Como treinar redação para Enem e vestibular? Sites, apps e dicas

Postado em 19 de ago de 2020
Loading...

Você vai prestar vestibular ou Enem e não sabe como treinar redação? A redação é uma das maiores preocupações de todo estudante que busca um bom desempenho, seja nas provas de vestibular ou Enem. Isso porque são muitos fatores envolvidos na escrita, que vão desde a ortografia até a articulação de conhecimentos das diversas áreas das Humanidades.

Fazer uma boa redação é fundamental para garantir uma vaga, já que ela pode representar boa parte da nota final em alguns vestibulares. Por isso, separamos algumas dicas para treinar redação aí na sua casa, e te ajudar nesse processo que não tem segredo!

Um dos maiores obstáculos das pessoas que estudam em casa para o vestibular, está em como treinar redação pois não encontram um corretor para ajudar nesse processo. O corretor é fundamental pois o aluno estudando sozinho, não consegue enxergar suas próprias dificuldades.

Nessas horas, um bom corretor significa ter alguém para guiar o caminho até a redação perfeita, permitindo que o aluno consiga ir mais longe, focando seus esforços naquilo que é mais necessário. Mas o que muita gente não sabe é que estudar em casa não é sinônimo de estudar sozinho.

Hoje em dia já existem várias alternativas que podem te ajudar nessa missão, desde sites específicos que oferecem serviços de correção, até aplicativos que te ajudam na hora do estudo, propondo temas ou fornecendo citações. Confira nossas indicações:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Sites para treinar redação

Confira 3 sites para treinar redação para o Enem:

Glau

A Glau é uma plataforma online que oferece correção de redação gratuita para estudantes. Esse site realiza a correção imediata da sua redação, identificando possíveis erros gramaticais e desvios de tema por meio de um serviço de inteligência artificial.

Além disso, a ferramenta fornece sugestões para melhorar o texto, de acordo com as competências exigidas pelo Enem e a norma culta da língua portuguesa.

A Glau permite que o estudante envie quantas redações desejar para correção, sem limites de horário e sem nenhum custo. O site também mostra estatísticas e gráficos com a evolução do aluno à medida que novos textos são adicionados.

Confira um passo a passo de como usar a Glau.

EscreverOnline

A EscreverOnline é uma plataforma voltada totalmente para as habilidades de escrita com o foco no Enem e outros vestibulares nacionais. Lá os estudantes encontram dois tipos de assinatura, cada uma com uma proposta diferente.

A parte gratuita permite que você tenha acesso às aulas semanais disponibilizadas pela plataforma. Elas são compostas por uma videoaula e material em PDF, que contam também com propostas regulares de produção de texto. Na versão gratuita as redações são corrigidas de forma colaborativa entre os usuários da plataforma, permitindo que os estudantes atuem também como corretores.

Já a versão paga do site se divide em duas assinaturas diferentes e permite que os estudantes enviem de quatro até oito redações por mês. As redações são corrigidas por professores especializados com experiência em correção de bancas do Enem e outros vestibulares. Além de total acesso a todo o material feito para a plataforma e a possibilidade de tirar dúvidas de como treinar redação com um suporte especial.

Redação Online

No Redação Online você não precisa de nenhuma assinatura. A correção aqui funciona por meio de créditos e você compra a quantidade que achar necessária, cada crédito dá o direito a submeter uma redação para a correção, que geralmente é feita em até 3 dias úteis.

São vários planos diferentes, e a compra mínima é de 5 correções, os valores variam de acordo com o pacote que pode até mesmo incluir videoaulas específicas e chat para que o estudante tire suas dúvidas.

A plataforma se orgulha de possuir um processo de correção humanizada e garante ajudar o estudante a treinar redação e atingir resultados de melhora de até 400 pontos no Enem.

🔵Leia também: Como é a correção da redação do Enem? E quem são os corretores?

Apps para treinar redação

E como hoje em dia nosso amigo inseparável é o celular, não podemos deixar de fora os Apps que também podem te ajudar a como treinar redação!

Redação Nota 1000

Atualmente o Redação Nota 1000 é um dos Apps mais bem avaliados pelos usuários. Como treinar redação é o foco do App, ele conta com várias propostas de redação e o seu grande diferencial é proporcionar a correção de forma gratuita aos seus usuários.

