Inscreva-se
Conheça nossos cursos

Cursos

Quer ser analista de sistemas? Conheça o mercado de trabalho!

Mercado de Trabalho

8 empresas que se destacam no mercado com ações socioambientais

Cursos

Quer ser analista de sistemas? Conheça o mercado de trabalho!

Por EAD UNIFSA em Mar 12, 2020 12:00:00 AM | 3 min de leitura

O analista de sistemas é um profissional tecnólogo, com formação universitária rápida e voltada para a prática profissional. Ele é muito valorizado no mercado de trabalho, tanto pela sua competência técnica quanto pelo fato de que o país sofre com a falta de profissionais qualificados em TI. Leia este post para saber o que esse profissional faz!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que o analista de sistemas faz?

Quem faz faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de trabalhar em todas as etapas de desenvolvimento de um software. Esse profissional desenvolve programas, faz testes, manutenção e atualizações, sempre considerando os objetivos do cliente ou da empresa onde trabalha.

Ele conhece linguagens de programação e seu papel é usar esse recurso para criar soluções tecnológicas que solucionem problemas e agilizem processos dentro das organizações. Indiretamente, o analista de sistemas contribui para a produtividade das empresas, por meio do desenvolvimento de softwares específicos para cada necessidade.

Outro setor em que ele pode atuar é o de segurança da informação. Nesse caso, ele configura o acesso de usuários do sistema e impede o acesso de hackers ou o vazamento de dados. Fazer backups seguros e monitorar a performance do programa, procurando falhas, também são tarefas relevantes para garantir a confidencialidade das informações.

O analista de sistemas também pode atuar no suporte técnico, auxiliando no uso do sistema e oferecendo treinamentos, e é capaz de gerenciar bancos de dados. Sua formação acadêmica permite fazer ainda a manutenção do hardware, mas esse geralmente não é o foco do profissional.

Como está o mercado de trabalho?

Atualmente, empresas de todos os tamanhos utilizam sistemas computadorizados para registrar suas atividades, armazenar dados e tornar a comunicação mais ágil, tanto internamente, quanto com clientes e fornecedores. Na vida privada, a presença dos softwares também é cada vez maior. Esse é o principal motivo para que profissionais de TI estejam em alta no país.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é o 9º maior mercado do mundo, movimentando mais de 18 bilhões em softwares e serviços de TI no ano de 2017. O desenvolvimento interno de programas só cresce, assim como o mercado de desenvolvimento para smartphones. Assim, a demanda pelo analista de sistemas promete continuar alta.

Até o ano de 2020, o déficit de profissionais de TI no Brasil deve chegar à 400 mil. Isso significa que as empresas têm dificuldade para encontrar profissionais qualificados e valorizam aqueles que têm formação específica na área.

Assim, o mercado de trabalho em desenvolvimento de sistemas é amplo, compreendendo organizações de todos os ramos e portes. O profissional formado tem ainda a possibilidade de fundar sua própria empresa de desenvolvimento de softwares ou trabalhar de maneira autônoma, conquistando clientes.

Quanto ganha um analista de sistemas?

Devido à carência do analista de sistemas no mercado de trabalho, esse profissional é valorizado e tem salários altos. No cargo de Analista de Negócios de TI, ele recebe quase 5 mil reais. Como Analista de Segurança da Informação, está pouco acima de 4 mil. São muitos cargos possíveis, cuja remuneração depende da experiência do profissional, do porte da empresa e da região.

Quem opta por desenvolver softwares personalizados recebe por projeto, tendo rendimentos muito variados. A vantagem dessa modalidade de trabalho é a flexibilidade de horários e a liberdade de criação.

>>> Faculdade EAD é uma boa? Veja 8 dúvidas comuns sobre estudar a distância

Estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma oportunidade de começar uma carreira em Tecnologia da Informação, setor em alta no Brasil. Aproveite para conhecer melhor essa graduação no nosso site!

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFSA sobre EAD e educação

Acelere sua carreira em TI com um curso de telecomunicações

Você já pensou em aprofundar seus conhecimentos em TI (Tecnologia da Informação) com um curso de telecomunicações? A ...
8 min de leitura

Por que o curso de rede de computadores EAD fará você se destacar

Já pensou em cursar algo que permite uma atuação técnica ligada à tecnologia? Então, conheça o curso de Rede de ...
16 min de leitura

Engenharia de produção: salário, mercado de trabalho e carreira

Você sabe qual o salário da engenharia de produção?
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos