Tech Lead: o que faz, salário e cursos

Postado em 27 de jul de 2022
Loading...

Hoje em dia, existe uma alta demanda por profissionais de diferentes tecnologias no mercado brasileiro.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda chegará a quase 800 mil profissionais até o ano de 2025.

Entre as profissões mais requisitadas para atender a essa necessidade está o Tech Lead.

Neste texto você vai conferir o que ele faz, em que posições ele pode atuar, qual a média salarial da profissão e como fazer para se tornar um.

Acompanhe:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é um Tech Lead?

O Tech Lead — líder de tecnologia em português — assume uma posição de desenvolvimento dentro de uma equipe.

Esse profissional tem a função de fazer o gerenciamento e toda a condução da parte técnica de um projeto. É ele quem define as tecnologias que serão utilizadas, assim como a arquitetura do produto.

Também é ele o principal responsável por prever, identificar e até corrigir erros. Esse profissional tem um papel ainda mais importante do que lidar com as tecnologias.

Ele precisa lidar com as pessoas em primeiro lugar.

Isso porque é ele quem promove o alinhamento entre os integrantes da equipe e garante o respeito à autonomia de cada um dos colaboradores.

Por esse motivo, é essencial que ele saiba ser um bom gestor de pessoal.

A principal função do Tech Lead é unificar a maneira em que o produto é desenvolvido — evitando que cada membro do time faça as coisas como bem entender.

Assim, é possível garantir que tanto os métodos quanto a tecnologia utilizada sejam os mesmos ou ao menos que sejam completamente compatíveis.

Na verdade, ele mais orienta do que executa o projeto.

Ele ajuda com o que for possível, tira as dúvidas dos colegas de equipe e faz a ponte com os outros líderes da empresa e com os outros departamentos na ausência de um Product Owner.

Geralmente, quem assume o papel de um Tech Lead em uma equipe é um engenheiro de software mais experiente.

Toda a experiência desse profissional não é somente útil para lidar com as questões mais técnicas, mas também é utilizada para auxiliar e gerenciar o time.

🔵Leia também: Veja como está o mercado de TI e como se preparar para ele

Quanto ganha um Tech Lead?

Por ter um papel essencial — e determinante — para o sucesso de qualquer projeto de tecnologia, o Tech Lead costuma ser muito valorizado no mercado de trabalho.

O salário pode variar de acordo com a experiência e as certificações do profissional, mas segundo o Glassdoor, a média salarial dessa profissão no Brasil é de R$ 12 mil.

A nível de comparação, o salário médio de um desenvolvedor no Brasil, também de acordo com o Glassdoor, é de R$ 4.300.

Ou seja, um Tech Lead recebe quase três vezes mais.

A boa notícia é que um desenvolvedor que se sente confortável para trabalhar com diferentes profissionais da área de TI é um forte candidato para o cargo de líder de tecnologia.

É importante lembrar que nessa profissão também existe a possibilidade de trabalhar como freelancer. Assim, os valores são fechados por projeto e não por um salário fixo por mês.

Tanto nas contratações PJ quanto nas de carteira assinada, muitas vagas apresentam valores a combinar, mas outras tantas são muito mais diretas em relação a quanto a empresa está disposta a pagar pelo profissional.

🔵Leia também: Cursos de pós-graduação em TI que vão alavancar sua carreira

As habilidades necessárias para ser um bom Tech Lead

O profissional que atua como Tech Lead precisará tomar diversas decisões técnicas durante o seu dia a dia no trabalho.

Por isso, é necessário ter grande conhecimento em linguagens de programação — de preferência que sejam back-end e front-end.

Outras habilidades, como Python, C++ e Java, assim como revisões e otimização de códigos e script de shell são ferramentas que esses líderes em tecnologia precisam saber dominar.

Por ter como uma das principais funções a de líder de equipe, boas habilidades de liderança e de comunicação são muito valorizadas nesses profissionais.

Isso porque grande parte do trabalho deles é transmitir as expectativas da gestão para os seus desenvolvedores com motivação e de uma maneira muito clara.

Outro ponto importante é fazer com que a sua liderança seja realizada de acordo com os valores da empresa.

Ao liderar a equipe de tecnologia de acordo com que a companhia acredita, esse líder oferece aos seus liderados todos os princípios operacionais mais básicos que precisam ser seguidos em todas as ações do time.

Como o objetivo é alinhar a equipe para que todos os seus participantes caminhem na mesma direção, a primeira — e mais importante — missão de um Tech Lead é a de se certificar de que todos entendam o que move a empresa.

Isso evitará diversos problemas, como o desalinhamento entre a equipe de TI e o planejamento estratégico da instituição.

🔵Leia também: Como se tornar um hacker do bem, profissão em alta nos próximos anos

Cursos para trabalhar como Tech Lead

Se interessou pela carreira de Tech Lead e quer saber como se tornar um?

A informação primordial que você precisa ter nesse momento é a de que não existe uma única fórmula para se tornar um desses profissionais.

Essa é uma posição exigente. Além de experiência na área de tecnologia, é preciso desenvolver algumas soft skills para ajudar no papel de liderança.

Entre essas habilidades necessárias, é preciso:

  • ter excelente habilidade de comunicação para fazer a ponte entre a gestão e a equipe de trabalho;
  • ter uma atitude de líder — para inspirar a todos os outros membros do time;
  • cumprir todos os prazos e entregar resultados em tempo hábil;
  • ter habilidades de negociação para negociar o escopo, os custos ou os até mesmo os prazos com base em análises prévias de dados;
  • gerenciar expectativas e as metas da equipe;
  • ter humildade o suficiente para admitir erros — e ao mesmo tempo ser justo e firme quando eles acontecerem;
  • ser adaptável e flexível às mudanças e às configurações variadas de trabalho.

Como escolher uma faculdade EAD

Outro ponto fundamental para se tornar um líder de tecnologia é estudar — e muito!

Como a área tecnológica avança cada vez mais rápido, os estudos são uma das melhores maneiras de entrar de cabeça nessa área e se manter atualizado para não se tornar um profissional obsoleto.

Como é uma área bastante ampla, existem diversas possibilidades de cursos de graduação — presenciais ou EAD — que você pode fazer para trabalhar com liderança de tecnologia.

Entre eles, algumas das opções mais interessantes são:

Como você pôde perceber, o Tech Lead pode ser considerado como um profissional extremamente requisitado não somente em um futuro a curto prazo, mas já no presente — visto que muitas empresas necessitam desse tipo de colaborador.

Por esse motivo, caso queira investir nessa profissão, aproveite para se qualificar para conseguir uma boa posição!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!