Prepara Enem

O Prepara Enem é um App completo que contém simulados, questões, resumos e muito mais. Para treinar redação o App disponibiliza uma lista de temas anteriores, redações que tiraram a nota máxima, dicas, explicações sobre as cinco competências avaliadas na redação, entre outras funcionalidades.

Hora da Redação

O Hora da Redação é o App que leva o mesmo nome do curso criado há 15 anos pelo professor Raphael Haussman. O app utiliza uma metodologia diferenciada, contando com materiais semanais, podcasts, vídeo aulas e muito conteúdo.

Quando cadastrado, o estudante pode usufruir de todas as ferramentas gratuitamente, por sete dias. Após esse período é necessário uma assinatura e as correções são adquiridas pelo aplicativo.

Citação Redação

O Citação Redação faz jus ao nome e é completamente gratuito. Nesse aplicativo você encontra citações de diversas áreas diferentes que vão te ajudar a treinar redação. Saber usar uma citação de forma coerente e com relevância ao tema é fundamental para uma boa nota na redação.

Por isso é legal usar o app sempre que precisar de uma ajuda para conseguir pensar sobre algum tema quando estiver com dificuldades de desenvolvê-lo.

Como escolher uma faculdade EAD

5 dicas para fazer uma redação excelente

Mesmo temida por muitos, a redação é sem dúvida uma das peças mais importantes do Enem e dos vestibulares. É nela que o aluno demonstra suas capacidades argumentativas e pode ser primordial para fazer com que o candidato garanta sua vaga.

São vários os fatores que colaboram para uma boa redação, e se você pensa que basta mandar bem de Língua Portuguesa, você precisa rever alguns conceitos. Vamos te dar algumas dicas de como treinar redação do jeito certo.

1. Mantenha-se informado de temas atuais

Parte importante da redação é justamente testar o seu conhecimento do mundo. Mais precisamente, no Enem, a competência de número cinco pede que o estudante elabore uma solução para o problema abordado. Lembrando que o exame também pede para o candidato nunca desrespeitar os direitos humanos.

Essa competência só pode ser alcançada se o estudante estiver atento aos acontecimentos atuais, incluindo grandes assuntos de repercussão nacional e internacional.

Mantenha-se informado das notícias e busque acima de tudo, fontes confiáveis e de preferência, que também sejam variáveis, já que não adianta ler somente uma fonte de uma determinada notícia. Checar a procedência e veracidade das informações é indispensável, ainda mais com a crescente divulgação de fake news.

2. Pratique a redação como se estivesse na prova

O estudante precisa ter em mente que a redação é mais do que só um texto. Ela é o reflexo de como se orienta as ideias do candidato e de como essas ideias são articuladas. Isso quer dizer de forma bem simples, que a redação traduz o pensamento de quem a escreve.

Então se a redação é a tradução do pensamento, é necessário que na hora da prova, o estudante esteja calmo. Preparar o psicológico para lidar com a pressão da prova, também é importante. É muito comum ouvir relatos de alunos que por nervosismo se atrapalham com o tempo na prova e acabam cometendo deslizes.

Então como treinar redação em casa e mesmo assim conseguir se preparar para o ambiente da prova? Você pode se preparar para ambiente da prova, simulando um dia de vestibular. Isso pode ser feito ao se eliminar distrações e controlando algumas variáveis.

Geralmente, o aluno possui um tempo pré-determinado para fazer a prova, então coloque algum alarme ou peça para alguém controlar o tempo para você.

Assim como em uma prova, o celular deve ser mantido fora de alcance e de preferência desligado. Se você mora com a família, peça para ninguém te atrapalhar durante o tempo estipulado. Faça sua redação em silêncio, já que na prova a comunicação com outros candidatos não é permitida.

Não se esqueça de usar o rascunho. Muitos estudantes acham que o rascunho é perda de tempo, mas lembre-se que rasuras na folha da prova fazem você perder pontos. Mas nem só para evitar erros ortográficos é feito o rascunho. Uma vez desenvolvida a argumentação, você pode ler o que escreveu e se desejar, fazer alterações na estrutura da redação antes de passar tudo a limpo.

