em Gestão de TI existem disciplinas técnicas, como manutenção de sistemas e programação de softwares, e também conteúdos de administração, como gestão de equipes, de projetos e compreensão das necessidades empresariais.

Grande parte dos cursos de gestão capacitam o aluno a criar, implementar e administrar sistemas de informação de dados. Alguns focam a segurança enquanto outros dão prioridade à criação de softwares e soluções sob medida para diferentes tipos de empresas.

Confira algumas das principais disciplinas estudadas:

  • Análise e Projetos de Sistemas
  • Princípios de Administração e Marketing
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
  • Engenharia de Software
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Gestão de Serviços
  • Tópicos de Computação e Informática
  • Modelos de Governança da Tecnologia da Informação
  • Gestão de Processos de Negócios
  • Sistemas Integrados de Gestão
  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Auditoria de Sistemas
  • Estatística e Economia
  • Comunicação Aplicada
  • Empreendedorismo
  • Administração de Banco de Dados
  • Fundamentos de Sistemas Operacionais
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação
  • Redes de Computadores e Telecomunicações
  • Segurança da Informação

Além do conteúdo teórico, o curso de Gestão em TI conta com aulas em laboratório de informática para assimilar o conteúdo na prática. Isso garante um aprendizado completo e de qualidade, essencial para todo profissional de sucesso.

Duração e características 

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação pode ser bacharelado ou tecnólogo. A duração média de 2 anos e é oferecido em duas modalidades: presencial e a distância.

Além disso, existe uma diferença entre o curso de graduação nível bacharelado e os cursos tecnólogos. O bacharelado é mais amplo e extenso, enquanto o tecnólogo é mais rápido, prático e voltado para o mercado de trabalho.

Então se você busca praticidade e resultados mais rápidos, a modalidade de ensino a distância é ideal, pois você pode estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Perfil do aluno 

Quando pensamos em que carreira seguir, precisamos estar por dentro de todos os assuntos relacionados ao que queremos. No caso da TI, é preciso estar ainda mais atento, já que a tecnologia não para de evoluir e está em constante transformação.

Somente profissionais que se desenvolvem continuamente dão conta de otimizar o tempo e os procedimentos de uma empresa e, assim, aumentar sua produtividade e eficiência. 

Então, essa é uma formação incrível para pessoas curiosas, que gostam de tecnologia, de ciências exatas e de solucionar problemas. Por isso, se você deseja ser um profissional de destaque nessa área de atuação, o curso de Gestão de TI foi feito para você.

Como é estudar Gestão de TI EAD? 

O Ensino a Distância (EAD) é uma realidade para milhares de brasileiros e a melhor opção para quem busca um ensino de excelência com praticidade e flexibilidade de horário. De acordo com Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), o número de pessoas matriculadas em cursos de educação a distância aumentou 20 vezes.

Como o conhecimento do curso de Gestão de Tecnologia de Informação se aprende na prática, no computador, o EAD oferece toda a estrutura necessária para o aprendizado. Se você tem uma rotina corrida e precisa conciliar trabalho, estudos e família, o EAD é ideal para você. 

Com o EAD é possível ter acesso a educação de qualidade com preço justo.

Algumas das grandes vantagens do ensino a distância são:

  • Horários flexíveis
  • Mensalidades mais acessíveis 
  • Mesmo nível de aprendizado do presencial
  • Professores e tutores especialistas
  • Diploma igual ao presencial
  • Intensa vivência digital

O primeiro passo é pesquisar por instituições com tradição e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) oferece ensino superior de qualidade há mais de 20 anos. Você escolhe como e quando estudar e ainda conta com professores e tutores à sua disposição para tirar as dúvidas.

Além disso, é possível acessar toda a estrutura do Centro Universitário, como os laboratórios, bibliotecas, eventos e projetos de extensão, pesquisa e estágio.

Que tal começar dar o pontapé que sua carreira precisa e se matricular no curso de Gestão de TI?

Não deixe o sucesso para depois! Conheça o curso de Gestão de Tecnologia da Informação da UNIFSA e transforme agora mesmo o seu futuro.

Preencha o formulário abaixo para se inscrever na graduação EAD UNIFSA!

 

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Aumente sua produtividade com o método pomodoro de estudo

Ser produtivo não é uma tarefa fácil. Durante os estudos, ou até mesmo no trabalho, para muitas pessoas, manter o foco ...
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Guia sobre Gestão ambiental: mercado de trabalho, carreira e curso

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que é Gestão Ambiental?

A preocupação com o meio ambiente vem aumentando nos últimos anos - e com razão. Temos sentido os efeitos do aquecimento global. O mundo está mais quente e a culpa é toda nossa.

Nos últimos anos, a natureza e cuidado com o meio ambiente voltaram a ser pauta no mundo todo. Veja alguns motivos:

 

O meio ambiente pede socorro e a falta de profissionais com formação qualificada na área ambiental dificulta o rastreamento, análise, cumprimento de legislação e normas ambientais, bem como punição aos envolvidos.

O crescente número de empresas descumprindo leis ambientais preocupa ambientalistas há anos. O curso de graduação em Gestão Ambiental EAD, foi desenvolvido para ser mais um apoio ao meio ambiente. O profissional é capacitado para identificar fatores de poluição da água, solo e ar que as empresas geram, e desenvolver ações para minimizar os impactos no meio ambiente.

Como está o mercado de trabalho em gestão ambiental?

A biodiversidade de espécies do Brasil é a maior do mundo. E você pode encontrar mais informações sobre os biomas nacionais no Portal da Biodiversidade, disponibilizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em um país rico em vida, os profissionais cujo trabalho é garantir a preservação do meio ambiente, entender sobre sustentabilidade e solucionar problemas de destruição ambiental, são cada vez mais procurados. E se você pretende atuar nesta área, saiba que encontrará um mercado de trabalho promissor.

O gestor ambiental, pode atuar em consultoria nas ONGs, institutos de pesquisa, propriedades rurais, construção civil, órgãos públicos (COPASA, Petrobras, SAAE) e privados (Tigre, Amanco, Holcim), onde poderá elaborar estudos e relatórios sobre os impactos ambientais, além de desenvolver projetos de preservação ambiental, entre outros setores.

Qual a função do gestor ambiental?

O Gestor Ambiental, tem o papel de administrar recursos naturais: solo, água, ar, fauna e flora. E conciliar com os interesses de organizações públicas e privadas, garantindo práticas sustentáveis e com redução de danos ao meio ambiente.

O profissional é responsável também pelo diagnóstico do impacto de atividades na natureza, licenciamento e consultoria ambiental, aulas na área acadêmica, trabalho em ONGs e institutos de pesquisa.

Ele também planeja projetos para recuperação de áreas degradadas, a partir de reflorestamento, controle de processos erosivos, manejo e conservação ambiental.

Áreas de trabalho para gestor ambiental

A preocupação com o meio ambiente e a falta de profissionais qualificados, faz com que o mercado de trabalho para a profissional em Gestão Ambiental esteja em plena expansão. A previsão é que está alta acompanhe os próximos anos.

Após a formação, o Gestor Ambiental pode trabalhar em empresas públicas e privadas, conforme dito anteriormente. O que poucos sabem, é que essa carreira possibilita que o profissional trabalhe como autônomo. Saiba onde mais um Gestor Ambiental pode atuar.

Consultoria Ambiental

O Gestor Ambiental que opta seguir carreira em Consultoria Ambiental, é o responsável por elaborar projetos de tratamento de efluentes, define planos de gerenciamento de resíduos e providenciar a documentação necessária para que a empresa ou empreendimento cumpra com as exigências dos órgãos ambientais.

O Consultor Ambiental também pode avaliar possíveis danos que possam estar presentes nos projetos empresariais. Essas e demais atividades inerentes a função, asseguram a pouca interferência do homem no meio ambiente.

Certificação e Auditoria

Fica a cargo do Gestor Ambiental investigar as regiões próximas às organizações, entender o comportamento da população e a qualidade de vida dessas pessoas: o que produzem, como produzem, qual a principal origem dos ganhos e com o que gastam.

Este especialista estuda formas sustentáveis de usar água, terra e vegetação, sem que afete o meio ambiente e a vida das pessoas que moram aos arredores do projeto, organização ou empreendimento em questão.

Um dos casos que representa a negligência e falta de profissionais qualificados, é o rompimento da barragem de Brumadinho, desastre ambiental que ocorreu em 2019, deixou 270 mortos, 11 desaparecidos, contaminou solos, rios e ar, impactou a saúde e rompeu dimensões ecológica, sociais, culturais e econômicas da região.

