Trabalhar sob pressão: descubra técnicas que vão te ajudar

Postado em 30 de mar de 2022
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Trabalhar sob pressão é inevitável para quem está no mercado de trabalho hoje em dia.

Os recursos são escassos, os clientes exigem resultados e os prazos podem ser bastante curtos. Estes são desafios presentes no mundo competitivo e dinâmico do trabalho.

E embora não exista uma maneira de eliminar completamente estes fatores, existem maneiras de agirmos, como indivíduos, para adequar nossa performance e trabalhar melhor sob pressão.

Neste artigo, vamos conversar sobre o que significa trabalhar sob pressão, como você pode transformar sua relação com essa situação e por que você deveria se preocupar com isso.

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Mas o que seria “trabalhar sob pressão”?

A maneira mais simples de descrever o que significa trabalhar sob pressão é: realizar suas tarefas no tempo adequado e com qualidade sem se abalar com acontecimentos externos.

É importante deixarmos claro nesse momento que trabalhar sob pressão nem sempre significa que você tem uma lista interminável de tarefas e um chefe pressionando você.

Às vezes, a pressão pode vir de outros lugares, como a expectativa que você coloca em você mesmo, os tempos sem precedentes que vivemos, o malabarismo entre vida pessoal e vida profissional ou condições de trabalho não ideais.

Não é fácil lidar com essas pressões no momento de se concentrar para trabalhar, porém vivemos em um mercado que está acostumado com essas condições.

O mercado de trabalho atual é exigente, dinâmico e competitivo. E isso acaba gerando uma pressão maior sobre os resultados obtidos pelo colaborador em uma tarefa. O que, por sua vez, pode resultar na pressão sentida por este colaborador.

Mas, como dissemos na introdução deste artigo, existem maneira de contornar a pressão.

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5 técnicas que vão te ajudar a trabalhar sob pressão

Podemos citar dois tipos de comportamento quando falamos sobre trabalhar sob pressão.

Existe uma parte das pessoas que reage à pressão com negatividade. Esse grupo costuma focar em como aquilo pode levar ao fracasso e em como eles não vão conseguir entregar suas tarefas.

Enquanto isso, existe outra parte que foca em sua performance pessoal, estando presente no momento e observando como realizam suas atividades sob pressão.

A principal desvantagem do primeiro grupo é que o pensamento negativo acaba modificando a maneira de ver a lista de tarefas, o que traz um impacto também negativo na performance.

Mas quando o grupo foca no que está realizando no momento, o resultado acaba sendo outro.

A pessoa aprende mais sobre si própria e como trabalha, especialmente se realiza suas tarefas no automático na maior parte do tempo. Por isso, acredita-se que o cérebro pode ser treinado para agir mais como o segundo grupo de pessoas do que como o primeiro.

Ou seja, é possível focar mais na sua própria performance do que na noção de que vai falhar.

Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com 5 técnicas que podem ajudar você a treinar seu cérebro para lidar melhor com o trabalho sob pressão.

1. Utilize o Modelo de Eisenhower para dar prioridade

Se você tem uma lista com diversas tarefas para fazer e começou a se sentir pressionado só de olhar para o montante, fique calmo e siga o Modelo Eisenhower.

Este modelo é uma matriz que classifica tarefas da mais urgente e importante a menos urgente e importante, ajudando você a definir prioridades. Para utilizar o modelo, você deve primeiro classificar suas tarefas entre:

  1. Urgentes
  2. Importantes, mas não urgentes
  3. Urgentes, mas não importantes
  4. Nem urgentes, nem importantes

Depois, tendo suas tarefas classificadas, fica mais fácil saber por onde começar. Obviamente, comece pelas urgentes, passe para as importantes, mas não urgentes e depois, para as urgentes, mas não importantes.

Se sobrar tempo, faça aquelas que não são nem urgentes e nem importantes.

2. Divida cada tarefa em partes menores

Às vezes, uma tarefa pode parecer enorme e demorada de concluir, o que pode acabar trazendo a sensação de que ela será mais difícil.

Automaticamente, isso pode fazer com que você desanime e se sinta pressionado. Por isso, quando você se deparar com essa situação, quebre a grande tarefa em partes menores.

Além de ter tarefas menores para cumprir, o que traz um pouco mais de motivação, você vai ter a sensação de que está evoluindo mais rápido, o que é um ótimo incentivador.

3. Reveja o seu processo de trabalho

Algo importante de se fazer nesse momento é olhar para a maneira com que você trabalha.

Reveja o seu processo, as técnicas que você utiliza, a maneira como realiza as coisas e se existe espaço para melhoria em algum momento. Pode ser que você encontre uma oportunidade de melhorar seu processo e deixar a pressão menor.

4. Foque no presente

Algo que pode ajudar a diminuir a pressão de uma grande lista de tarefas é focar no presente.

Isso no sentido de que você não precisa fazer uma lista enorme com tudo o que tem para fazer pelas próximas horas e dias, mas pode, por exemplo, focar nas próximas três tarefas.

Isso ajuda a diminuir a pressão de dar conta de tudo no mesmo dia.

5. Evite a procrastinação

Além de ter as suas tarefas organizadas, o ideal é que você não procrastine.

A procrastinação é um hábito que pode ser quebrado e o primeiro passo é tentar entender o motivo de você estar procrastinando. Entender o motivo ajuda a passar por esse obstáculo.

Além disso, existem algumas ferramentas de gestão de tempo que podem ajudar, como o Método Pomodoro, por exemplo.

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Trabalhar sob pressão é uma das soft skills mais procuradas pelas empresas

Soft skills são habilidades comportamentais e sociais necessárias para que um profissional interaja com sucesso dentro de uma equipe.

Elas são a capacidade de um indivíduo lidar com fatores emocionais de forma positiva. E uma das maiores soft skills esperadas pelas empresas nos dias de hoje é trabalhar sob pressão.

As soft skills afetam diretamente os relacionamentos no ambiente de trabalho e a produtividade dos times, então ter um profissional que sabe lidar com a pressão é essencial para uma equipe.

E se você acredita que ainda não tem o que é preciso para dizer que trabalhar sob pressão é uma soft skill que você possui, saiba que é possível desenvolvê-la com dedicação e aprendizado.

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.