Use apenas papel e caneta. No fim das contas a redação vai ser feita à mão e você precisa se garantir. Não tem como treinar redação se você realmente não simular o ambiente da prova. Isso é importante para você se sentir mais confortável na hora do vestibular. Nada de usar lápis para fazer a versão final e muito menos corretores ortográficos.

3. Aprenda sobre cada parte da redação

Se você pensar a redação como um grande bloco de texto, fica difícil articular seus conhecimentos e conseguir transmitir seus pensamentos de maneira fluida. Isso porque na realidade um texto é composto de pequenas partes.

Tudo tem começo, meio e fim e com a redação não é diferente! Existe a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. E como todo texto de base argumentativa, todo o texto gira em torno da defesa do ponto de vista do autor.

Na introdução, é necessário que o autor especifique qual o ponto de vista defendido, ou seja, qual é a sua tese. Mas, você não pode já na introdução, entregar todas as respostas que serão desenvolvidas no seu texto.

Esse é o papel do desenvolvimento. Ele geralmente ocupa do segundo até o penúltimo parágrafo, ou seja, ele é tudo aquilo que não é introdução e nem a conclusão. Simples, não é?!

No desenvolvimento, você defende o seu ponto de vista, buscando a melhor argumentação possível. Nessa parte do texto, citações de pensadores e autoridades, conferem mais credibilidade para a sua tese e demonstram conhecimento interdisciplinar.

Já na conclusão, você precisa conseguir amarrar bem tudo o que foi sendo dito ao longo do texto. Não se esqueça de que se alguma pergunta foi levantada, ela precisa ser respondida por você e não pode ficar em aberto.

Pode parecer óbvio, mas saber concluir o texto, significa que você consegue concluir o raciocínio desenvolvido no texto, e isso é basicamente demonstrar que você é capaz de estabelecer um pensamento crítico.

4. Estude língua portuguesa

É importante desfazer o mito de que estudar Língua Portuguesa é só estudar gramática! O domínio da linguagem tem sim a ver com o uso da norma culta e a ortografia é cobrada em todas as provas.

Mas além disso, a capacidade de interpretação textual, assim como sua habilidade de articular a linguagem de forma coerente, além de outros fatores, fazem parte do essencial para uma boa redação. Veja que essas habilidades não têm nada a ver com conhecimentos gramaticais.

Com toda a certeza o domínio sobre a gramática faz toda a diferença na hora da correção, mas só isso não garante boas notas. Como dissemos anteriormente, o começo, meio e fim da redação, pode ser traduzido por coesão textual, que não depende só da gramática. A coesão do texto é garantida por um fator “simples”: sua tese, ou seja, sua ideia, precisa fazer sentido.

De nada adianta saber usar crase e mesóclise se você não conseguir convencer ninguém com o seu argumento. E a argumentação está ligada entre outras coisas à retórica, outra área da Língua Portuguesa. Percebe?

Outro fator importante, que não deve ser esquecido, é o da interpretação de texto. Sem isso você não consegue nem entender qual a proposta da redação, quem dirá como treinar a redação! E essa habilidade se desenvolve a partir de leituras e reflexão.

5. Leia!

Fica muito difícil conseguir escrever bons textos se você não tem o costume de ler. E não significa que você precisa conhecer grandes obras literárias ou passar horas do seu dia dedicando-se a isto. Mas é importante manter bons hábitos de leitura.

É através da leitura que você percebe como são as estruturas de um texto, que você consegue enriquecer o seu vocabulário, expandir o seu conhecimento sobre qualquer área do saber, se informar, se divertir....as possibilidades são inúmeras. E como treinar redação se você não possui familiaridade com textos? Um bom escritor é antes de tudo um bom leitor.

🔵Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado


Viu só como treinar redação não tem segredo? A tarefa pode parecer assustadora, mas lembre-se que o aprendizado de qualquer coisa é um processo demorado e envolve muita paciência e determinação. O importante é manter-se firme no propósito que se quer alcançar.

Esperamos que com essas dicas, você consiga treinar a redação e melhorar seu desempenho para alcançar melhores notas nas provas do Enem ou vestibular que for prestar.

E por falar em nota, confira agora como calcular a sua nota do Enem com nosso Guia prático. 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!