Agropecuária

A agropecuária é o principal responsável pelo desmatamento. Só na Floresta Amazônica, 80% da área desmatada é destinada a pasto e demais atividades pecuárias. Em paralelo, o consumo de carne vermelha no Brasil e no mundo cresce a cada ano.

Para atender esta demanda de forma segura e com menor dano possível ao meio ambiente, é necessário um profissional com formação em Gestão Ambiental, para sugerir formas de extrair recursos naturais, sem prejudicar o ecossistema da região.

O desmatamento a partir de retirada da cobertura da vegetação e queimadas são crimes ambientais. Provoca a diminuição da biodiversidade nacional, a extinção de espécies de animais e vegetais, erosão, redução de nutrientes do solo, além de contribuir para o aquecimento global.

Construção civil

A construção civil é uma indústria com grande impacto ambiental. Muito resíduo é descartado, mas para onde isso tudo vai? Existe alguma forma de reaproveitar as sobras das construções ou produzir menos lixo? Perguntas como estas devem ser respondidas pelo Gestor Ambiental contrato pela empresa, juntamente com a equipe técnica do projeto. Ter um Gestor Ambiental envolvido em um projeto de obra tem muitas vantagens: uso eficaz dos recursos, melhor conformidade regulamentar, marketing, finanças, oportunidades de vendas, regulamentação em dia e cumprimento das leis ambientais.

Educação Ambiental

Se deseja seguir carreira na educação, esta é a área ideal para o seu perfil. O curso de Gestão Ambiental forma responsáveis pela conscientização a preservação do meio ambiente. Esses ensinamentos são essenciais e devem estar permanentemente na grade curricular da educação básica.

As duas funções caminham em paralelo: para uma boa gestão ambiental, é preciso saber o que é educação ambiental e qual o seu papel na sustentabilidade.

Pesquisa e educação

Após a conclusão do curso de Gestão Ambiental, o profissional especializado pode seguir carreira acadêmica em instituições de ensino, atuar na organização de projetos relacionados e educação ambiental em escolas públicas, privadas e também levar conhecimento a comunidades.

O Gestor Ambiental pode também trabalhar em institutos de pesquisas, buscando por inovações e soluções sustentáveis para o meio ambiente.

Perspectivas para o futuro do mercado de trabalho em gestão ambiental

A preocupação com o meio ambiente não se limita apenas de ambientalistas e demais profissionais da área. Esse assunto também é pauta entre os chefes de estado do mundo todo e foi o fator motivador para a criação do Acordo de Paris, cujo principal objetivo é reduzir a emissão de carbono e gases que podem aumentar o efeito estufa. O tratado foi assinado em 2015 e o seu cumprimento é acompanhando até pelo papa Francisco.

Desta forma, o mercado de trabalho para o Gestão Ambiental continuará sendo favorável nos próximos anos, considerando que o trabalho de recuperação e preservação ambiental é contínuo e infelizmente, sem prazo para acabar.

Veja algumas áreas que devem continuar a crescer para a atuação do gestor ambiental.

Energia renovável

Fontes de energia renovável são recursos naturais usados na geração de energia: sol, vento, água e biomassa como combustível. O Gestor Ambiental precisa estar antenado nesta área para oferecer soluções mais sustentáveis de geração de energia.

Um exemplo de energia renovável, é o crescimento do mercado de energia fotovoltaica: sistemas onde placas de captação absorvem a luz solar e transformam essa energia em corrente elétrica para abastecer projetos residenciais e comerciais.

Essa instalação, além de ser uma fonte limpa de energia e ecologicamente responsável, ainda pode proporcionar economia de até 90% na conta de energia. Shopping, rede de farmácias e até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são exemplos de organizações que aderiram a essa alternativa.

Produção sustentável

Os objetivos da produção sustentável são minimizar os impactos ambientais negativos nos sistemas de produção e de consumo, estimular a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos, conservar recursos naturais e promover melhor qualidade de vida para todos.

Este assunto tem estado cada vez mais em pauta, uma vez que a própria produção de alimentos tem degradado o meio ambiente. Entender como continuar produzindo sem afetar tanto o meio ambiente é uma das tarefas do gestor ambiental.

Diminuição do impacto ambiental

As principais medidas para a diminuição do impacto ambiental, começa pela criação e cumprimento das leis que garantem a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o gestor ambiental deve ficar atento a essas leis e orientar como diminuir o impacto ambiental.

Algumas ações são: reflorestamento de áreas devastadas, despoluição de corpos hídricos, ações educativas para conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente, gestão eficiente de resíduos sólidos, reciclagem, uso racional de água e energia, utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos, entre outras medidas.

Qual o salário em gestão ambiental?

O salário do profissional com formação em Gestão Ambiental, varia conforme o porte da empresa, cidade de atuação, cargo ocupado e experiência profissional.

Uma pesquisa realizada pelo G1, o portal de notícias da Globo, consta que a média salarial de um consultor ambiental é de R$ 3.993,31, já a remuneração de um Coordenador de meio ambiente é em média R$ 5.542,84. Na Catho, o salário de um Gestor Ambiental gira em torno de R$ 3.584,58.

Como me preparar para o mercado de trabalho em gestão ambiental?

O primeiro passo que você deve dar: pesquisar por uma universidade responsável e que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta é gratuita e pode ser feita pela internet. Este credenciamento garante a validade de seu diploma em todo o território nacional, portanto, opte por universidade com credibilidade e tradição.

Como é o curso de gestão ambiental

O estudante de Gestão Ambiental, aprende sobre recursos hídricos, biodiversidade, energia, reciclagem, descarte de resíduos, conservação, climatologia, ecologia, educação ambiental e outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Algumas instituições oferecem o curso na modalidade bacharel, onde o curso tem duração de 4 anos, mas há também a opção do tecnológico, com conclusão em 2 anos após o início dos estudos.

A grade curricular do curso de graduação em Gestão Ambiental EAD, é composta por matérias como:

  • administração estratégica;
  • química ambiental;
  • fundamentos da economia;
  • métodos quantitativos estatísticos;
  • direito e legislação ambiental;
  • microbiologia ambiental;
  • planejamento urbano e ambiental;
  • avaliação dos impactos ambientais;
  • sistemas de tratamento e abastecimento.

Conheça a modalidade a distância

O ensino a distância pode parecer um bicho de 7 cabeças ou até pouco confiável no primeiro momento. Poucos sabem, mas o primeiro registro desse formato de ensino aconteceu em 1728, após o jornal Gazeta de Boston divulgar o curso de taquigrafia por correspondência.

Felizmente, hoje em dia temos a acesso a internet, celulares e computadores, recursos muito mais rápidos que o envio de cartas. Essa conexão tornou a troca de conhecimento muito mais dinâmica, democrática e flexível.

As mensalidades mais baixas e os horários flexíveis são os grandes atrativos para quem procura por cursos de graduação e pós-graduação EAD. O que faz com que a modalidade cresça a cada ano.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostra que em 2023, o Brasil terá mais alunos matriculados no ensino a distância que no presencial.

Para ter acesso às aulas na modalidade EAD, a instituição de ensino disponibiliza login e senha para que o aluno tenha acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Por ele é possível assistir às videoaulas, consultar materiais de apoio e livros da biblioteca online.

Assim, o curso de Gestão Ambiental EAD tem a mesma qualidade do presencial, mas com toda a facilidade de se estudar online, nos horários que melhor se adaptar a sua rotina. Você só precisará ir até a instituições para realizar as provas, mas pode frequentá-la para participar de projetos, atividades e eventos e enriquecer ainda mais o seu currículo.

Com base no que foi apresentado, é possível afirmar que o mercado de trabalho para Gestão Ambiental está aquecido e carente de profissionais qualificados. Os desastres e perdas ambientais muitas vezes pode ser irreversíveis. A falta de um especialista na área pode causar danos permanentes ao meio ambiente.

Agora que você conhece mais sobre a profissão responsável por garantir o futuro de todos nós, conheça as condições e tudo o que o curso de Gestão Ambiental do UNIFSA tem a oferecer para você e faça sua matrícula.

