logo-web-unifsa-ead

4 textos prontos para enviar currículo por e-mail

Compartilhe!

A situação é a seguinte: seu currículo está pronto, editado de maneira objetiva e com informações atualizadas. Agora, só resta escrever um e-mail para enviá-lo aos recrutadores.

Mas o que escrever? Se essa é a sua dificuldade neste momento, não precisa se preocupar.

Trouxemos neste artigo 4 textos prontos para enviar currículo por e-mail que vão ajudar você a causar uma boa impressão e aumentar suas chances de passar de fase.

4 textos prontos para enviar currículo por e-mail

A seguir, confira quatro textos prontos para enviar currículo por e-mail.

Esses textos são sugestões de apresentações para você colar no corpo do e-mail quando for enviar um currículo para uma vaga de emprego. Lembre-se de sempre editar esses modelos de acordo com as suas necessidades e perfil da empresa!

1. Texto para profissionais sem experiência

Mesmo que você não tenha experiência na área, ou não tenha nenhuma experiência de trabalho, é possível enviar um currículo por e-mail sendo simpático e profissional.

A ideia é que você utilize suas habilidades e aprendizados para a candidatura, caprichando na seção de formação acadêmica e certificações. Você pode se basear no modelo abaixo:

Caro(a) Gerente de Recrutamento,

Meu nome é [insira seu nome] e estou em busca de uma oportunidade profissional na área de [departamento do seu interesse].

Acabo de me formar em [insira o nome do seu curso] e já tive experiências de estágio e trabalho voluntário que complementaram os conhecimentos adquiridos no curso. Por esse motivo, me sinto pronto(a) para vivenciar a realidade dessa profissão em uma empresa como a [insira o nome da empresa].

Peço a gentileza de avaliar meu currículo, em anexo, e me coloco à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

[insira seu nome e sobrenome]

[seu número de telefone, e-mail e perfil no LinkedIn — se desejar].

2. Texto para profissionais com experiência

Quando já se tem experiência profissional, é importante editar seu currículo para dar destaque às atividades realizadas que mais tenham a ver com a vaga específica.

No e-mail de envio, você pode utilizar o modelo abaixo:

Prezado(a) gestor(a) de Recursos Humanos,

Venho por este meio me candidatar à vaga de [insira o nome da vaga em questão] publicada em [informe o site onde encontrou a vaga].

Segue em anexo o meu currículo, assim como uma carta de apresentação para a sua apreciação. Me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

[seu nome]

[seus contatos de telefone, e-mail e LinkedIn]

3. Texto formal para profissionais com experiência direcionado para um recrutador específico

Caso você esteja enviando o seu currículo para um recrutador específico ou para um contato que tenha dentro da empresa desejada, pode utilizar o modelo abaixo:

Prezado(a) [insira o nome da pessoa responsável],

Encaminho meu currículo a você, pois tenho interesse na oportunidade em aberto para o cargo de [insira o nome do cargo] na [insira o nome da empresa].

Sou [nome da sua profissão], tenho especialização em [insira a sua maior qualificação acadêmica] e experiência de (X) anos no segmento de [sua área de atuação], além de contar com [cite os requisitos mais importantes que foram mencionados no assunto da vaga].

Por minha identificação com a [nome da empresa] em [cite um exemplo da missão ou dos valores da companhia], pretendo contribuir com [mencione um dos seus pontos fortes mais relevantes para a vaga] para que a equipe do [insira o nome do departamento] possa não somente alcançar, mas superar as metas.

Agradeço a sua atenção,

[insira seu nome e sobrenome]

[profissão]

[seus contatos de telefone, e-mail e LinkedIn]

4. Texto informal para profissionais com experiência direcionado para um recrutador específico

Por fim, também existe a possibilidade de enviar o seu currículo para um recrutador específico ou contato dentro da empresa desejada com um tom mais informal.

Você pode usar o seguinte modelo:

Olá, [insira o nome da pessoa responsável pela seleção]

Envio nesse e-mail o meu currículo para me candidatar à vaga [insira o nome da vaga] na sua empresa.

Trabalhei por (X) anos no segmento de [insira o nome do segmento], tenho especialização em [insira as suas especializações], falo [liste os idiomas que você fala e o nível de cada um] e [inclua aqui todos os requisitos da vaga que você cumpre].

Tenho muito interesse em trabalhar na [nome da empresa] porque [apresente um ou dois motivos breves e sinceros pelo qual deseja trabalhar na empresa depois de pesquisar sobre ela].

Muito obrigado pela oportunidade,

[seu nome]

[seus contatos de telefone, e-mail e LinkedIn]

Qual o melhor formato para enviar o meu currículo?
Uma das maiores dúvidas dos candidatos a uma vaga de emprego é em relação ao formato do documento do currículo. É melhor enviar em PDF ou no Word — o .doc?
Antes de qualquer resposta definitiva, você precisa entender que existem vantagens e desvantagens nos dois formatos, mas, mesmo assim, o PDF ainda é a melhor escolha.
Muitos profissionais especializados em carreira afirmam que nele o texto fica melhor formatado e não pode ser editado — o que o torna muito mais confiável.
Já no formato do Word, qualquer pessoa que tenha acesso ao documento pode fazer alterações indevidas ou até copiar as informações do currículo — como seus dados pessoais. No caso do PDF, você não correrá esse risco.
Mais um ponto positivo do PDF é a sua visualização, que pode ser feita diretamente por e-mail. Isso pode facilitar o processo de seleção por parte dos recrutadores.
Então, caso não tenha sido especificado um formato, opte pelo PDF.

Meu e-mail não teve resposta. Devo entrar em contato com o recrutador?
Um ponto importante que você precisa ter em mente depois de ter enviado o seu currículo é que você não tem controle nenhum sobre o processo seletivo em si.
Por isso, qualquer tipo de abordagem aos recrutadores pode demonstrar impaciência, ansiedade e até mesmo desrespeito com o tempo do processo e dos profissionais envolvidos na seleção.
Muitas vezes, pode acontecer do seu e-mail passar despercebido pelo recrutador, ou até mesmo ir parar na caixa de spam. Por esse motivo, se você não recebeu uma resposta sobre o seu contato, não desanime!
Uma dica de como você pode agir nessa situação é adicionar um lembrete na sua agenda — para uma semana depois do envio do currículo, aproximadamente — e enviar um novo e-mail para confirmar se os seus dados foram recebidos.
Você também pode aproveitar a oportunidade e checar se a vaga ainda se encontra disponível.
Se mesmo depois disso você não obter uma resposta, talvez você tenha entrado em contato pelo canal de comunicação errado. O que você pode fazer é verificar no site da empresa em questão se existe uma área específica para o envio de currículos.
E então, o que você achou dessas dicas? Conte nos comentários!
Veja também
regras-ABNT-como-formatar-trabalhos-academicos-dicas

Av. Valter Alencar 665 – São Pedro -Teresina – PI - © 2024 UNIFSA. Todos os direitos reservados.

QUERO SER ALUNO

JÁ SOU ALUNO