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Recolocação profissional em 7 passos para conquistar o sucesso

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Descubra o que se estuda em ciências contábeis e como é o curso

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O que se estuda em Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é fundamentada com algumas disciplinas básicas que formam a base teórica para se aprofundar nas outras matérias. Essas disciplinas são: Sociologia, Administração, Sociologia, Direito, Economia, Língua Portuguesa, Teoria da Contabilidade, Planejamento Tributário, Planejamento e Contabilidade Financeira.

Portanto, é comum notar que o primeiro ano de curso poderá ser igual ou muito semelhante em qualquer instituição, uma vez que as disciplinas base possuem extrema importância para a continuidade do curso.

Em seguida, o aluno irá se especializar em algumas áreas como Comunicação, Direito, Matemática, Economia, Ética e Tecnologia da Informação.

Para uma formação técnica e gerencial, após passar pela formação base e as matérias essenciais, o aluno irá aprender algumas disciplinas específicas, que também são essenciais para a atuação.

Dentre essas disciplinas que se estuda em Ciências Contábeis, podemos citar:

  • Comportamento Organizacional;
  • Contabilidade de Custos;
  • Gestão de Pessoas;
  • Matemática Financeira;
  • Administração Financeira;
  • Estatística;
  • Legislação Tributária;
  • Contabilidade de IFRS;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Mercado Financeiro;
  • Contabilidade Tributária;
  • Legislação Trabalhista;
  • Auditoria Contábil;
  • Contabilidade Pública;
  • Empreendedorismo;
  • Investimentos;
  • Perícia Contábil;
  • entre muitas outras.

Nas disciplinas específicas técnicas, é comum que a grade curricular se altere de instituição para instituição, ou que possa trocar de nome, mas mantendo o mesmo conteúdo.

O curso de Ciências Contábeis também conta com disciplinas especiais e optativas, onde você poderá escolher como compor o seu curso de acordo com as suas necessidades.

Dentre as especiais e optativas podemos citar: Contabilidade no Setor Imobiliário, Controladoria, Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade de Instituições Financeiras, Fusões, Aquisições e Reestruturações, Planejamento Tributário, Reporting e Relações com Investidores, entre outras.

Nas optativas, também está o ensino de LIBRAS, importante para quem deseja desenvolver um atendimento contábil de forma inclusiva.

É preciso ser bom em matemática para fazer Ciências Contábeis?

Existe a dúvida comum de uma grande parte das pessoas interessadas nesse curso e que não sabem bem como é e o que se estudar em Ciências Contábeis. Afinal, é necessário ser bom em matemática para fazer contabilidade?

Se na sua cabeça, você imagina que, por ter sido ruim nessa matéria durante o ensino médio, você também será ruim no curso, pode parar de imaginar, pois pode não ser verdade.

O curso de Ciências Contábeis trabalha sim com números e com muita matemática. Mas é algo completamente diferente do estudo do ensino médio, que abrangia uma área maior desse ensino, como fórmulas, equações e trigonometria.

E mesmo sendo um curso com uma carga horária significativa de exatas, ele também trabalha muito com as matérias de humanas. Sociologia é uma matéria fundamental, assim como Direito e Administração. Essas matérias irão compor também uma parte significativa do seu curso.

Claro, na hora de optar pelo estudo das Ciências Contábeis, leve em consideração se você gostaria de atuar com essa área específica da matemática, como matemática financeira, contabilidade de custos e estatística.

Mas se o único contra parece ser as notas ruins em matemática, não se preocupe! Hoje existem mais de 400 mil profissionais de contabilidade no Brasil, e nem todos eles tiravam nota alta em matemática.

Por isso, não é necessário ser bom ou ter facilidade com a matemática, uma vez que você pode compensar isso com estudos. O importante é ter isso em mente e se sentir bem com o curso escolhido, não deixando esse detalhe te desanimar durante a jornada.

O que esperar do curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis tem o objetivo de preparar o aluno para a responsabilidade financeira, contábil e tributária de uma empresa ou organização. Esse profissional será encarregado do registro e controle de receitas, despesas, lucros, compras, vendas, investimentos e aplicações.

Por isso, o curso irá especializar o aluno nas áreas mais importantes para uma atuação completa nessas áreas. Como já vimos na grade curricular, o curso abrange Matemática Financeira, Contabilidade, Tributos, Direitos, Leis, Ética, Sociologia e até mesmo Filosofia.

Por ser um profissional essencial nas organizações, a grade também conta com matérias de negócios, como Comunicação Organizacional, Administração, Investimentos e Empreendedorismo.

Portanto, podemos afirmar que o curso de Ciências Contábeis é um curso de exatas e humanas, pois conta com as principais matérias de cada área do ensino.

A graduação na área dura 4 anos, e para receber o diploma de bacharel em Ciências Contábeis é preciso realizar o estágio supervisionado de 120 horas. Também é necessário apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) para finalizar o curso e iniciar no mercado.

Por ser uma área delicada dentro das organizações, a experiência de atuação é extremamente valorizada. E experiência não precisa ser somente um emprego. Projetos e estágios também contam na hora de adquirir ainda mais conhecimento na área e se apresentar para um novo cargo.

Por isso, é imprescindível que o aluno aproveite toda a graduação para participar de todos os projetos, estágios, atividades práticas, empresas juniores, entre muitas outras atividades. Essas experiências podem fazer a diferença na hora de entrar no mercado, fornecendo o conhecimento prático necessário para se destacar.

Dessa forma, é ideal que você aproveite o curso da melhor forma, indo atrás de todas as experiências que podem te posicionar melhor no mercado.

Como é o curso de Ciências Contábeis EAD?

Os cursos EAD são aqueles que possuem uma grande parte da grade, ou toda ela, em formato a distância, contando apenas com algumas matérias mais específicas e práticas, além das provas, de forma presencial.

Com isso, o aluno do curso de Ciências Contábeis EAD terá uma liberdade e uma flexibilidade maiores para fazer os próprios horários de estudo. Ele também poderá se comprometer mais com trabalho e estágios, conciliando melhor até mesmo empregos com horário integral.

Porém, o curso EAD também implica que o aluno precisará de uma disciplina maior, pois não haverá cobranças durante o curso, cabendo apenas a ele a busca pelos resultados. Esse formato é indicado principalmente para quem já está trabalhando, pois permite uma flexibilidade maior com tempo disponível para uma jornada integral.

Também é recomendado para quem já possui outras obrigações, como filhos ou empregos em outras áreas, e precisa de um curso que se adapte à sua rotina.

É importante que, durante o estudo do curso de Ciências Contábeis EAD, o aluno jamais deixe de tirar as dúvidas com o professor, pois se trata de uma graduação complexa. E, para um aproveitamento melhor, também buscar assistir todas as aulas, inclusive aquelas ao vivo, e participar de todos os projetos do curso, inclusive os presenciais.

O formato a distância pode ser diferente, mas a experiência do curso é construída para fornecer o mesmo conhecimento e aprendizado que o formato presencial.

Quanto ganha uma pessoa formada em Ciências Contábeis?

A profissão de Contador ou um especialista na área de Ciências Contábeis é bastante valorizada no mercado. Por prestar serviços que são essenciais para qualquer empresa, seja pequena, média, grande, privada ou estatal, esse profissional sempre irá encontrar demanda por ele no mercado de trabalho.

Além disso, ele também poderá encontrar agências de contabilidade que crescem diariamente e sempre buscam por novos talentos. Dessa forma, podemos dizer que o mercado para esse profissional é bastante aquecido.

Um contador ganha um salário de, em média, R$3.329,97 mensais, enquanto um auditor pode ganhar uma média de R$ 4.056,39 mensais. Quando falamos em uma grande corporação, esse salário pode ser de até R$ 12.703,66 mensais.

Além disso, quanto maior a experiência, mais esse profissional será valorizado na sua área, e poderá também ter acesso à promoções e bonificações.

Como deve ser o profissional de Ciências Contábeis?

Porém, pode não ser fácil a busca pelo salário dos sonhos. O profissional de Ciências Contábeis deve ter algumas características e habilidades que são mais valorizadas nesta área.

Uma das habilidades mais importantes desse profissional é a organização. Ele irá lidar com uma grande quantidade de números e informações, geralmente relacionadas à dinheiro, e precisa saber como trabalhar da melhor forma com cada um deles para que nada se perca.

A capacidade de organizar, não somente o trabalho, como também a vida, pode contar muito na hora de se destacar. Abuse de planilhas, quadros, agendas e otimize a análise de cada um dos números.

Outra habilidade muito valorizada nesse meio é a boa comunicação. Um bom profissional de Ciências Contábeis deve saber se comunicar de forma eficiente com os diversos setores da empresa e com os mais variados tipos de colaboradores, desde o diretor até o prestador de serviços.

Quais são as áreas que um profissional de Ciências Contábeis pode atuar?

O profissional dessa área pode atuar, naturalmente, como contador em empresas. Porém, uma boa parte das organizações escolhem terceirizar esse serviço. Dessa forma, o contador também pode atuar prestando serviços terceirizados de contabilidade para essas empresas. Além disso, por existir uma grande demanda da terceirização, os escritórios de contabilidade também sempre procuram recrutar novos talentos para essa atuação.

Esse profissional poderá também atuar como auditor. No âmbito empresarial, o auditor fica responsável por examinar os relatórios e demonstrativos contábeis para garantir que estão corretos. Ele possui uma grande importância nas empresas, cuidando da saúde financeira e checando todas as informações tributárias, garantindo que tudo corra bem.

Uma outra forma de atuação é como professor. Se você gosta da área de Ciências Contábeis e se interessa pelo ensino, pode se candidatar para ensinar a matéria em cursos técnicos, e futuramente até mesmo em universitários.

Além disso, também é possível atuar com órgãos do governo, prestando concursos e concorrendo a vagas para o setor público. Você poderá trabalhar na Receita Federal, em órgãos de cobrança tributária, em setores de auditoria, entre muitos outros cargos! Vale sempre ficar de olho nos editais de concurso da sua região.

O ponto positivo da atuação no setor público é o alto salário que um recém formado pode conseguir. Porém, será necessário uma alta rotina de estudos, porque grande parte dos concursos são bastante concorridos e é preciso preparo.

O curso de Ciências Contábeis não é um curso novo, mas tem atraído cada vez mais jovens para essa graduação. Trata-se de uma área que evolui juntamente com a tecnologia e o surgimento de novos processos.

Se você chegou a conclusão que o curso de Ciências Contábeis é para você, invista seu tempo e entre de cabeça nessa área. Ela tem pontos extremamente positivos e conta com um mercado de trabalho bastante aquecido que pode te levar além!

Por isso, é importante buscar sempre o melhor para você e para o seu futuro!

Agora que você já sabe o que se estuda em Ciências Contábeis, invista em uma faculdade referência, que conta com quadro docente renomado e possui curso a distância com qualidade no ensino. Conheça agora o curso de Ciências Contábeis EAD da UNIFSA e faça seu futuro acontecer!

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--> Você sabe o que se estuda em Ciências Contábeis? A Contabilidade é uma área que grande parte dos brasileiros têm ...
9 min de leitura

Veja como criar um excelente perfil no Linkedin com essas dicas

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Quer saber como e por onde começar? Veja as dicas que separamos para ter um excelente perfil na rede social:

Como criar um perfil no Linkedin - passo a passo

Para começar a utilizar o LinkedIn, é necessário criar o seu perfil na rede. Para isso, você vai precisar de um e-mail, telefone e alguns outros dados pessoais de extrema importância.

Isso vai fornecer o seu o acesso inicial e vai também começar a te identificar na rede social. Tudo para que você fique bem posicionado e tenha um perfil seguro e de confiança.

Ainda tem dúvidas? Não se preocupe, segue um passo a passo simples de como criar o seu perfil no Linkedin:

Passo 1 - Faça o seu cadastro

Na página inicial de cadastro no LinkedIn, você deve iniciar o seu cadastro usando um e-mail ou telefone, e criando uma senha pessoal.

O site é bastante intuitivo, e após adicionar essas informações, ele já te leva para uma próxima página para preencher as principais informações pessoais, como seu nome e sobrenome.

Dessa forma, você possibilita que as pessoas que te conhecem possam te achar na rede, ampliando seus contatos. Dessa forma, você pode até mesmo retomar contato com antigos colegas de trabalho, gestores e pessoas que possam te indicar na rede.

Em seguida, você precisará passar por uma verificação de segurança, tudo para garantir que sua conta esteja segura e que você não é um robô.

Passo 2 - Preencha seus dados

Após preencher nome e sobrenome e passar pela verificação de segurança, é hora de preencher os seus dados pessoais, de localização e suas principais informações.

Preencher os dados de cidade, estado e país vão ajudar o LinkedIn a oferecer uma experiência personalizada, com atualizações de vagas e postagens na sua região.

Em seguida, você adiciona o seu cargo mais recente, ou pode apenas sinalizar que é estudante e colocar os detalhes de estudo.

Esses dados também ajudarão a rede social a fornecer novas vagas na sua área, posicionando o seu perfil para recrutadores que buscam candidatos com as suas habilidades e especializações. O LinkedIn também irá te ajudar a criar conexões que estejam dentro da sua área a partir das informações que você fornecer.

Passo 3 - Conecte-se com outras pessoas

Depois de preencher seus dados pessoais, de localização e seus estudos e cargos para definir sua área, o LinkedIn irá te direcionar para uma página de conexão.

Em geral, ele irá trazer perfis que tenham semelhança com o seu, que estejam na mesma área de atuação e até mesmo na mesma localização.

Aqui, é hora de deixar a vergonha de lado e se conectar! Não importa se os contatos que ele te deu sejam desconhecidos para você. É ideal que você se conecte sem medo com novas pessoas.

Essas pessoas poderão ser a porta de entrada para uma nova vaga, um novo cargo e uma nova aventura profissional. Também podem ser fontes de novos ensinamentos, uma vez que elas compartilham postagens relacionadas a sua área.

Por isso, faça conexões e amplie a sua presença!

Como melhorar o perfil no Linkedin?

Depois de criar o seu perfil, é ideal que você comece a alimentá-lo de forma estratégica para aumentar a visibilidade. Para isso, algumas dicas podem te ajudar a ter um perfil brilhando, pronto para qualquer conexão.

Ter um perfil atualizado vai ajudar pessoas que já lhe conhecem a localizá-lo com mais facilidade. Também vai auxiliar recrutadores que buscam por novos candidatos. Dessa forma, eles poderão saber suas informações principais já atualizadas, se você está buscando por uma oportunidade ou já está em uma vaga.

Por isso, dá uma olhada nas dicas que separamos para atualizar e melhorar ainda mais o seu perfil no LinkedIn:

Escolha uma boa foto

É ideal manter a sua foto atualizada, ou ao menos que não seja muito antiga. Busque evitar acessórios que podem tapar o rosto, como chapéus e óculos escuros. Também é ideal que a foto esteja em boa qualidade e que seu rosto esteja visível.

A foto vai trazer seriedade para o seu perfil, e também irá demonstrar que o seu perfil está completo. Não precisa ser muito elaborada e nem uma foto tirada com câmeras profissionais, mas deve demonstrar que você está comprometido o suficiente com o seu perfil na rede.

Dessa forma, você poderá ser cotado mais facilmente para vagas por transmitir mais confiança, seriedade e por possuir um perfil completo no LinkedIn.

Preencha todos os campos possíveis

Preencher todos os campos também é importante no processo de transmitir confiança e seriedade. Além disso, quanto mais atualizado seu perfil estiver, mais o LinkedIn poderá oferecer experiências personalizadas para você.

Procure dar informações sobre todas as suas experiências profissionais, escreva sobre os cargos que você ocupava, coloque suas habilidades e certificações. Tudo que poderá enriquecer seu perfil, vale a pena ser colocado.

O ponto positivo do LinkedIn é que você poderá descrever suas experiências com suas próprias palavras, escrevendo sobre as funções que podem até mesmo incluir habilidades extras, fora do que o cargo propunha no papel.

Busque por recomendações

Uma recomendação no LinkedIn é um tipo de depoimento que alguém pode escrever sobre você. Não há limites de recomendações e você pode convidar alguém a fazer uma recomendação sobre você, o que pode ser útil para conquistar e melhorar esse espaço do seu perfil.

Mas tome cuidado: não peça recomendações de forma aleatória para pessoas que você não conhece. É ideal que as recomendações sejam verdadeiras, de pessoas que você já trabalhou junto como colegas de setor, gestores, prestadores de serviços e até mesmo pessoas que você contratou.

Busque sempre por pessoas que você gostou de trabalhar e que você sente que o sentimento foi recíproco.

Invista um tempo na área “Sobre”

A área “Sobre” do seu perfil no LinkedIn é uma breve apresentação sobre você, que fica exposta bem no início do perfil. Trata-se de uma pequena introdução sobre suas habilidades, experiências e especializações.

É ideal que você tire um tempo maior para pensar na melhor forma de se apresentar, lembrando que recrutadores da sua região, e até mesmo do país, podem ter acesso ao seu perfil.

Você pode imaginar como se apresentaria a um desses recrutadores, escrevendo um pequeno texto sobre você. Evite fazê-lo muito longo, pois as informações completas estarão direto no seu perfil.

Mas não tenha medo de incluir todas as informações que você considera mais importantes. Assim, o usuário que ver o seu perfil já saberá exatamente o que encontrar.

Como usar o Linkedin da melhor forma

De uma forma geral, não existe uma fórmula ou regras exatas para usar a rede social. Cada pessoa vai aproveitar de um modo diferente, vai gostar mais de ferramentas diversas e até mesmo terá objetivos diferentes.

Por exemplo, um recrutador utilizará mais para fazer novas conexões para vagas futuras, enquanto um influenciador pode compartilhar suas experiências profissionais do dia a dias. Alguém que deseja informação sobre o mercado na sua área pode utilizar como uma forma de ficar antenado, enquanto alguém que procura emprego pode usar para achar as melhores vagas.

Existem também as pessoas que desejam crescer e aprender, e podem aproveitar os cursos e artigos disponíveis no LinkedIn.Ou seja, é uma rede completa para todos os tipos de pessoas com todos os tipos de objetivos.

Porém, se você busca ter mais visibilidade no mercado de trabalho ou impressionar recrutadores, algumas dicas podem servir para seus objetivos. Veja a seguir.

Solicite conexões

Na hora de solicitar conexões, não tenha medo de adicionar pessoas que você não conhece. Isso irá ampliar a sua presença na rede, você poderá fazer novos amigos, novos contatos e ter uma rede de networking forte e muito ampla.

Também busque por antigos colegas de trabalho e até mesmo gestores, que poderão contribuir positivamente para o seu perfil com recomendações, comentários e interações, aumentando o seu engajamento na rede.

As conexões são importantes para definir seus contatos, o que irá aparecer no seu feed e a experiência que você terá no LinkedIn. É bacana adicionar pessoas que estejam na sua área para uma troca saudável de experiências, mas não se prenda a somente isso! Um feed diversificado com conexões de áreas diversas também pode fornecer a carga ideal de experiência.

Interaja em publicações (mas evite polêmicas)

Após fazer conexões, adicionar pessoas e aumentar o seu círculo social, é hora de começar a navegar e interagir na rede.

O atrativo do LinkedIn é a possibilidade de interagir em todos as postagens e criar uma troca de informações e experiências constantes. Essa troca ajuda a entender e se aprofundar no mercado, além de expandir seus contatos e atrair mais pessoas para o seu perfil.

Para isso, é ideal que você interaja bastante com seus contatos, exponha o seu ponto de vista, conte sobre suas experiências, compartilhe postagens, entre muitas outras formas de interação que a rede oferece.

Mas atenção: evite polêmicas a qualquer custo. Por se tratar de uma rede profissional, qualquer polêmica muito grande pode fazer com que danifique sua imagem no mercado de trabalho.

Por isso, tome cuidado e deixe as opiniões mais calorosas, irritadas e polêmicas para as outras redes sociais de cunho pessoal, como Twitter e Facebook.

Produza conteúdo

Muita gente imagina que produzir conteúdo seja algo complicado e que demanda muito tempo, mas não precisa ser assim.

Embora muita gente goste de postar longos textos repletos de experiência, um texto curto interagindo, contando uma situação ou até mesmo pedindo uma opinião das suas conexões também são formas de criar conteúdo no LinkedIn.

O interessante é incorporar na sua rotina para que você tenha ideias de forma natural. Qualquer novo desafio, dúvidas, curiosidades ou aprendizados que você tiver contato no seu dia a dia profissional pode virar um tema interessante para debate na rede.

Pode ser até uma opinião sobre um livro relacionado à sua área profissional, ou sobre como um filme trouxe determinado aprendizado para o mundo dos negócios ou estudos.

Dessa forma, o conteúdo pode sair de forma natural, sem você precisar pensar e levar muito tempo nisso. E ainda é uma forma de compartilhar uma experiência rica do seu dia a dia que pode ajudar outras pessoas. Vale a pena tentar!

Linkedin para procurar emprego

Uma das principais funções da rede social é buscar empregos, ou localizar candidatos quando falamos em recrutadores. Por isso, é sempre importante manter o seu perfil organizado e atrativo, mesmo que você esteja em um cargo e não tenha pretensão de sair.

É muito difícil prever uma demissão, mas ter o seu perfil organizado e atualizado pode evitar que você seja pego de surpresa e já te posicionar para uma próxima experiência.

Além disso, ter o perfil no LinkedIn atualizado pode atrair novas propostas melhores para cargos acima do seu, caso algum recrutador entenda que você tem as habilidades necessárias. Portanto, a rede social pode ser o seu ponto de partida para um aumento de salário ou promoção.

O LinkedIn teve um crescimento estrondoso nos últimos 5 anos, e hoje pode ser considerada uma das redes sociais mais rentáveis da internet. Para os usuários, a vantagem é ter um ambiente profissional e acessível para interagir, aprender e crescer.

Com ela, você pode ampliar suas conexões, criar uma rede de networking potente, buscar por referências profissionais, almejar um cargo mais alto, trocar experiências, aprender novas habilidades, entre muitas outras opções. É uma maneira muito saudável de se posicionar bem no mercado de trabalho.

E por falar em mercado de trabalho, com os cursos EAD, conciliar trabalho e estudos tem sido um tema em pauta no LinkedIn, onde as pessoas dividem as próprias experiências.


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Como treinar redação para Enem e vestibular? Sites, apps e dicas

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Sites para treinar redação

EscreverOnline

A EscreverOnline é uma plataforma voltada totalmente para as habilidades de escrita com o foco no ENEM e outros vestibulares nacionais. Lá os estudantes encontram dois tipos de assinatura, cada uma com uma proposta diferente.

A parte gratuita permite que você tenha acesso às aulas semanais disponibilizadas pela plataforma. Elas são compostas por uma videoaula e material em PDF, que contam também com propostas regulares de produção de texto. Na versão gratuita as redações são corrigidas de forma colaborativa entre os usuários da plataforma, permitindo que os estudantes atuem também como corretores.

Já a versão paga do site se divide em duas assinaturas diferentes e permite que os estudantes enviem de quatro até oito redações por mês. As redações são corrigidas por professores especializados com experiência em correção de bancas do ENEM e outros vestibulares. Além de total acesso a todo o material feito para a plataforma e a possibilidade de tirar dúvidas de como treinar redação com um suporte especial.

Redação Online

No Redação Online você não precisa de nenhuma assinatura. A correção aqui funciona por meio de créditos e você compra a quantidade que achar necessária, cada crédito dá o direito a submeter uma redação para a correção, que geralmente é feita em até 3 dias úteis.

São vários planos diferentes, e a compra mínima é de 5 correções, os valores variam de acordo com o pacote que pode até mesmo incluir videoaulas específicas e chat para que o estudante tire suas dúvidas.

A plataforma se orgulha de possuir um processo de correção humanizada e garante ajudar o estudante a treinar redação e atingir resultados de melhora de até 400 pontos no ENEM.

Apps para treinar redação

E como hoje em dia nosso amigo inseparável é o celular, não podemos deixar de fora os Apps que também podem te ajudar a como treinar redação!

Nota 1000

Atualmente o Nota 1000 é um dos Apps mais bem avaliados pelos usuários. Como treinar redação é o foco do App, ele conta com várias propostas de redação e o seu grande diferencial é proporcionar a correção de forma gratuita aos seus usuários.

>>> Pontuação do Enem: quanto você precisa alcançar para entrar na graduação?

Prepara ENEM

O Prepara ENEM é um App completo que contém simulados, questões, resumos e muito mais. Para treinar redação o App disponibiliza uma lista de temas anteriores, redações que tiraram a nota máxima, dicas, explicações sobre as cinco competências avaliadas na redação, entre outras funcionalidades.

Hora da Redação

O Hora da Redação é o App que leva o mesmo nome do curso criado a 15 anos pelo professor Raphael Haussman. O app utiliza uma metodologia diferenciada, contando com materiais semanais, podcasts, vídeo aulas e muito conteúdo.

Quando cadastrado, o estudante pode usufruir de todas as ferramentas gratuitamente, por sete dias. Após esse período é necessário uma assinatura e as correções são adquiridas pelo aplicativo.

Citação Redação

O Citação Redação faz jus ao nome e é completamente gratuito. Nesse aplicativo você encontra citações de diversas áreas diferentes que vão te ajudar a treinar redação. Saber usar uma citação de forma coerente e com relevância ao tema é fundamental para uma boa nota na redação.

Por isso é legal usar o app sempre que precisar de uma ajuda para conseguir pensar sobre algum tema quando estiver com dificuldades de desenvolvê-lo.

5 dicas para fazer uma redação excelente

Mesmo temida por muitos, a redação é sem dúvida uma das peças mais importantes dos vestibulares. É nela que o aluno demonstra suas capacidades argumentativas e pode ser primordial para fazer com que o candidato garanta sua vaga.

São vários os fatores que colaboram para uma boa redação, e se você pensa que basta mandar bem de Língua Portuguesa, você precisa rever alguns conceitos. Vamos te dar algumas dicas de como treinar redação do jeito certo.

1. Mantenha-se informado de temas atuais

Parte importante da redação é justamente testar o seu conhecimento do mundo. Mais precisamente, no ENEM, a competência de número cinco pede que o estudante elabore uma solução para o problema abordado. Lembrando que o exame também pede para o candidato nunca desrespeitar os direitos humanos.

Essa competência só pode ser alcançada se o estudante estiver atento aos acontecimentos atuais, incluindo grandes assuntos de repercussão nacional e internacional.

Mantenha-se informado das notícias e busque acima de tudo, fontes confiáveis e de preferência, que também sejam variáveis, já que não adianta ler somente uma fonte de uma determinada notícia. Checar a procedência e veracidade das informações é indispensável, ainda mais com a crescente divulgação de fake news.

2. Pratique a redação como se estivesse na prova

O estudante precisa ter em mente que a redação é mais do que só um texto. Ela é o reflexo de como se orienta as ideias do candidato e de como essas ideias são articuladas. Isso quer dizer de forma bem simples, que a redação traduz o pensamento de quem a escreve.

Então se a redação é a tradução do pensamento, é necessário que na hora da prova, o estudante esteja calmo. Preparar o psicológico para lidar com a pressão da prova, também é importante. É muito comum ouvir relatos de alunos que por nervosismo se atrapalham com o tempo na prova e acabam cometendo deslizes.

Então como treinar redação em casa e mesmo assim conseguir se preparar para o ambiente da prova? Você pode se preparar para ambiente da prova, simulando um dia de vestibular. Isso pode ser feito ao se eliminar distrações e controlando algumas variáveis.

Geralmente, o aluno possui um tempo pré-determinado para fazer a prova, então coloque algum alarme ou peça para alguém controlar o tempo para você.

Assim como em uma prova, o celular deve ser mantido fora de alcance e de preferência desligado. Se você mora com a família, peça para ninguém te atrapalhar durante o tempo estipulado. Faça sua redação em silêncio, já que na prova a comunicação com outros candidatos não é permitida.

Não se esqueça de usar o rascunho. Muitos estudantes acham que o rascunho é perda de tempo, mas lembre-se que rasuras na folha da prova fazem você perder pontos. Mas nem só para evitar erros ortográficos é feito o rascunho. Uma vez desenvolvida a argumentação, você pode ler o que escreveu e se desejar, fazer alterações na estrutura da redação antes de passar tudo a limpo.

Use apenas papel e caneta. No fim das contas a redação vai ser feita à mão e você precisa se garantir. Não tem como treinar redação se você realmente não simular o ambiente da prova. Isso é importante para você se sentir mais confortável na hora do vestibular. Nada de usar lápis para fazer a versão final e muito menos corretores ortográficos.

3. Aprenda sobre cada parte da redação

Se você pensar a redação como um grande bloco de texto, fica difícil articular seus conhecimentos e conseguir transmitir seus pensamentos de maneira fluida. Isso porque na realidade um texto é composto de pequenas partes.

Tudo tem começo, meio e fim e com a redação não é diferente! Existe a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. E como todo texto de base argumentativa, todo o texto gira em torno da defesa do ponto de vista do autor.

Na introdução, é necessário que o autor especifique qual o ponto de vista defendido, ou seja, qual é a sua tese. Mas, você não pode já na introdução, entregar todas as respostas que serão desenvolvidas no seu texto.

Esse é o papel do desenvolvimento. Ele geralmente ocupa do segundo até o penúltimo parágrafo, ou seja, ele é tudo aquilo que não é introdução e nem a conclusão. Simples, não é?!

No desenvolvimento, você defende o seu ponto de vista, buscando a melhor argumentação possível. Nessa parte do texto, citações de pensadores e autoridades, conferem mais credibilidade para a sua tese e demonstram conhecimento interdisciplinar.

Já na conclusão, você precisa conseguir amarrar bem tudo o que foi sendo dito ao longo do texto. Não se esqueça de que se alguma pergunta foi levantada, ela precisa ser respondida por você e não pode ficar em aberto.

Pode parecer óbvio, mas saber concluir o texto, significa que você consegue concluir o raciocínio desenvolvido no texto, e isso é basicamente demonstrar que você é capaz de estabelecer um pensamento crítico.

4. Estude língua portuguesa

É importante desfazer o mito de que estudar Língua Portuguesa é só estudar gramática! O domínio da linguagem tem sim a ver com o uso da norma culta e a ortografia é cobrada em todas as provas.

Mas além disso, a capacidade de interpretação textual, assim como sua habilidade de articular a linguagem de forma coerente, além de outros fatores, fazem parte do essencial para uma boa redação. Veja que essas habilidades não têm nada a ver com conhecimentos gramaticais.

Com toda a certeza o domínio sobre a gramática faz toda a diferença na hora da correção, mas só isso não garante boas notas. Como dissemos anteriormente, o começo, meio e fim da redação, pode ser traduzido por coesão textual, que não depende só da gramática. A coesão do texto é garantida por um fator “simples”: sua tese, ou seja, sua ideia, precisa fazer sentido.

De nada adianta saber usar crase e mesóclise se você não conseguir convencer ninguém com o seu argumento. E a argumentação está ligada entre outras coisas à retórica, outra área da Língua Portuguesa. Percebe?

Outro fator importante, que não deve ser esquecido, é o da interpretação de texto. Sem isso você não consegue nem entender qual a proposta da redação, quem dirá como treinar a redação! E essa habilidade se desenvolve a partir de leituras e reflexão.

Artigos sobre língua portuguesa para você estudar:

5. Leia!

Fica muito difícil conseguir escrever bons textos se você não tem o costume de ler. E não significa que você precisa conhecer grandes obras literárias ou passar horas do seu dia dedicando-se a isto. Mas é importante manter bons hábitos de leitura.

É através da leitura que você percebe como são as estruturas de um texto, que você consegue enriquecer o seu vocabulário, expandir o seu conhecimento sobre qualquer área do saber, se informar, se divertir....as possibilidades são inúmeras. E como treinar redação se você não possui familiaridade com textos? Um bom escritor é antes de tudo um bom leitor.

>>> Aumente sua produtividade com o método pomodoro de estudo

[🏆BÔNUS] Mais matérias que caem no Enem e nos principais vestibulares para você estudar


Viu só como treinar redação não tem segredo? A tarefa pode parecer assustadora, mas lembre-se que o aprendizado de qualquer coisa é um processo demorado e envolve muita paciência e determinação. O importante é manter-se firme no propósito que se quer alcançar.

Esperamos que com essas dicas, você consiga treinar a redação e melhorar seu desempenho para alcançar melhores notas nas provas do Enem ou vestibular que for prestar.

E por falar em nota, confira agora como calcular a sua nota do ENEM com nosso Guia prático. 

--> Você vai prestar vestibular ou Enem e não sabe como treinar redação? A redação é uma das maiores preocupações de todo ...
10 min de leitura

Como mudar de carreira após a maternidade?

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Desenvolva o autoconhecimento

Para descobrir se esta é a hora certa de mudar de carreira, o primeiro passo é fazer seu autoconhecimento. Durante esse processo você conseguirá desenvolver melhor a percepção de si mesma e analisar suas prioridades.

É muito importante verificar se realmente deseja mudar de profissão ou se está apenas cansada devido às mudanças de rotina e o acúmulo de funções.

Compare suas escolhas de antes da maternidade até o momento atual e analise-as. Não se preocupe, é normal que algumas prioridades terem mudado após o nascimento dos filhos.

Analise o que a faz feliz e o que a faz triste na atual profissão, quais são os seus objetivos de vida e o que você precisa fazer para alcançá-los. Identifique o que gosta de fazer e o que não gosta, ou seja, adquira consciência sobre as suas preferências e competências.

Ao desenvolver o autoconhecimento você terá uma visão mais clara do tipo de profissional que você é e do que precisa aprimorar. Muitas vezes, por falta de autoconhecimento muitas pessoas se tornam desmotivadas e improdutivas no trabalho.

Para que isso não aconteça com você, analise também quais são suas habilidades, seus pontos fortes e suas fraquezas, seus sonhos, limitações, medos e suas expectativas de vidas. Pense naquilo que te deixa motivada todos os dias, quais atividades você se sente mais produtiva e quais não deixa.

Alcançar o autoconhecimento não é algo que vem do dia para a noite, demanda tempo e reflexão. Se precisar busque ajuda com psicólogos ou coaching, esses profissionais disponibilizam ferramentas e técnicas que podem ajudar você a se autoconhecer.

Analise as vantagens e desvantagens

 Tomar uma decisão precipitada ou que não seja a mais adequada no momento pode ser frustrante e acabar te prejudicando.

A mudança de carreira é desafiadora, pode trazer benefícios e vantagens, mas precisa ser muito bem pensada antes. Portanto, faça um planejamento e analise bem sua vida profissional para descobrir o que realmente está levando você a pensar em como mudar de carreira.

Olhe seus prós e contras para continuar na atual profissão e compare-os com os prós e contras para sair. Comece respondendo, por exemplo:

  • É a hora certa de uma mudança de profissão e por quê?
  • Meu emprego atual oferece condições para me dedicar a maternidade e carreira profissional?
  • Eu estou estimulada o suficiente para continuar nessa profissão?
  • Eu quero trabalhar mais horas e receber mais ou diminuir minha carga horária e me dedicar a família?
  • Terei tempo para conciliar vida profissional com familiar?
  • Vou perder mais se sair ou se eu ficar na atual carreira?
  • A empresa que almejo entrar oferece algum tipo de benefícios às mães como menor carga horária de trabalho?
  • Qual salário que pretendo receber?

Responda a essas perguntas, depois analise se realmente essa é a hora certa de mudar ou se você está apenas passando por uma fase de incertezas e inseguras devido a sensibilidade da maternidade. Depois de analisar os prós e contra, converse com seus familiares. É importante envolvê-los nesta decisão, afinal, você vai trocar de rotina e eles também serão impactados com estas mudanças.

Destaque a importância que mudar de profissão tem para você nesse momento e o que te levou a tomar essa decisão. Converse e escute a opinião deles, mas lembre-se: esta é uma decisão muito pessoal, de nada adianta ter várias vantagens no emprego atual, mas estar infeliz consigo mesma.

Busque conhecimento e informação         

Se você está certa de que mudar de carreira é a opção correta, então comece buscando conhecimento e informação sobre a área que quer seguir. Quando pensamos em como mudar de carreira, é importante planejar a mudança de forma correta e o mais cedo possível.

Comece avaliando seu currículo, verifique se seus cursos de especialização ainda são válidos ou se sua formação acadêmica está de acordo com a nova carreira.

Senão, considere a possibilidade de voltar a estudar. Uma nova profissão requer formação especializada ou atualizações. Dependendo do trabalho almejado, você precisará fazer uma nova graduação ou uma pós-graduação.

Se você está interessada em uma área específica, dedique-se a conhecê-la na prática. Procure participar de palestras, feiras e seminários com profissionais da área; leia sites, blogs ou revistas que abordam as tendências do setor.

Quem sabe agora essa não seja a hora de trocar de área e investir na profissão tão sonhada de quando criança. Por exemplo, você tinha o sonho de ser professora, mas optou por seguir os negócios da família, agora é a hora de investir na graduação em licenciatura.

Ou se ainda não possui um diploma do ensino superior, pode optar em fazer uma faculdade de bacharelado e, se tiver o espírito de empreendedora, abrir seu próprio negócio.

Investir em educação antes de seguir a nova área de atuação garante que a mudança de carreira seja menos brusca, minimiza as chances de erro, adquire uma estrutura qualificada e garante que a transição ocorra de uma forma correta.

Agora, se você ainda tem dúvidas de qual carreira seguir, use a internet a seu favor: procure por cursos rápidos online, palestras, workshops e leituras a respeito da sua nova área de atuação.

Aproveite para pesquisar sobre as melhores profissões para mulheres que conciliam maternidade e carreira, analise o mercado de trabalho, carga horário, salário e quais os benefícios oferecidos por lei.

>>> Trabalhar em casa: como se organizar e ser produtivo

Considere fazer um curso a distância

Se você está convencida que investir em educação é fundamental na hora de mudar de profissão, saiba que o ensino a distância é um poderoso aliado quando falamos de maternidade e faculdade.

A principal vantagem do estudo a distância é flexibilidade e a praticidade, ou seja, você não precisa frequentar a sala de aula todos os dias.

Você pode assistir às aulas em casa sem se preocupar com horários fixos de chegada e saída, assim consegue conciliar as aulas com horários de amamentação ou cuidados com os filhos.

Com a rotina corrida você pode acabar ficando um ou dois dias sem estudar, mas não se preocupe, todo o conteúdo de estudo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana na plataforma virtual.

Para estudar, você só precisa de um computador ou tablet com conexão a internet e, claro, um tempo que seja dedicado a isso que pode ser de manhã, de tarde ou até mesmo de madrugada e poderá assistir as aulas mais de uma vez se precisar.

Isso sem falar da biblioteca virtual, que estará disponível 24 horas por dia e uma equipe profissional para tirar dúvidas e dar suporte e orientações durante os estudos.

Se você tem dúvidas sobre o diploma, saiba que não existe diferença entre os diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância. Portanto, o diploma da faculdade EAD tem o mesmo peso que o diploma do curso presencial. Ambos têm a mesma validade para comprovação de título em todo o território nacional.

Outro fator importante é a economia de dinheiro que o EAD traz. Em média, as mensalidades dos cursos a distância chegam a ser até 50% mais barato comparado ao método presencial. Isso acontece porque na modalidade EAD, as universidades não precisam de grandes estruturas para disponibilizar os cursos, mas apenas de polos para os encontros presenciais.

Ainda falando de economia, no ensino a distância você não gasta com deslocamento até a faculdade e alimentação fora de casa, despesas essas que parecem pequenas, mas somadas fazem uma grande diferença no final do mês.

Contenha gastos ou faça uma reserva financeira

Pense também no lado financeiro. Além de estar preparada emocionalmente, a situação financeira deve ser levada em consideração na hora de mudar de carreira.

Lembre-se, resultados indesejados podem acontecer, então, esteja preparada. Além disso, há a necessidade de estar preparada para a possibilidade de ganhar menos do que se recebe atualmente — pelo menos no início da nova profissão.

Ter uma reserva financeira é a melhor forma de encarar uma nova carreira com tranquilidade e se manter durante o tempo de transição O ideal é que a reserva sirva para mais ou menos 1 ano.

Sabemos que com a chegada filhos as despesas dobram, então o ideal é que você faça um diagnóstico financeiro, para saber exatamente quanto recebe e gasta por mês. Com o diagnóstico em mãos, você vai saber onde pode economizar dinheiro para fazer sua reserva financeira e dar iniciar a nova carreira.

Se tiver dívidas, se planeje para acabar com elas imediatamente e procure não fazer investimentos arriscados ou empréstimos. Se seu plano for fazer uma nova faculdade, mesmo que seja para iniciar no próximo ano, comece a economizar desde agora.

Quanto antes você começar a economizar, melhor será, afinal, mesmo pequenas quantias poupadas mensalmente fazem grande diferença em médio e a longo prazo.

Converse com outros profissionais da área de interesse

Se você já tem em mente a carreira que quer seguir, então dedique-se a conhecê-la na prática para isso você vai precisar ter paciência, informação e orientação.

Procure conversar com profissionais que atuam na área escolhida, isso vai te ajudar a esclarecer dúvidas, eliminar mitos e entender como é a verdadeira realidade da profissão. Quanto mais bem informado estiver sobre a nova carreira, menores serão as chances de erros.

Se possível, visite universidades ou faculdades e converse também com professores e coordenadores do curso, fale sobre sua decisão de mudar de profissão e sobre a maternidade, eles poderão te dar dicas e conselhos nessa fase de escolha.

Não tenha vergonha de ser curiosa e durante a conversa faça perguntas como: média salarial, como é o dia a dia da profissão e o que fez o profissional escolher essa área de atuação.

Além de adquirir conhecimento, uma conversa produtiva com profissionais da área pode trazer incentivo e ajudar a construir uma rede de contatos, o que é fundamental nesse momento.

Use e desfrute de seu networking. O networking, quando usado com eficiência, pode ser decisivo na hora de mudar de profissão ou simplesmente se tornar um profissional de destaque na sua área de atuação.

Mas, caso não conheça ninguém que trabalhe na área para conversar, a internet é uma ótima aliada na hora de aprender sobre profissão, pois muitos profissionais fazem relatos de experiência em fóruns de discussão, notícias, vídeos etc.

Já sabemos que ser mãe não é mais um obstáculo para quem quer mudar de carreira. No entanto, é evidente que não é uma decisão que pode ser tomada do dia para a noite, exige muito planejamento, dedicação e força de vontade.

Pensar em como mudar de carreira e conciliar com a maternidade pode te deixar com frio na barriga, mas com certeza vai trazer muitas alegrias. O importante é que você se sinta satisfeita com as suas escolhas e nunca deixe de buscar conhecimento, crescimento profissional e pessoal.

Agora que você já conhece os desafios de mudar de carreira é a hora de saber qual a profissão mais combina com você. Para isso leia nosso artigo: Qual profissão combina comigo? Um checklist para tirar suas conclusões!

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Dê um novo rumo à sua carreira. Faça um teste de aptidão profissional!

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O que é um teste de aptidão profissional?

Existe uma expressão popular que diz que quem sabe pra onde quer ir já tem metade do caminho feito. Vale a mesma lógica para sua escolha de curso universitário. 

E, vamos falar a verdade, há tantas opções de cursos superiores que, às vezes, fica até difícil decidir qual é o mais indicado para você.  

 Por isso, é importante entrar no mundo do teste de aptidão profissional e ter informações sobre essa ferramenta que pode ser muito útil para você saber, definitivamente, qual profissão escolher. 

Vamos lá?  

O teste de aptidão profissional é também conhecido como teste vocacional. 

Essa aptidão é a "habilidade específica de cada indivíduo que vai determinar a escolha de sua futura profissão". Indica, ainda, os "interesses, os valores e o talento" que apontam o futuro profissional de cada um. 

Assim sendo, um teste para saber qual profissão seguir é um mecanismo que pode ajudar você a identificar quais são as suas principais habilidades e interesses, além de mostrar com quais atuações profissionais essas suas características se relacionam. 

Qual é a diferença entre o teste vocacional e o teste de aptidão? 

Nenhuma. 

O teste vocacional e o teste de aptidão profissional são a mesma ferramenta, uma espécie de prova que aponta seus interesses e afinidades e que ajuda a encontrar uma área do conhecimento que mais faz sentido para você. 

Como surgiram os testes de aptidão? 

O teste de aptidão profissional surgiu há mais de um século. 

Com o desenvolvimento do sistema capitalista e com a revolução industrial, surgiram atividades impensadas anteriormente e para as quais as habilidades necessárias ainda estavam em processo de descoberta. 

Foi aí que um livro chamado Choosing a Vocation, de autoria de Frank Parsons e publicado postumamente, foi publicado. 

O livro foi o pioneiro a sistematizar a análise, tanto teórica como técnica, que pode ser aplicada a uma pessoa no sentido de lhe ajudar na sua escolha da profissão.   

A publicação de Parsons aborda capítulos sobre a análise pessoal do futuro profissional e a análise industrial. 

Também mostra os diferentes tipos de segmentos disponíveis e termina com uma parte sobre a organização no ambiente de trabalho.   

A partir disso, a análise do perfil vocacional de um indivíduo não parou de evoluir, aproximando-se inclusive da psicanálise e da psicologia. 

Foi quando surgiu a teoria tipológica, que afirmava que os interesses de um indivíduo estão diretamente relacionados à sua personalidade.   

Atualmente, o teste de aptidão profissional mantém sua busca original, de ajudar às pessoas a encontrarem seu caminho e carreira, mas também incorporou várias práticas modernas e está muito mais acessível, seja na internet ou ao recorrer a profissionais especializados.

Por que fazer um teste de aptidão profissional? 

Uma pesquisa de 2018 diz que 56% dos alunos de graduação desistiram de seus cursos ou trocaram de curso naquele ano. 

E esse dado reflete uma realidade do ensino superior: como os estudantes não têm certeza do que querem fazer quando entram na universidade, existe a frustração com começar um curso com o qual não tem afinidade. 

Isso leva a desistências, trocas de curso e aumenta o tempo entre o estudante começar uma graduação e chegar ao objetivo de carreira que deseja. 

Nesse sentido, um teste de aptidão traz acerto, ajudando o estudante a entender quais são seus interesses e qual curso pode ajudá-lo a chegar no seu objetivo.

Como funciona o teste de aptidão 

Existem diferentes tipos de teste de aptidão profissional e muitos deles são encontrados facilmente por meio de uma pesquisa no Google. 

O número e o formato das questões variam, assim como o nível de detalhamento dos testes. Por isso, é recomendado buscar opções mais completas.  

Em geral, todos os testes envolvem a coleta das respostas que você fornece a perguntas como "qual foi sua matéria preferida no Ensino Médio?", "Quais os seus hobbies?", "Qual dessas matérias você acha que seria mais difícil na faculdade?".  

Vale notar que, nem sempre, as perguntas se relacionam com o universo dos estudos ou com o do mercado e pensar na resposta que melhor se encaixa à sua realidade faz toda a diferença.  

É interessante saber que cada resposta determina a natureza da próxima pergunta. 

Para uma pessoa que diz que a Matemática era sua matéria favorita, é improvável que o teste pergunte se ela gostaria de trabalhar com Teatro, por exemplo. 

Já para quem diz que preferia as aulas de Português e que tem como hobby ir a programas culturais, a situação seria diferente.   

Onde fazer o seu teste de aptidão profissional 

Como dissemos no tópico acima, existem diversos testes de aptidão profissional, ou teste vocacional, na internet que você pode fazer de forma gratuita. 

Dentre os disponíveis, acreditamos que estes sejam bons orientadores: 

  • Teste vocacional Pravaler: este aqui indica aquilo que você valoriza e os cursos que mais combinam com a sua personalidade.  
  • Teste vocacional Sejabixo: neste teste, você seleciona afirmações e como resultado recebe pontuações que mostram suas áreas de interesse. 
  • Teste vocacional Na Prática: este teste simula uma conversa sua com um atendente e através de perguntas, ele chega na sugestão de uma carreira. É preciso deixar o seu e-mail para contato antes de receber os resultados. 

Testes de aptidão online realmente ajudam na escolha da profissão? 

Algo importante que você precisa saber sobre os testes de aptidão profissional encontrados pela internet é que eles podem ser bons norteadores, mas não são a sua melhor opção. 

Caso você esteja com muitas dúvidas e não se sinta confortável com as respostas que receber, pode ser interessante recorrer à ajuda profissional.  

Existem psicólogos que oferecem orientação vocacional em parceria com instituições de ensino ou em consultas individuais. 

As vantagens de buscar esse serviço se relacionam à garantia de um teste mais detalhado, da possibilidade de expor e conversar sobre suas ideias para, então, chegar a um resultado mais seguro.  

Aqui, vale a pena abrir um parêntese e dizer algo: um teste de aptidão não é algo definitivo, que só pode ser feito uma vez e dura toda a sua vida. 

Sua orientação vocacional pode mudar com os anos, sabia? Descobrir novas habilidades e paixões é algo que pode estimular você a buscar novos rumos. 

Você pode recorrer a esse processo quando esteja em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira. 

Quem sabe, reavaliar seus interesses seja uma excelente forma de voltar a estar bem consigo mesmo e abraçar novos desejos e oportunidades profissionais?

Conclusão 

Em todo o caso, um teste de aptidão profissional não é um recurso mágico, certeiro ou infalível.

No fim das contas, a decisão precisa ser sua e isso significa usar o resultado obtido como ponto de partida para pesquisar sobre os tipos de cursos, a rotina da profissão e as perspectivas do mercado de trabalho.

Só assim é possível ter clareza para escolher qual carreira seguir. 

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